Acredite se quiser, mas nem todos os produtos pet são, realmente, recomendados para cachorros e gatos. Embora muitos deles estejam disponíveis em pet shops e lojas especializadas, alguns são considerados nocivos e devem ser evitados no dia a dia com os peludos. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu em uma lista 7 produtos para pet que você não deve comprar de jeito nenhum para cães e gatos — com explicações do porquê!
1) Coleira de choque para cachorro ou gato
O uso de coleira de choque para cachorro ou gato é altamente contraindicado. O principal objetivo desses produtos pet é tentar controlar o comportamento do animal e corrigir atitudes indesejadas, punindo-o. Mas, para isso, a coleira emite uma vibração que dá um ‘choque’ no bichinho, que pode variar de intensidade. Essa é uma forma bem cruel de tentar educar o pet porque, além de traumatizar o cachorro e gato, ainda pode causar problemas de saúde a longo prazo.
Sobre isso, a veterinária Renata Bloomfield explica: “Dependendo da vibração, o item gera um estímulo na musculatura do animal. O tremor pode estimular a liberação do cortisol e, a longo prazo, pode influenciar diretamente na saúde, causando quadros de ansiedade, vômito e doenças de pele.”
2) Coleira enforcador para cachorro é um dos piores produtos pet
Outro acessório que jamais deve ser usado no adestramento de cães é a coleira enforcador para cachorro. Assim como a coleira de choque, a coleira enforcador também teria a função de controlar o comportamento do animal, principalmente durante os passeios. Se o cachorro puxar a guia, o colar de elos fecha e causa um desconforto, mostrando que aquela atitude é indesejada.
Os riscos de usar essa coleira podem comprometer seriamente a integridade física do cãozinho, por isso esse é um dos piores produtos pet possíveis. É o que Renata explica: “Na região do pescoço, estão presentes traqueia, esôfago e tireoide, que podem ser comprometidas devido às lesões geradas pela coleira. As artérias e veias presentes também podem sofrer danos e, assim, atrapalhar a irrigação e oxigenação do cérebro do animal.”
3) Coleira com guizo para gatos
Tem quem ache bonitinho colocar uma coleira com guizo em gatos, mas você sabia que esse é um dos piores produtos para pet? Apesar do charme da peça, o barulho do guizo pode ser extremamente incômodo para a audição felina. Como o ouvido do gato é super sensível, o ruído elevado e constante do guizo, além de contribuir para a degeneração do tímpano, também pode deixar o gato estressado com o barulho. Esse estresse, consequentemente, debilita o sistema imunológico do animal e contribui para o desenvolvimento de doenças, desde problemas gastrointestinais até dermatites e cistites.
4) Protetor de unha para gatos
O gato arranhando os móveis pode incomodar bastante alguns tutores. Para evitar que isso aconteça, tem quem pense em investir em um dos produtos para pets que prometem acabar com o problema: o protetor de unha para gatos. Porém, ele também não é nem um pouco indicado e pode fazer muito mal para os bichanos. Além de ser um acessório incômodo, dificultando até mesmo a locomoção do animal, esse protetor afeta os instintos selvagens do pet, limita o movimento das garras e pode causar um estresse danado ao pet.
5) Anticoncepcional para cio de cachorro ou gato
O cio de cadela e gata é um processo natural que acontece, preparando a fêmea para o acasalamento e a gestação. Porém, nem todo tutor consegue passar por essa fase tranquilamente, e muitos se desesperam e procuram métodos contraceptivos às pressas quando esse momento chega. É aí que entra o anticoncepcional para cadelas e gatas (também chamado de vacina de cio para gato e cachorro).
Apesar de parecer uma boa solução em um primeiro momento, esse é um dos produtos para pets que mais podem prejudicar a saúde dos animais. Com o uso do anticoncepcional, são altas as chances de complicações como a piometra (infecção uterina) e neoplasias mamárias, como a hiperplasia mamária felina e o câncer de mama. Para evitar a cadela ou gata no cio, a castração é o procedimento mais recomendado e seguro, evitando até mesmo algumas doenças.
6) Spray anti latido ou apito para cachorro
Esses dois produtos de pet shops são encontrados com facilidade e, à primeira vista, não parecem fazer mal para os cães. Eles emitem um som ultrassônico que é captado pela incrível audição canina e, em muitos casos, eles inclusive funcionam como aliados do adestramento canino. O problema é que muitos tutores usam indiscriminadamente o spray anti latido e o apito para cachorro, tornando os produtos ineficazes e deixando o cachorro estressado com o barulho excessivo.
7) Osso de couro para cachorro
Um dos produtos pet preferidos dos tutores de cães é o osso para cachorro. Mas se por um lado esse ‘brinquedo’ parece entreter o animal; por outro, ele apresenta um grande risco para a saúde canina. O osso para cachorro faz mal, principalmente o de couro, que corre o risco de amolecer e soltar pedaços que podem causar asfixia, grudar ou até perfurar os órgãos internos do pet. Além disso, por ser duro, também corre o risco de fraturar o dente do cachorro.