Brincadeira é o que não pode faltar no dia a dia de um cachorro bagunceiro. A maioria dos cães adora uma atividade: correr e pegar a bolinha parece estar DNA da maioria deles. É por isso que o enriquecimento ambiental dos cães é uma estratégia estimulada para trazer muito mais qualidade de vida e até saúde para o peludinho. E é muito importante o tutor investir em alternativas para evitar o cachorro entediado. Então, até os mais quietinhos precisam de um estímulo. Caso contrário, ele pode destruir alguma coisa! Mas no caso de raças de cachorros bagunceiros, eles precisam de mais atividade que o habitual na rotina. Veja se o seu doguinho faz parte dessa lista!
1) Cachorros bagunceiros e ciumentos: Dachshund é um deles!
O Dachshund (ou “Salsichinha”) é um ruivinho de origem alemã que adora bagunçar. Eles são brincalhões e carregam uma energia que parece não acabar nunca (principalmente quando são jovens). Então é importante passear bastante com esse cão, bem como fornecer uma casa repleta de enriquecimento ambiental - tudo para evitar uma bagunça inesperada. Porém, deve-se ter cuidado com as brincadeiras: grandes alturas a longo prazo podem ser prejudiciais para a coluna alongada da raça. Além disso, o Dachshund é cheio de personalidade. Adora estar perto do dono e pode até sentir ciúmes.
2) Pastor Alemão também está na lista de cachorro bagunceiro
Como o nome já indica, essa é uma raça que veio da Alemanha. São mais conhecidos por serem cães policiais, dotados de muita inteligência. Mas energia é outro detalhe que não falta nessa raça. Inclusive, o Pastor Alemão pode até sofrer de hiperatividade quando não é estimulado. Então, uma dica de como educar cachorro bagunceiro dessa raça é compensar sua vitalidade com diversas atividades, pois eles só aprontam quando sentem tédio! Além de passeios, eles precisam de atividades desafiadoras que estimulem o físico e a cognição. Também são afetuosos e carinhosos com o tutor.
3) Cocker Spaniel Inglês é um cachorro arteiro que curte fazer novos “aumigos”!
O Cocker Spaniel Inglês é uma raça que saiu da Inglaterra para o mundo. E vitalidade faz parte do DNA desse cachorro que também é simpático e sociável. Aprontar com outros pets costuma ser a atividade favorita deles, por isso se dão muito bem em um parcão - com certeza, vão se divertir muito! Também são cheios de curiosidade e brinquedos que estimulam esse lado podem ajudar a afastar o tédio. O Cocker Spaniel Inglês também é um cão que gosta de estar entre as pessoas e parece estar sempre alegre, pois não para de balançar a cauda!
4) Labrador é o cachorro bagunceiro mais famoso da lista
Labrador é uma raça conhecida e também muito querida. Só que muita gente não sabe que ele carrega características de um cachorro bagunceiro - além de brincalhão. No começo, era usado para a caça de aves que ficavam próximas a lagos e rios. Por isso, são ótimos nadadores. E as brincadeiras aquáticas os deixam muito felizes! Pegar a bolinha é um clássico para aproveitar toda a aptidão da raça. Quando filhotes, podem destruir vários objetos. Já adultos podem ficar menos destrutivos, mas isso não quer dizer que não vão aprontar. Assim como as demais raças de cachorros bagunceiros, precisam de brincadeiras de sobra. São gentis e brincam até com estranhos.
5) Beagle é um cachorro bagunceiro, mas também teimoso!
Quando o assunto é cachorro fazendo bagunça, com certeza tem um Beagle envolvido! Essa raça de origem inglesa carrega a fama de agitado e ciumento (quando na verdade ele só é muito carente do tutor!). Então, é preciso muita paciência para lidar com esses trejeitos do Beagle. Outra característica sobre esse cachorro é a teimosia. Porém, o lado positivo desse cão é o amor incondicional pelos donos, além de ser um grande companheiro. Brinquedos com cheiros e texturas diferentes prendem a atenção do Beagle, que é um ótimo farejador.
6) O Bulldog Francês também é um pequeno cachorro bagunceiro
O Bulldog Francês é um cão de pequeno porte, mas é capaz de fazer grandes bagunças! Mas boa parte das brincadeiras com eles devem ser feitas em casa e longos passeios não são adequados. Por ser uma raça braquicefálica, muito esforço físico pode ser prejudicial. Mesmo assim, é bom tirar um tempo praticando atividades para evitar pegar esses cachorros fazendo bagunça. A boa notícia é que a energia da raça é média, por isso algumas brincadeiras de cachorro para fazer em casa já são o suficiente. Também são carinhosos e não negam um chamego do tutor!
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes