Pode parecer estranho, mas a linguagem do rabo do gato é um dos sinais da comunicação felina capaz de expressar diferentes sentimentos e emoções. Ou seja, para interpretar o comportamento do gatinho e o que ele está tentando dizer, além de ficar de olho nos outros sinais da linguagem felina, basta prestar atenção na posição do rabo do gato quando ele estiver “falando” com você.
Dependendo da posição e do movimento da cauda, você vai conseguir decifrar se o bichano está feliz, irritado ou sentindo alguma dor. Para te ajudar a compreender a linguagem do rabo de gato, o Patas da Casa preparou um infográfico mostrando o que cada movimento significa.
O rabo de gato relaxado é um bom sinal
Quando estão tranquilos e relaxados, o rabo do gato costuma ficar voltado para cima e com os pelos baixos. Essa é uma posição bastante comum que significa que está tudo certo com o felino e não há porquê se preocupar. Se o gatinho estiver balançando o rabinho lentamente de um lado para o outro, em uma posição bem relaxada, esse é um ótimo momento para encher o bichano de chamego, de preferência onde os gatos mais gostam de ganhar carinho, como nas costas e na região da cabeça.
Na linguagem do rabo do gato, felinos também usam a cauda para demonstrar irritação
Assim como tem dias que os humanos não estão afim de papo, os gatinhos também têm sua própria maneira de demonstrar que não querem interagir. Quando não estão à vontade em um ambiente, por exemplo, ou se sentindo ameaçados, os bichanos adotam uma postura defensiva, com a cauda de gato virado para cima e os pelos arrepiados. Por outro lado, se o rabo do gatinho estiver levemente curvado, é sinal de que ele está desconfiado e inseguro, e é melhor não incomodá-lo para não ganhar de presente uma mordida de gato.
Rabo de gato sem movimento indica que ele não está muito bem
Quando associam a palavra “rabo, gato”, dificilmente pensam no bichano com o rabinho entre as pernas, como acontece com os cachorros. Isso porque o rabo do gato entre as pernas não é uma posição muito comum. Pode indicar que o felino está com algum problema de saúde, como também pode significar um gato com medo. Outra posição que indica que o bichano não está confortável é quando o rabo do animal fica colado no corpo, geralmente ocorre quando ele é pegado no colo e o rabinho fica na direção da barriga.
A cauda do gato ajuda a identificar felicidade
Quando estão animados, o rabo dos gatos fazem pequenos movimentos, curtos e rápidos, para lá e pra cá, e normalmente acontece quando o tutor oferece um petisco para gatos ou algum brinquedinho que ele goste. Já quando o rabo do felino está virado para cima com uma leve curvatura na ponta, é sinal de que ele está feliz e amigável, e é provável que ele procure você para se divertir com brincadeiras para gatos.