Adoção animal

6 coisas que a adoção de cachorro pode fazer pela sua saúde física e mental

Publicado - 09 Setembro 2024 - 13h21

Atualizado - 09 Setembro 2024 - 13h21

A adoção de cachorro pode ser bastante benéfica para a saúde dos humanos. E isso não é apenas da boca para fora: pesquisadores buscaram entender melhor os impactos e reais benefícios de ter um cachorro, e descobriram que a companhia de um cãozinho pode melhorar e muito a qualidade de vida dos donos.

Se você ainda não acredita, o Patas da Casa reuniu abaixo 6 coisas que a adoção de cachorro pode fazer por você e pela sua saúde (com respaldos científicos, é claro!). Confira abaixo e se surpreenda!

1) Adoção de cachorro pode diminuir o estresse

Você provavelmente já ouviu falar que ter um cãozinho pode ajudar a amenizar episódios de estresse e ansiedade, né? Pois saiba que isso não é à toa. De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia e de Nova York, a adoção de cachorro pode ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca dos tutores.

Imagem Quiz:Você está preparado para adotar um pet? Faça o teste e descubra!

Você está preparado para adotar um pet? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Para constatar isso, foi observada a reatividade cardiovascular entre 240 casais, sendo que metade deles possuía um animal de estimação. Em seguida, eles foram colocados para realizar tarefas exigentes e estressantes. Como resultado, quem convivia com um bichinho de estimação teve menor reatividade e uma recuperação mais rápida comparada a quem não tinha um pet.

2) Ter um cãozinho também pode melhorar o seu sono

Tem quem pense que dormir com cachorro transmite doenças, mas na verdade essa prática pode oferecer muitos benefícios aos tutores. Se estiver saudável e livre de parasitas, dividir a cama com um bichinho de estimação pode até mesmo melhorar a qualidade do sono dos humanos.

Pelo menos foi isso que um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu. Segundo os pesquisadores, o conforto psicológico causado pelo compartilhamento da cama pode ser um ótimo relaxante muscular e oferece benefícios mútuos para os tutores e os animais.

3) Um dos benefícios de ter um cachorro é a melhora do sistema imunológico

A adoção de cachorro pode fazer muito pela saúde humana, especialmente quando crianças convivem desde cedo com um animal de estimação. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Pediatrics, crianças que são expostas a cães e outros pets no primeiro ano de vida têm menos chances de desenvolver problemas respiratórios, como a asma, ao longo da vida.

O estudo analisou mais de 600 mil crianças nascidas na Suécia de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2010. Como resultado, foi possível observar que a convivência com cães e animais de estimação, no geral, melhora o desenvolvimento do sistema imunológico, e, consequentemente, diminui as chances de problemas respiratórios.

criança abraçada com cachorro
Os benefícios de ter um cachorro são ótimos para as crianças

4) Com a adoção de cachorro, o tutor aprende a construir relacionamentos sólidos

Quando o assunto é o estímulo mental e social do tutor, os benefícios de ter um cachorro não passam despercebidos. Conforme aponta uma pesquisa feita pela Universidade da Austrália Ocidental, adotar um cachorro promove um efeito cascata nas relações e interações sociais do tutor, aumentando o senso de comunidade e fortalecendo vínculos com outras pessoas.

Isso, de uma maneira geral, afasta sentimentos ‘negativos’ como a solidão e a depressão. Além disso, também evita o isolamento social, fazendo com que donos de animais de estimação sejam mais participativos em eventos sociais.

5) Adotar um cão é sinônimo de mais exercícios físicos

Além de melhorar as relações interpessoais, ter um doguinho também pode ser ótimo para a saúde como um todo. Ao passear com cachorro, o tutor é incentivado a se movimentar e não se prende a uma vida sedentária. É o que diz um artigo publicado na revista científica Human Kinetics Journal, que foi realizado com 399 tutores que passeiam com cachorro; 137 tutores que não passeiam com seus cães e 380 pessoas que não têm pets.

Com base neste estudo, foi descoberto que quem não possuía ou não passeava com o cachorro tinha um índice de massa corporal mais alto e maior probabilidade de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e depressão.

6) Tomar decisões mais saudáveis é um dos benefícios de ter um cachorro

Depois da adoção de cachorro, os tutores sempre normalmente buscam maneiras de oferecer uma melhor qualidade de vida para o pet. Isso significa que, além dos exercícios físicos, escolhas mais saudáveis começam a fazer parte da rotina da família. Ou pelo menos deveriam, já que, segundo um estudo publicado na revista científica Frontiers, pode haver uma correlação entre obesidade canina e obesidade humana.

O estudo em questão sugere que os hábitos que um tutor adquire para si afeta diretamente o animal de estimação, e vice-versa. Portanto, a partir do momento em que um tutor se preocupa com a saúde e bem-estar do cão, isso reflete no estilo de vida do próprio tutor, que tende a se tornar mais saudável.

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar

Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino...

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?