Cachorro

Brinquedos para cachorro: veterinária comportamentalista lista 5 motivos para você brincar todos os dias com seu pet

Publicado - 16 Setembro 2024 - 14h28

Atualizado - 16 Setembro 2024 - 16h58

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os brinquedos para cachorro são fundamentais na rotina de todo pet. Apesar de serem feitos basicamente para os cães se divertirem, eles proporcionam muito mais do que isso: além de deixar os cães super felizes, os brinquedos para cachorro oferecem uma série de benefícios para o animal, como gastar energia, fortalecer os vínculos entre tutor e pet e até evitar comportamentos destrutivos. Ou seja, existem vários motivos para você brincar com o cachorro todos os dias, nem que seja um pouquinho.

Para entender quais motivos são esses e te estimular a cair dentro da brincadeira com o pet, o Patas da Casa conversou com a veterinária comportamentalista Renata Bloomfield, que nos contou quais são os 5 benefícios das brincadeiras para cachorro. Vem conferir!

1) A interação durante as brincadeiras para cachorro fortalecem os laços afetivos

Está enganado quem pensa que os brinquedos só servem para deixar o cachorro feliz. Na verdade, um brinquedo para cachorro proporciona muito mais que só diversão. Para Renata Bloomfield, especialista em comportamento canino, essa é uma maneira excelente de melhorar a relação entre cachorro e tutor, porque essa interação entre eles é muito positiva. “ Temos que ter o cachorro para curtir, para brincar e para fazer companhia. Nesse sentido, os brinquedos para cachorro acabam deixando a pessoa mais próxima do animal, e o cachorro acaba pegando confiança com quem está brincando”, ressalta.

Imagem Quiz:Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Isso acontece porque durante as brincadeiras para cachorro, o animal sente que é querido e amado pelo tutor. E se a brincadeira for feita de forma adequada e respeitosa, o animal ganha confiança a ponto de ‘confiar’ o brinquedo favorito dele nas mãos do humano. Isso acaba gerando uma conexão emocional entre cachorro e tutor, pois o animal acaba associando momentos felizes e divertidos quando está ao lado dele.

2) Os brinquedos para cachorro deixam os pets mais relaxados

Você sabia que os brinquedos para cachorro podem deixar os pets mais tranquilos e relaxados? Esse é um excelente motivo para investir nas brincadeiras para cachorro todos os dias, justamente para evitar ansiedade e estresse. Um cachorro brincando gasta a energia acumulada, fica menos entediado e mais tranquilo. Os brinquedos interativos para cachorro são ótimos para proporcionar isso.

De acordo com Renata, as brincadeiras lúdicas cansam o animal, tanto fisicamente quanto mentalmente: “São aquelas em que a gente ensina alguma coisa, proporciona um desgaste físico, mas também um cansaço mental. Por exemplo, quando você joga a bolinha para cachorro, essa é uma brincadeira que você ensina o’ fica’, você ensina o ‘senta’, você ensina ele a lidar com a ansiedade e a controlar os impulsos.” Ou seja, as brincadeiras acabam tornando os pets mais equilibrados e calmos, pois eles aprendem o que esperar durante as interações.

cachorro brincando com mulher
As brincadeiras para cachorro são cheias de benefícios para o pet

3) Os brinquedos para cachorro evitam comportamentos destrutivos

Outro motivo para investir em brinquedos para cachorro é que esses acessórios podem evitar comportamentos destrutivos do animal. De acordo com Renata, um dos motivos para os cachorro destruírem objetos em casa é porque estão entediados. Então ao oferecer um brinquedo para o pet, ele fica mentalmente estimulado e entretido, o que diminui as chances de pegar algo que não deve. Ou seja, os brinquedos para cachorro também direcionam o comportamento do animal.

No entanto, a especialista lembra que a destruição também pode acontecer por outros motivos. Um cachorro filhote, por exemplo, passa pela troca de dente, um processo que causa coceira e incomodo. Como consequência, eles tendem a morder tudo que veem pela frente para aliviar esse desconforto. É por isso que os mordedores para cachorro filhote são brinquedos super indicados para aliviar esse desconforto no animal e evitar a destruição.

4) As brincadeiras para cachorro deixam o pet menos agressivo

Um outro ponto super positivo das brincadeiras com os cães é que elas diminuem as chances do animal expressar comportamentos agressivos. Segundo Renata, isso acontece devido ao gasto de energia que as brincadeiras proporcionam. “Eles conseguem extravasar a energia deles e, de fato, acabam sendo cães mais tranquilos, menos agressivos.”

Além disso, ela ainda fala que as brincadeiras com os pets ensinam sobre limites e como eles devem se comportar na interação, seja com humanos ou outros animais. Eles acabam aprendendo sobre a postura corporal, o que machuca, o que não machuca, o que pode e o que não pode ser feito.

5) As brincadeiras para cachorro fazem bem para a saúde física do animal

Você já deve ter percebido que os brinquedos para cachorro são cheios de benefícios. Eles deixam os cães mais relaxados, mais felizes no dia a dia e e menos ansiosos. Isso evita que o animal desenvolva problemas como a depressão e a agressividade.  Mas quando falamos da saúde física dos cães, será que as brincadeiras também podem ser tão eficazes quanto os exercícios mais intensos, como os passeios?

Renata explica que as brincadeiras não substituem os exercícios físicos, como passear com cachorro, já que não demandam tanto gasto calórico. Para um cachorro obeso, por exemplo, as brincadeiras devem ser combinadas com outras atividades de maior intensidade. No entanto, brincar com cachorro pode proporcionar alguns benefícios para a saúde física do cão, como o fortalecimento da musculatura, melhora na flexibilidade e o desenvolvimento dos ossos e articulações de cachorros filhotes. 

E aí? Já brincou com o seu cachorro hoje? Lembre-se dessas dicas quando bater a preguiça de brincar com seu doguinho!

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas