Muitos tutores ficam receosos com a ideia de dormir com cachorro juntinho na mesma cama. Afinal, apesar de ser ótimo ter o pet do seu lado na hora do sono, existem também muitas especulações sobre os riscos que essa prática pode trazer. Há quem diga, por exemplo, que dormir com cachorro transmite doença e faz mal para o dono. Mas será que isso é real? Para entender melhor sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Renata Bloomfield. Veja o que ela nos contou!
É verdade que dormir com cachorro transmite doença?
Não necessariamente. Não se pode dizer que o fato isolado de dormir com cachorro transmite doença, mas se for um animal com algum problema de saúde contagioso, a convivência, por si só, já se torna um risco. Conforme Renata explica, existem algumas doenças, chamadas de zoonoses, que são transmissíveis do animal para o humano — mas isso não tem a ver só com o fato de deixar o animal compartilhar a mesma cama que você.
“Essas doenças vão ser transmitidas independentemente de o pet estar na cama ou não. Então se a gente pensar que é um animal saudável, vacinado e que está tudo certinho direitinho, ele não vai transmitir doença nenhuma”, revela.
Outro ponto importante é levar em consideração a saúde do tutor nessas horas. Questões como a baixa imunidade, falta de alimentação adequada ou até mesmo algum tipo de tratamento mais agressivo podem tornar o dono suscetível a pegar doenças. No entanto, novamente, isso não tem relação com o fato de deixar o cachorro dormir com você ou não, segundo Renata.
Pulgas e carrapatos: as chances de contaminação são maiores ao dormir com cachorro?
As pulgas em cachorro, assim como os carrapatos, são uma preocupação frequente na vida de qualquer pai de pet. Essas infestações de parasitas podem acontecer quando menos se espera, mesmo que a gente tome vários cuidados. Nessas situações, é comum pensar que dormir com cachorro faz mal porque aumenta as chances de o tutor sofrer com o mesmo problema. Mas, de acordo com a especialista, não é bem assim.
“A gente tem que pensar que a pulga vive no ambiente. Então se o animal tem pulgas, você vai ter pulga pela sua casa — e inclusive na sua cama. Com o carrapato é a mesma coisa. Dependendo da espécie, você também vai ter o carrapato espalhado pela sua casa”, alerta a médica veterinária. Vale lembrar que, assim como as doenças, isso independe de deixar o cãozinho dormir com você na mesma cama ou não.
O mesmo vale para quadros de verminoses. Não é que dormir com cachorro transmite doença, mas se o pet sofre com parasitas, o tutor acaba ficando exposto aos mesmos problemas. “Se o seu animal estiver com verminoses, o ideal é que você trate dos vermes em cachorro e também se trate. Como você convive com o pet, ele dormindo na cama ou não, é bem possível que você também tenha.”
Os cachorros transmitem doenças somente se estiverem doentes
Algumas doenças transmitidas pelo cachorro são a leptospirose, leishmaniose, doença de Lyme, febre maculosa, babesiose e erliquiose. Porém, é importante ter em mente que, para transmitir tais doenças, o cachorro também deve estar contaminado. Ou seja, doente. “Se o seu animal não tem nenhum quadro, está vacinado e com antiparasitários em dia, não tem nenhum problema deixar o cachorro dormir com você”, reforça Renata.
Dormir com cachorro pode trazer vários benefícios para o tutor e o pet
Se por um lado tem gente que pensa que dormir com cachorro transmite doença ou até que dormir com cachorro faz mal espiritualmente; por outro, tem quem enxergue as vantagens disso. Além de melhorar a relação com seu animal de estimação, esse é um hábito que pode trazer sentimentos positivos tanto para o tutor, quanto para o animal de estimação. “Quando a gente está junto dos nossos animais, ainda mais de conchinha, a gente libera ocitocina e eles liberam também. Isso causa bem-estar pra todo mundo”, justifica a profissional.
A médica veterinária também destaca que essa pequena atitude é uma maneira de fortalecer o vínculo com o pet e até de observá-lo mais de perto. “Por exemplo, se ele tem uma otimização e, está com um cheirinho no ouvido, é o momento que você vai sentir, porque você vai estar mais próximo dele. Esse momento de estar junto com seu pet eu vejo só benefícios”.
Ao dormir com cachorro, tenha alguns cuidados com o comportamento do pet
Mesmo sabendo que a ideia de dormir com cachorro transmite doença é bem equivocada, existem alguns cuidados que devem ser tomados nessa hora, principalmente levando em consideração o comportamento do pet.
“O animal não pode fazer posse com a cama. A cama não pode ser um lugar de disputa para ele. Então se é um cachorro que quando você senta ele rosna ou que não deixa algum familiar subir na cama, você tem um problema”, alerta Renata. Nesses casos, é indicado procurar um médico veterinário especializado em comportamento animal para ajudar o cãozinho a evitar o sentimento de posse.
O mesmo vale para quando o cachorro sofre com ansiedade de separação. Às vezes esse contato contínuo pode fazer com que o animal crie uma certa dependência do dono, o que não é muito saudável. Se perceber que o seu cãozinho não consegue mais ficar sozinho e anda muito dependente de você, talvez seja melhor rever este hábito. O cachorro pode dormir na cama desde que não seja tão dependente.