O filme "Flow", vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2025, trouxe uma nova perspectiva sobre os gatos pretos. A obra, que acompanha a jornada de um grupo de animais tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, tem um gato preto como o grande protagonista, destacando várias qualidades do animal, como a sua inteligência e carisma.
Com o sucesso do filme, muitas pessoas passaram a enxergar esses felinos de maneira mais positiva. Isso ajudou a aumentar o número de adoções de gatos pretos ao redor do mundo, desmistificando superstições e crenças populares que faziam com que esses animais fossem muito rejeitados em abrigos.
No entanto, adotar um gato preto é um ato que exige muita responsabilidade e alguns cuidados especiais para garantir seu bem-estar e segurança. Por isso, veja abaixo o que você precisa saber ao levar um gatinho preto para casa!
É fundamental garantir a segurança do gato preto
Muitas crenças supersticiosas colocam a vida do gato preto em risco. Tem quem diga que esses animais são sinônimo de azar, principalmente em períodos como o Halloween, mas tudo isso não passa de desinformação. Na verdade, do ponto de vista espiritual, os gatos pretos são sinônimo de proteção e purificação do ambiente, limpando as energias.
O grande problema é que essas crenças levam muitas pessoas a cometerem atos de maus-tratos com esses animais. Por esse motivo, é muito importante que os tutores de gatinhos com essa cor de pelagem tenham um cuidado redobrado para não deixar o felino escapar de casa. O ideal é colocar telas de proteção nas janelas e em qualquer espaço que dê acesso às ruas, inclusive varandas e quintais. Além de proteger contra situações de maus-tratos, isso também ajuda a protegê-lo contra uma série de doenças perigosas.

A adaptação do gato preto ao seu novo lar exige atenção
Como qualquer outro animal, os gatos pretos precisam de um ambiente seguro e confortável que atenda a todas as suas necessidades básicas. O melhor a se fazer nesse caso é montar um enxoval para gato com tudo que ele vai precisar, o que inclui: uma caminha, comedouro, bebedouro, ração, caixinha de areia, arranhadores e brinquedos. Além disso, é importante ter uma certa cautela e respeitar o espaço do animal, principalmente nos primeiros dias de adaptação, para que ele se sinta mais confiante.
O gato preto também precisa de cuidados com a saúde
Assim como acontece com qualquer outro bichano, é importante fazer um check-up da saúde do gato preto após a adoção. O médico veterinário irá avaliar as condições gerais do animal, bem como vai indicar as doses de vacina e vermífugos, caso o animal ainda não tenha sido vacinado nem vermifugado. Esse também é um bom momento para tirar possíveis dúvidas sobre a castração de gato, melhor ração para o pet e outros cuidados básicos. Além disso, visitas periódicas ao veterinário devem fazer parte da rotina.
Estímulos físicos e mentais não podem faltar na rotina do gato preto
Gatos pretos, assim como todos os felinos, precisam de interação e estímulos para evitar estresse e ansiedade. O enriquecimento ambiental é um grande aliado nessas horas: brinquedos interativos, arranhadores, nichos e prateleiras são ótimas alternativas para estimular os instintos selvagens do animal e garantir que ele tenha uma vida feliz e saudável. Também não esqueça de separar um tempinho do dia para dar atenção e brincar com o gato: mesmo que pareçam independentes, eles gostam de ganhar atenção.
Por que adotar um gato preto?
O sucesso de "Flow" serviu para mostrar que os gatos pretos também merecem ser amados, contribuindo para combater estigmas antigos e incentivar a adoção responsável. Então se você está considerando adotar um gato preto, saiba que esses animais são companheiros incríveis, com um lado afetuoso, manso e, ao mesmo tempo, muito brincalhão. Por isso, essa com certeza é uma ótima escolha de bichano para ter ao seu lado!
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.