Os brinquedos para cachorro filhote são tão essenciais quanto os outros itens da lista de enxoval do pet. Assim como caminhas, potes de refeição e os tapetinhos higiênicos, são itens obrigatórios. Afinal, a vida de um cachorro filhote não é só comer, dormir e fazer suas necessidades, eles também precisam de momentos de descontração. E uma maneira simples de proporcionar essa diversão é investindo nos melhores brinquedinhos para essa idade.
Com vários modelos diferentes disponíveis no mercado, eles são uma excelente opção para tornar a vida do cãozinho ainda mais divertida e estimulante. E pra melhorar, permitem que os cãezinhos gastem energia, desenvolvam habilidades cognitivas e ainda contribuem para a saúde e o bem-estar do cachorro. Confira 8 brinquedos para cachorro filhote que vão fazer sucesso na sua casa!
1) A bolinha é um dos brinquedos para cachorro filhote favoritos
Os brinquedos para filhotes de cachorro são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e motor do animal. Mas com tantas opções de brinquedo para cachorro disponíveis por aí, nem sempre é fácil escolher qual acessório o cãozinho mais vai gostar. Se você deseja agradar o peludo e deixá-lo feliz, uma dica é optar por aqueles que quase todo cachorro gosta.
Esse é o caso da bolinha para cachorro, um presente que não tem erro! Elas podem ser encontradas em vários modelos, como as de plástico, maciça e as de tênis. Podem ser arremessadas para que o cãozinho busque, brincadeira que permite que o animal faça exercícios físicos, e algumas até funcionam como mordedores.
Outro modelo muito legal para ajudar no desenvolvimento do pet é a bolinha interativa para cachorro, um acessório que permite colocar petiscos, bifinhos ou grãos de ração em seu interior. O cheirinho deixa qualquer filhote maluco e os estimula a brincar e pensar.
2) Brinquedos de corda são excelentes para o cachorro filhote
Outro brinquedo para cachorro que faz o maior sucesso entre os filhotes são as cordinhas. Versáteis e práticas, existe uma infinidade de modelos de brinquedo de corda para cachorro. Eles podem ser encontrados com amarrações e tamanhos diferentes, com ou sem argolas ou bolinhas, e possuem uma grande variedade de cores. Com a cordinha, o filhote pode brincar sozinho ou de cabo de guerra com o tutor, o que vai ajudar a fortalecer o vínculo.
3) Os ossinhos de nylon são ideais para manter o filhote entretido
Os brinquedos para cachorro filhote em formato de osso também são bem populares. No entanto, como os dentes e a mandíbula do filhote são mais fracos do que um cão adulto, é fundamental que os tutores optem por ossinhos que sejam indicados especificamente para essa fase da vida. Diferente dos ossos destinados para cachorro adulto, os de filhotes possuem um material mais macio, o que evita acidentes. Eles podem ser encontrados em materiais de plástico e nylon, com texturas e formatos diferentes.
4) Frisbee é um dos melhores brinquedos para cachorro filhote se exercitar
Se você tem um cachorro filhote cheio de energia, precisa investir em brinquedos que vão deixar o pequeno cansado e relaxado. Para isso, o frisbee para cachorro pode ser uma excelente opção e geralmente são feitos de plástico e possuem um formato de disco. A brincadeira com o frisbee funciona assim: o tutor arremessa o brinquedo e o filhote corre para agarrá-lo com a boca. Essa é uma brincadeira para fazer com o cachorro ao ar livre e é ótima para estimular o cão a se exercitar, sem contar que é bastante divertida.
5) O tapete interativo é um brinquedo para cachorro filhote que ajuda no desenvolvimento
O tapete interativo para cachorro é um brinquedo perfeito para fazer o doguinho pensar, especialmente na infância. Muito além de simples brinquedos para cachorro filhote, os tapetes estimulam as habilidades cognitivas, o que ajuda a prevenir ansiedade e estresse. Eles costumam ser feitos de napa ou feltro e possuem uma série de compartimentos onde os tutores podem esconder petiscos para cachorro. São esses petiscos que estimulam o cãozinho a interagir com o acessório em busca da recompensa, usando sentidos como o olfato e o tato.
6) Os bichos de pelúcia são os brinquedos para cachorro filhote mais calmo
Se você tem um filhote mais agitado que adora destruir tudo o que vê pela frente, você precisa saber como escolher os acessórios ideais para cachorros destruidores. A pelúcia para cachorro, por exemplo, é indicada para filhotes de temperamento mais calmo e que não têm o hábito de destruir tudo. Por possuir um material frágil e fácil de ser destruído, ele não pode ser oferecido para qualquer pet.
Agora, se o seu cachorro não tem esse perfil, com certeza esse vai ser um dos brinquedos para cachorro filhote que ele mais vai amar. Isso porque as pelúcias ajudam a aliviar o estresse, ansiedade e a incentivar o pet a gastar energia. De qualquer forma, sempre supervisione a brincadeira!
7) Os mordedores para cachorro são super importantes na infância
Todo filhote de cachorro passa por mudanças significativas durante o desenvolvimento, tanto na parte física quanto mental. Uma das mudanças mais marcantes é a troca de dente de cachorro. Entre o terceiro e quarto mês de vida do pet, os filhotes de cachorro começam a trocar os dentes de leite pelos permanentes, processo que pode causar dores, pressão e coceira na gengiva.
Para aliviar esse incômodo e ainda estimular a brincadeira, o mordedor para cachorro filhote é essencial. Normalmente esses brinquedos possuem pequenas cerdas que aliviam os sintomas da dentição e ainda contribuem para a higiene bucal. Além disso, os filhotes podem brincar tanto sozinhos com o item para aliviar o desconforto, quanto de correr atrás do brinquedo após o tutor jogar,
8) O quebra-cabeça é um brinquedo para cachorro interativo
O quebra-cabeça é um dos brinquedos para cachorro filhote mais diferentes e interessantes. No entanto, apesar do nome, o quebra-cabeça para cachorro não tem nada a ver com o quebra-cabeça conhecido pelos humanos. Eles não foram projetados para o cão juntar peças até formar uma imagem, e sim com objetivo do animal ocupar a cabeça até conseguir alcançar o petisco escondido no acessório (bem parecido com o tapete interativo).
O quebra-cabeças para pets possui diferentes formatos e modelos, mas todos contam com pequenas divisórias na superfície para que os tutores possam encaixar o petisco. A graça do brinquedo é o animal usar o raciocínio e a energia para conseguir retirar o petisco de dentro do compartimento.
Qualquer brincadeira de cachorro, especialmente na infância, deve ser supervisionada. O tutor precisa indicar a melhor forma do animal interagir com o brinquedo para evitar acidentes, como engolir algum pedaço. Se observar comportamentos estranhos que possam indicar uma obstrução ou engasgo, não deixe de consultar um veterinário!