Será que você sabe mesmo como escovar dente de cachorro do jeito certo? Muitos tutores podem pensar que escovar os dentes do animal é algo simples, intuitivo e sem nenhuma chance de dar errado, mas não é bem assim que funciona. Para que esse cuidado seja feito da maneira correta, os tutores precisam seguir alguns critérios: esses detalhes vão garantir que os dentes do cachorro foram higienizados adequadamente, o que é fundamental para evitar problemas bucais no futuro. Veja a seguir 6 dicas infalíveis de como escovar os dentes de cachorro e nunca mais errar!
1) Como escovar dente de cachorro: escolha uma escova adequada
Se você não sabe como escovar dente de cachorro, precisa começar pela escolha dos materiais adequados. Antes de tudo, compre uma escova de dente para cachorro, ou seja, que seja específica para a espécie. Elas são projetadas de acordo com a arcada dentária do animal, com objetivo de proporcionar o maior conforto possível e uma escovação adequada.
Além da escova de dente tradicional com cabo, outra opção é a dedeira. Essa é uma escova de dente para cachorro que é colocada no dedo do humano, facilitando assim o processo de escovação. Elas são muito indicadas para pets que nunca fizeram a escovação antes, como para um filhote de cachorro, mas também podem ser usadas sem problema nos cães adultos.
2) O creme dental para cachorro é a etapa mais importante
Para completar a lista de produtos, você também vai precisar providenciar uma pasta de dente para cachorro. Primeiramente, é preciso ter em mente que o creme dental precisa ser específico para a espécie, isso porque a pasta de dente de humanos contém flúor e xilitol, componentes que podem deixar o cachorro intoxicado. Já a pasta de dente própria para cachorro pode ser ingerida sem nenhum problema, pois ela não é tóxica e não causa nenhum problema para a saúde do animal.
O creme dental para cachorro facilita na hora da escovação, diminuindo o atrito da escova com os dentes e auxiliando na saúde bucal do animal. A pasta de dente mais indicada por especialistas são aquelas que possuem fórmula enzimática, pois elas combatem a formação da placa bacteriana. Apesar de mais caras, elas são mais eficientes na remoção da sujeira. Existem algumas pastas de dente pet saborizadas, com gostinho de frango ou carne, que são mais indicadas para cães que ainda não se acostumaram com o processo de escovação, e são mais baratas.
3) Seja delicado na hora de escovar o dente de cachorro
Saber como escovar dente de cachorro adequadamente é muito importante para evitar feridas na boca do animal durante a escovação. Fazer a limpeza do dente de cachorro nem sempre é um processo muito tranquilo, já que os pets tendem a estranhar bastante. Por isso, a introdução gradual desse cuidado é muito importante, mas além disso, a delicadeza é fundamental nesse processo.
Não chegue segurando o seu cachorro a força para realizar a escovação, pois isso pode assustar o animal. Seja delicado, tanto na aproximação quanto durante a escovação. Movimentos muito bruscos e fortes podem machucar a gengiva e ainda traumatizar o cachorro. Se ele demonstrar qualquer tipo de desconforto, faça uma pausa e volte a escovar com menos força minutos depois.
4) Faça movimentos circulares nos dentes do cachorro
Escovar dente de cachorro de qualquer jeito só vai estressar o pet e a sujeira não vai ser eliminada. Ou seja, vai ser uma grande perda de tempo. Uma dica de como escovar dente de cachorro corretamente é fazer movimentos circulares durante a escovação para remover adequadamente a sujeira e a placa bacteriana. Ao fazer esses movimentos circulares, o tutor escova toda a superfície do dente, garantindo uma limpeza eficaz. Lembre-se de fazer esse movimento suavemente para não machucar a gengiva.
5) Não esqueça de escovar os dentes da parte de trás da boca
Um erro que muitos tutores cometem na escovação é esquecer de escovar os dentes da parte de trás. Eles são chamados de molares e pré-molares, e geralmente são os que mais acumulam tártaro e placa bacteriana. Então se você quer mesmo evitar o tártaro em cachorro, não pode esquecer de dar uma atenção especial a esses dentinhos. Na hora de como escovar dente de cachorro na parte de trás, você precisa afastar os lábios e seguir com a escova em movimentos circulares até chegar no fundo da boca. É preciso ter paciência para conseguir passar por toda a extensão da arcada dentária.
6) Tem que escovar o dente de cachorro todos os dias
Agora que você já sabe como escovar dente de cachorro, é importante manter a constância desse cuidado. Para evitar o surgimento de problemas buscais como o tártaro e a gengivite, especialistas recomendam escovar dente do cachorro todo dia. Mas sabemos que nem sempre isso é possível devido à rotina corrida dos tutores. Se esse for o seu caso, você pode escovar o dente do cachorro de 3 a 5 vezes na semana. Nos dias que você estiver sem muito tempo, uma dica é oferecer petiscos para limpar dentes de cachorro, que auxiliam na limpeza dentária.
Esses petiscos possuem uma textura mais porosa, formato alongado e, em alguns casos, “arestas limpadoras”, que aumentam ainda mais o atrito do snack com os dentes. É esse atrito que é responsável por auxiliar na remoção da placa bacteriana que se acumula na superfície dentária. Mas lembre-se, eles não substituem a escovação e são apenas um complemento nos cuidados com a saúde bucal do pet.