Gato

5 truques cat friendly de como dar remédio para gato: especialista em psiquiatria felina ensina o manejo correto

Publicado - 19 Setembro 2024 - 17h10

Atualizado - 19 Setembro 2024 - 17h11

Médica Veterinária Julyenne Frasnelli

Julyenne Frasnelli / Médica Veterinária Comportamentalista e Psiquiatra Clínica

CRMV-SP: 49081

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil e pós-graduada em Medicina Felina. Cat friendly veterinary pela AAFP, comportamento felino avançado pela ISFM, mestre pela PPGCFAU UFSCAR e formação e mentoria em Psiquiatria.

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Será que você sabe como dar remédio para gato do jeito certo? Embora existam muitas dicas na internet de como fazer isso, poucas realmente são eficazes e usam técnicas “amigáveis” para os bichanos.

É importante levar em consideração o bem-estar animal nessas horas, e por isso saber fazer o manejo correto faz toda a diferença. Para explicar como dar remédio para gatos sem grandes dificuldades e de um jeito ‘cat friendly’, nós conversamos com a médica veterinária Julyenne Frasnelli (@julyenne.fel), que é comportamentalista e especialista em gatos. Veja o que ela nos disse!

Como dar remédio para gato?

A administração de medicamentos em felinos gera muitas dúvidas. Um exemplo é quando falamos do remédio de verme para gato: quando dar, quantas doses são e de quanto em quanto tempo administrar são algumas das principais questões que assombram os pais de pet.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas você já se perguntou como dar remédio para gato? Essa é uma outra questão super importante para não deixar o gato estressado e nem com ‘rancor’ do dono. Para entender como fazer isso do jeito certo, siga as dicas da dra. Julyenne abaixo!

1) Para saber como dar remédio para gato, crie sempre um ambiente lúdico

De acordo com a médica veterinária, uma das principais dicas é fazer com que o momento de dar medicamento para os gatos seja feito de forma lúdica, como se fosse uma brincadeira. Esse momento mais ‘descontraído’ ajuda a deixar o gatinho mais relaxado.

“Pega tudo junto: potinho do remédio, brinquedinho, petisco e deixa no chão. Interage com o gato para que ele se aproxime naturalmente de você. Se quiser melhorar ainda mais pode colocar para tocar uma música para gatos com o celular bem baixinho”, orienta a especialista. Tudo isso vai ajudar o animal a assimilar esse momento do remédio com algo positivo.

2) Use pastinhas ou sachês para facilitar a deglutição do medicamento

“O esôfago do gato é naturalmente mais seco do que o nosso. É bom sempre passar a cápsula em alguma coisa que escorregue para ela não ficar presa na garganta e descer mais fácil. Tem alguns medicamentos que, inclusive, se ficar preso causa necrose do esôfago ”, explica Julyenne.

Então como dar remédio para gato e ter certeza de que ele vai engolir? Uma dica, segundo a veterinária, é usar petiscos úmidos que ajudam na deglutição dos fármacos, como um sachê para gatos. “Depois de interagir um pouquinho com o gato, o tutor vai pegar o remédio, segurar na mão usando o indicador e o polegar em forma de pinça, passar esse remédio em um petisco úmido, por exemplo, para deslizar mais fácil e colocar o comprimido na garganta para garantir que o gato engoliu os remédios”, indica.

Vale lembrar que a outra mão deve servir de apoio para a cabeça do gato não ir para trás. Não é recomendado segurar o gato pelo cangote nessas horas - até porque isso, inclusive, é considerado maus-tratos.

tutor dando remédio para gato
Saber como dar remédio para gatos faz toda a diferença nos cuidado com o pet

3) Evite dar remédio para gato sempre nos mesmos cômodos

Conforme Julyenne destaca, o principal objetivo é nunca deixar o animal perceber o momento que você vai dar medicamento, ou isso pode deixar o gato estressado. Por isso, uma dica importantíssima é sempre rotacionar o ambiente e nunca dar remédio para gato no mesmo cômodo.

O gato observa a gente silenciosamente e começa a perceber quando o tutor cria um hábito de dar o remédio sempre no mesmo lugar, abrindo a mesma gaveta e fazendo as mesmas coisas. “Então cada vez que for dar o remédio, é bom ir em um cômodo diferente, além de tornar lúdico. A ideia é não deixar o gato perceber que aquilo vai acontecer”, sugere.

4) Aposte em associações positivas para deixar o gato feliz

Além de ajudar o medicamento a não ficar parado no esôfago, dar petiscos para gato funciona como uma recompensa positiva e é uma ótima estratégia para administrar fármacos. O tutor, na verdade, sempre deve pensar no antes, durante e depois, e buscar maneiras de deixar o gato feliz, mesmo que a situação não seja tão agradável para ele.

“Tem que ter na cabeça que não é só pegar o gato, dar o medicamento e sair correndo, porque ele quebra vínculo com facilidade. É bom ser assim: encontrou o gato, brinca com ele, senta no chão, faz de conta que você está só brincando, dá um petisco, vai lá e dá o remédio, e logo depois já dá alguma coisa muito gostosa pra comer.”

Embora os petiscos façam mais sucesso, o tutor também pode encontrar outras coisas que satisfaçam o bichano. É o que sugere a dra. Julyenne: “Existem aqueles gatos que não gostam muito de quase nada. Então tem que descobrir do que o gato gosta - escovação, carinho - e sempre associar a hora de dar o medicamento com algo agradável pra eu equilibrar a balança.”

5) Prefira medicamentos comprimidos, ao invés de líquidos

Se você está se perguntando como dar remédio líquido para gato, a resposta é: evite! Sempre que possível, prefira cápsula e comprimidos ao invés de medicamentos líquidos. “Os remédios líquidos, por mais que a gente não coloque sabor, sempre têm gosto e normalmente é um gosto amargo”, alerta a especialista.

Como todo mundo sabe, o paladar felino é bastante exigente e criterioso, então qualquer gostinho ruim realmente pode incomodar esses animais. Por isso, a dica da profissional é a seguinte: “Todos os medicamentos ou eu peço em cápsulas manipulados ou quando não existe a possibilidade eu compro e mando o remanipular em cápsula, porque a cápsula não tem gosto e desce muito fácil quando a gente passa nas pastinha.”

 

 

Por que é tão importante saber como dar remédio para gatos de um jeito amigável?

Muita gente não sabe manipular os gatinhos do jeito certo na hora de dar medicamentos, e isso pode prejudicar bastante a relação entre o bichano e seu tutor. Inclusive, algumas atitudes - como imobilizar um gato para dar remédio - podem ser nocivas, fazendo com o que o animal perca a confiança no humano.

“O gato é uma espécie que tem muito medo naturalmente, porque ele é mesopredador. Ele caça, mas também é caçado. Só por isso a gente já sente que o medo é algo constante e familiar para o gato. Devido a isso, ele precisa de interações constantes, positivas com os membros da casa”, conta Julyenne.

 

A especialista ainda revela que para manter uma boa convivência com os felinos, é importante que o animal tenha a sensação de controlabilidade e previsibilidade do ambiente que ele vive. “Isso faz com que o gato fique menos estressado, mais confortável onde ele mora”.

Por causa de todo o medo e da adrenalina exacerbada, a médica veterinária alerta que os gatos têm uma facilidade muito grande em quebrar vínculos. Por isso é tão necessário saber como dar remédio para gato sem prejudicar a relação com o pet.

“Pode ser o ser humano preferido dele, ter um vínculo afetivo muito forte. Mas se começa a precisar medicar o gato e o gato é desconfiado, ele começa a perceber quando o tutor tá chegando perto dele pra querer dar o remédio. Isso se repete no dia seguinte, depois no outro dia. Ele começa a entrar em evitação, e procura ficar mais longe do tutor porque ele somatiza todas as vezes que ele chega perto do tutor, principalmente perto do ambiente que o tutor dá o remédio e pensa: será que vai acontecer de novo?”

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Cachorro

O que acontece quando separa um filhote de cachorro da ninhada e da mãe?

Filhotes de cachorro são criaturinhas incrivelmente fofas que encantam qualquer pessoa! Mas, assim que nascem, esses animais também ...

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Ver todas