Imaginar nosso cachorro triste e pra baixo é de partir o coração, né? Mas assim como nós, os pets têm seus próprios sentimentos. Eles podem ficar chateados quando as coisas não acontecem da maneira que desejam e, muitas vezes, nós somos os culpados disso. As nossas ações podem afetar as emoções dos peludos, mesmo aquelas que são para o próprio bem-estar deles.
Na internet, não falta meme de cachorro triste com uma carinha super engraçada. Mas o que será que você faz que deixa o seu cachorro triste? O Patas da Casa vai te mostrar 7 atitudes que chateiam os cães. Dá só uma olhada!
1) Quando negam um pedacinho de comida para ele
Os cães adoram saborear bons petiscos e geralmente associam os snacks a um gesto de amor e recompensa pelo bom comportamento. Porém, em alguns casos, os cães não entendem que há um limite a ser oferecido, e podem ser bem insistentes até conseguirem mais um pedacinho de comida.
Quando veem o tutor comendo algo que eles gostam, como legumes ou frutas que cachorros podem comer, é normal que eles façam a clássica carinha de cachorro pidão, determinados a conseguir algo. O resultado é um cachorro triste — e alguns pets mais dramáticos podem até demonstrar essa tristeza chorando e fazendo birra.
2) Quando não levam o cachorro para passear
A hora do passeio costuma ser o momento favorito de muitos cães. É durante os passeios que eles usam seus instintos naturais para explorar, gastam a energia, conhecem novos “aumigos” e se divertem com brincadeiras. Então quando, por algum motivo, o tutor não consegue passear com cachorro, pode ter certeza que o peludo não vai ficar nada feliz com isso.
A falta de passeios a longo prazo associado a outros fatores, pode, inclusive, causar um problema mais grave, como a depressão em cachorro, por conta da falta de estímulos e da frustração. E não é à toa, afinal, ninguém gosta de ficar preso dentro de casa durante muito tempo..
3) Quando não deixam o pet dormir do ladinho do tutor
Não são todos, mas muitos cães adoram dormir na companhia do tutor. Alguns cachorros gostam tanto do chamego do pai ou da mãe de pet que gostam de dormir na própria cama dos humanos, bem coladinho e confortável. Se você não sabe porque o cachorro gosta de dormir encostado no dono, a explicação é simples: eles se sentem seguros, protegidos e amados. O problema é que, quando o dono não quer dormir na companhia do cão, essa atitude pode deixar o cachorro triste e chateado com ele.
4) Quando ele é levado ao veterinário para tomar injeção
A vacina para cachorro é o maior pesadelo dos peludos. Encontrar um cachorro feliz tomando uma agulhada no corpo é quase impossível. Muitos pets ficam tão chateados com as vacinas que podem até manter distância do tutor, enquanto não se recuperam dessa “traição” entre melhores amigos. No entanto, mesmo que a vacinação seja uma das razões por trás do cachorro triste, trata-se de uma picadinha rápida que é necessária e não deve ser deixada de lado em nenhuma hipótese.
5) Quando colocam o colar da vergonha nele
Os pets não costumam gostar de nada que imobilize ou atrapalhe seus movimentos, como uma coleira apertada, roupa para cachorro, sapatinhos e o colar elizabetano (conhecido como colar da vergonha). Embora eles não fiquem muito felizes quando precisam usar o colar, é importante lembrar que eles são usados por um propósito. O colar para cachorro é um objeto que serve para proteger o cão dele mesmo, de mordidas e lambidas em feridas que estejam cicatrizando. Ou seja, ele não é usado para humilhar ou castigar o cão, e sim para protegê-lo, então não há motivos para o peludo ficar triste com você.
6) Quando o cachorro é deixado de lado sozinho
Engana-se quem pensa que os pets são autossuficientes e não precisam de companhia. Até mesmo os cachorros independentes sentem falta de interação humana e precisam de atenção do tutor diariamente. Quando são deixados de lado por longos períodos de tempo, o animal começa a se sentir solitário, com tédio e desenvolver ansiedade de separação. Além dos cuidados com a saúde, alimentação e rotina, os tutores precisam separar um tempo todos os dias para brincar com cachorro e fortalecer os laços afetivos entre eles.
7) Quando tiram o brinquedo favorito dele
Os brinquedos para cachorro são uma das maiores fontes de distração e diversão canina. Porém, todo esse amor pelo brinquedo pode se tornar uma verdadeira obsessão do animal. Quando o tutor precisa manusear o objeto por algum motivo, isso pode acabar deixando os pets chateados, e em alguns casos, até agressivos. Mas por que isso acontece? Tirar o brinquedo favorito do pet pode ser percebido como uma forma de privação ou punição, deixando o cachorro triste.
Tutor de Husky Siberiano compartilha o que deixa o cachorro triste
Gudan — ou Gudanzinho, para os íntimos — é um cão da raça Husky Siberiano que faz o maior sucesso na internet. Ele é um pet influencer que acumula mais de 1,7 milhões de seguidores no Instagram, onde compartilha um pouco de tudo: fatos sobre ele, rotina e muito meme. Em um dos vídeos publicados na rede, o tutor de Gudan gravou um meme mostrando quais são as cinco atitudes que ele toma que deixam o seu cachorro triste. Meme gerou muitos comentários engraçados de seguidores.
A primeira atitude que deixa Gudan super chateado é quando o tutor não permite que o pet dê uma escapadinha de casa. Gudan também não fica nada feliz quando é expulso de cima da mesa de jantar e odeia quando o tutor inventa de dar banho nele. Além disso, o cãozinho faz questão de compartilhar que odeia o colar elizabetano e fica super chateado quando precisa usá-lo. Assista o meme desse cachorro triste: