Assim como os humanos se sentem incomodados quando não tem nada para fazer, os cachorros também podem sofrer com o tédio. Esse sentimento pode ser provocado por vários fatores, como a falta de exercícios físicos, falta de brinquedos interessantes, monotonia e até solidão. Mas como identificar que o cachorro está entediado? Da mesma forma que o pet feliz ou triste demonstra esse sentimento pelo comportamento, o cachorro entediado expressa alguns sinais que podem ser observados pelos tutores na rotina, mas alguns deles podem facilmente passar despercebidos. Venha conferir quais são os 7 sinais que indicam que seu cachorro está entediado!
1) Lambeduras excessivas é um indício de cachorro entediado
O cachorro lambendo a pata em excesso ou alguma outra parte do corpo é um comportamento que ocorre por alguns motivos, como presença de parasitas, dermatites, ansiedade e também devido ao tédio. Quando o cachorro está sem nada para fazer, ele encontra nas lambeduras uma forma de ocupar o tempo. A longo prazo, esse comportamento pode provocar feridas em cachorro, crescimento de microorganismos e falhas no pelo.
2) O tédio faz com o que o cachorro procure coisas para "destruir"
Um sinal clássico de um cachorro entediado é a destruição de objetos e móveis espalhados pela casa. Muitos tutores podem pensar que esse comportamento categoriza o pet como um cachorro bagunceiro e apocalíptico, mas, na verdade, o peludo pode estar apenas em busca de alguma diversão. Cães que ficam muito tempo sozinhos em casa ou que não possuem brinquedos interativos para se distrair, tendem a expressar esse comportamento como uma maneira de se entreter e aliviar a frustração.
3) Os latidos excessivos são uma forma do cachorro chamar a atenção do tutor
O latido de cachorro é muito comum na rotina dos pais de pet. Contudo, se os latidos acontecerem com maior frequência e sem nenhuma explicação, esse é um sinal de que o cachorro está entediado. Eles usam o som dos latidos para chamar a atenção do tutor, em busca de receber alguma interação que possa ocupar o tempo dele. Quando estão sozinhos e entediados, os cães também podem latir excessivamente para expressar o tédio, mas nesse caso são os vizinhos que percebem esse comportamento.
4) Dormir mais do que o normal é um sinal de que o cachorro está entediado
Em média, um cachorro dormindo entre 12 a 14 horas por dia é considerado um comportamento normal da espécie. Os filhotes dormem ainda mais, podendo chegar a 18 horas. Porém, se o cão passa o dia inteiro dormindo e apresenta um comportamento apático, talvez ele esteja precisando fazer alguma atividade para se distrair. Os cachorros são animais de hábitos diurnos, então o natural da espécie é que eles durmam bastante durante a noite e busquem algo para fazer durante o dia. Se o seu pet não tem esse hábito, talvez a rotina dele esteja sendo tediosa.
5) O cachorro andando de um lado pro outro não é agitação, mas sim tédio
Talvez esse seja o sinal mais difícil de ser identificado pelos tutores, afinal, os cães adoram passear pela casa e seguir o dono quando ele está presente. Porém, por incrível que pareça, o cachorro andando de um lado para o outro, sem rumo e sem objetivo, pode indicar que ele está entediado. Geralmente eles andam o mesmo trajeto repetidamente, como forma de manter-se ocupado.
6) Correr atrás do rabo é o clássico sinal de tédio
Existem várias razões que explicam o cachorro correndo atrás do rabo, e o tédio é uma delas. Os cachorros são animais que precisam gastar energia diariamente, seja com atividades físicas ou brincadeiras mais agitadas. Se essa energia não for ‘gasta’, eles buscam uma maneira de eliminar essa energia acumulada sozinhos. Eles podem recorrer a correr atrás do próprio rabo para tentar relaxar e se entreter. No entanto, fica atento se esse comportamento se tornar algo obsessivo.
7) Cachorro chorando sem motivo pode ser um pedido especial para brincar
Geralmente, o cachorro chorando é uma forma do peludo demonstrar que está sentindo alguma dor, sentindo medo de algo ou uma artimanha para conseguir um petisco do tutor. Porém, se esse choro é insistente e não vem acompanhado de nenhum motivo aparente, pode ser que o peludo esteja frustrado e em busca de atenção: ou seja, o cachorro está entediado. Inclusive, é muito comum que os cães levem brinquedos e objetos que gostam para perto do tutor quando estão chorando por se sentirem entediados. Essa é a maneira que eles encontram de chamar o humano para brincar!