O carnaval é uma das expressões populares mais antigas e tradicionais do Brasil. Até aqueles que não curtem tanto essa festa acabam se envolvendo nos blocos de carnaval ou nos desfiles de samba. E para não deixar o pet de fora da diversão, muitos tutores decidem levar o cachorro para curtir um bloco de carnaval. Apesar da boa intenção, incluir os cães nos bloquinhos pode ser algo muito perigoso. Confira a seguir 6 motivos para não levar o cachorro para os blocos carnavalescos e como aproveitar corretamente o carnaval pet:
1) O barulho e a multidão podem deixar o cachorro estressado
Quando se fala em carnaval, é inevitável não lembrar da multidão de pessoas que transitam pelos blocos e das músicas altas que ecoam pelas ruas. Esses são motivos suficientes para deixar qualquer cachorro estressado e incomodado. Afinal, diferente dos humanos, a audição canina é muito mais potente. Para se ter uma ideia, os cães são capazes de escutar barulhos até quatro vezes mais distantes do que os humanos. É devido a sensibilidade auditiva canina que os cachorros podem se sentir angustiados e estressados nos blocos de carnaval.
2) O cachorro tem mais chances de fugir e se perder durante o carnaval
Os blocos de carnaval geralmente acontecem em vias públicas, um ambiente que o tutor do cão não é capaz de controlar. A movimentação estranha, o barulho das músicas e a confusão de pessoas deixam o cachorro com medo, o que pode levar a uma tentativa de fuga do animal para se proteger. Além de se perder, o cachorro corre o risco de ser pisoteado por foliões, situação que vai transformar o momento de alegria do carnaval em um grande pesadelo.
3) As fantasias de carnaval para cachorro podem dificultar a regulação térmica corporal

A fantasia de carnaval para cachorro é outro cuidado que os tutores precisam ter. Apesar do pet ficar muito fofo usando roupinhas no tema, é importante lembrar que o carnaval ocorre durante o verão, a época mais quente do ano. O calor excessivo aliado a fantasia de carnaval para cachorro é uma combinação perigosa que pode até ser fatal para o pet. Isso porque o calor pode elevar a temperatura corporal dos pets, causando a hipertermia em cães.
4) O calor do bloco de carnaval pode deixar o cachorro desidratado
Devido às altas temperaturas, os tutores de pets precisam tomar muitos cuidados no verão. Com sensação térmica beirando os 45° graus em diversos estados do Brasil, é inconcebível levar o cachorro para um bloco de carnaval. Se essa temperatura já coloca em risco a saúde e integridade física dos humanos, imagine a dos cachorros. Além dos problemas citados anteriormente, levar o pet para um bloco de carnaval em um dia muito quente pode deixar o cachorro desidratado, o que representa um risco para a saúde dele.
5) O asfalto quente pode queimar as patas do cachorro
Esse é outro grande problema que tem tudo a ver com o calor intenso na época do carnaval. Especialmente nos horários de maior incidência solar, o asfalto se torna algo perigoso para os pets: normalmente, a temperatura do solo é mais ou menos o dobro da registrada nos termômetros. Isso significa que, se estiver fazendo 30ºC no dia, o seu cachorro pode estar exposto a 60ºC no contato das patas com o asfalto.
6) Sprays, purpurina e tintas podem ser tóxicos para o cachorro
Durante os blocos de carnaval, é muito comum ver os foliões cobertos de purpurina e outros adereços pelo corpo. Para os pets, isso representa outro perigo: o risco de cachorro intoxicado ou até mesmo com alergias é bem alto. Mesmo que você não coloque os enfeites no corpo do cachorro, ele pode acabar entrando em contato. Outro risco é a ingestão acidental de bebidas alcoólicas derramadas no chão pelos foliões.
Dicas de como celebrar o carnaval com seu cachorro do jeito certo
Não há problema em incluir os pets em celebrações como o Carnaval, Natal e Ano Novo, desde que isso seja feito com segurança e respeitando suas necessidades. Uma dica para curtir o carnaval com o pet em segurança é levar ele para passeios em parques para cachorro, em horários mais frescos, como antes das 9h e depois das 17h.
Você também pode investir em uma fantasia de carnaval para cachorro, desde que seja confortável e fresca para o pet. Outra forma divertida de incluir o pet na festividade é organizar uma sessão de fotos com o tema carnavalesco. Basta investir em um cenário com máscaras, serpentina e confetes de papel, além de uma ótima fantasia para o pet.