Você sabe como se chamam as almofadinhas da pata do cachorro? Conhecido como coxim, as almofadinhas são uma estrutura bem fofinha que se assemelha a uma bolinha de couro, localizada na pata de cachorro. Elas desempenham um papel importantíssimo na vida do animal, desde a locomoção até a proteção e regulação térmica. Que tal conhecer melhor essa parte do corpo do cachorro? O Patas da Casa reuniu 8 curiosidades que envolvem o coxim, cachorro e suas patinhas. Vem conferir!
1) Coxim de cachorro: para que serve?
As almofadinhas são estruturas firmes e resistentes, formados por uma camada de queratina e gordura animal, localizadas na parte inferior das patas do pet. Mas para que serve o coxim do cachorro? Essas pequenas bolinhas apelidadas de almofadinhas têm a função de proteger as articulações do peludo e absorver o impacto de caminhadas e corridas. Elas funcionam como uma espécie de amortecedor e impedem que o cão escorregue.
2) Coxins: cachorro transpira pelas patinhas
Os coxins das patas de cachorro possuem outra funcionalidade muito curiosa: regular a temperatura corporal dos pets. Isso porque as glândulas sudoríparas dos cachorros ficam localizadas nas patinhas. Ou seja, é através das patas que os cães transpiram. Vale lembrar que a temperatura normal do cachorro varia entre 38ºC e 39,3ºC, e é por meio do suor que o corpo consegue resfriar e reduzir a temperatura em dias mais quentes.
3) A coloração das almofadinhas da pata de cachorro pode variar
Você já reparou que a cor das almofadinhas costuma combinar com o pelo de cachorro? Por exemplo, se você tiver um Shih Tzu todo branquinho, é bem provável que as almofadinhas do pet sejam rosadas e clarinhas. Por outro lado, se você tiver um cachorro Doberman preto, vai notar que seus coxins são bem escuros. Isso acontece porque a melanina, um pigmento que dá cor à pele e pelo do animal, também influencia na coloração das patinhas.
4) Queimaduras nos coxins: tutor deve redobrar a atenção no verão
Embora as almofadinhas sejam estruturas que funcionam como isolante térmico, há um limite de temperatura que o animal consegue sustentar. Por isso existem algumas recomendações para passear com cachorro durante o verão, pois o contato da patinha com o asfalto quente pode provocar queimaduras gravíssimas que causam dor e desconforto no animal. O mesmo vale para o cachorro que anda na neve. Por isso, para evitar queimaduras nos coxins, cachorro deve passear nos horários de menos sol, bem cedinho ou no final da tarde.
5) É preciso ter alguns cuidados com a pata de cachorro
Como as patinhas estão sempre em contato direto com o chão, é preciso saber cuidar dessa região para evitar problemas que afetam o bem-estar do pet, como um machucado na almofada da pata do cachorro. Dentre as principais orientações, podemos destacar:
- Limpar as patinhas com lencinho umedecido após passear com cachorro
- Tosar os pelos entre as almofadinhas da pata
- Investir em um hidratante para patas de cachorro
- Cortar a unha de cachorro
- Investir em um sapato para cachorro
6) Problemas mais comuns com a pata de cachorro
O chão é um local bem perigoso para as patinhas dos cães e por isso é muito importante estar atento onde o animal pisa. Além do risco de pisar em objetos perfurantes, como vidro e prego, o chão é um local sujo e propício para a proliferação de micro organismos prejudiciais para a saúde do cachorro.
A própria anatomia do cachorro e de suas patinhas favorece o surgimento de micro organismos como fungos e bactérias. O fungo na almofada da pata do cachorro, por exemplo, pode ser provocado devido a umidade, contato com superfícies contaminadas e a falta de higiene.
Um sintoma que atinge bastante as almofadinhas é a pododermatite em cães, inflamação que provoca vermelhidão e coceira intensa nas patinhas. A almofada da pata do cachorro descascando também é um outro sintoma que pode estar associado a problemas como alergias em cachorro, queimaduras ou devido ao ambiente em que o pet vive.
7) O tamanho da pata de cachorro varia de acordo com a raça
Você sabia que as almofadas da pata de cachorro funcionam como impressão digital? Assim como os humanos, cada doguinho tem uma impressão digital única. Além disso, as raças de cachorro possuem formatos e tamanhos diferentes para as patinhas. Isso significa dizer que cachorros pequenos, como o Bichon Frisé, vão possuir uma patinha menor do que um cachorro grande.
8) A pata de cachorro tem chulé?
Toda patinha de cachorro em determinado momento fica com aquele cheirinho desagradável de salgadinho, mas isso não significa que os cães tem chulé igual os humanos. Embora eles transpirem pela pata, a principal forma de regulação térmica dos cães é através da respiração. Os odores desagradáveis presentes nas patinhas dos cães, na verdade, ocorrem devido a presença de bactéria e fungos, e uma rotina de higienização correta da região pode evitar o mau cheiro.
Como tratar ferida na almofada da pata do cachorro?
Saber exatamente como cuidar da almofadinha da pata do cachorro vai depender da origem do problema. Por isso, em caso de anormalidades na região, o indicado é levar o cãozinho para uma consulta, para que o veterinário possa diagnosticar o problema e determinar o que passar nas almofadinhas do cachorro.
Mas como tratar ferida na almofada da pata do cachorro? Se o veterinário identificar feridas nas almofadinhas da pata do cachorro, ele vai realizar a limpeza do local, indicar o uso de medicamentos tópicos, e caso apresente sinais de infecção, pode receitar antibiótico para cachorro.