É praticamente impossível resistir aos encantos de um gatinho filhote. Pequenos e fofos, esses bichanos não precisam de muito para conquistar as pessoas. A prova disso foi um vídeo de gato filhote que viralizou recentemente nas redes sociais e mostrou que os pets conseguem ultrapassar todos os níveis de fofura até na hora de dormir — mesmo quando têm uma reação bastante inesperada. Quer saber qual foi a reação do filhote de gato que deixou toda a internet babando? É só continuar lendo!
Filhote de gato dormia e tutora reparou um barulho incomum
A quantidade de horas que um gato dorme por dia geralmente é de 12 a 16 horas, se for um felino adulto. Mas, quando ainda são filhotes, os gatinhos passam ainda mais tempo dormindo: são quase 20 horas de sono. É por isso que flagrar um filhote de gato dormindo não é a coisa mais difícil do mundo.
No entanto, o que a tutora Daly Kaye Mann registrou foi muito além de um simples gatinho tirando uma soneca. Em vídeo postado no Instagram, a dona da gata Mavis — um gato Siamês blue point — capturou um momento em que a filhotinha estava dormindo e emitindo um barulho muito peculiar, chamando a atenção dele e de toda a internet.
O gatinho filhote “fala” enquanto dorme e é a coisa mais fofa
No início do vídeo, é possível ver um filhote de gato dormindo em cima de uma manta. Até que ele começa a mexer a mandíbula e emitir sons de miados. Parece até que o gato está sonhando, porque ele começa a miar repetidamente, como se estivesse conversando e acordado. Não é à toa que, na imagem do vídeo, a tutora legenda: “Meu gatinho fala enquanto dorme?”. Veja o momento fofinho a seguir:
Esse vídeo de gato fofo repercutiu tanto nas redes sociais que já acumula mais de 1,8 milhão de curtidas no Instagram. Um usuário brinca: “O carro não está trancado corretamente”, relacionando o som de gato miando com um alarme de carro. Já outra pessoa comentou: “Quando você vai para a cama bravo e ainda tem mais a dizer”.
Os principais cuidados com um filhote de gato
Os gatos filhotes demandam uma série de cuidados nessa fase inicial. As horas de sono, por exemplo, são muito importantes para o desenvolvimento do animal. Por isso, deixe o bichano dormir à vontade! Já nas horas em que ele estiver acordado, você pode incentivá-lo a brincar e interagir com as pessoas e com o espaço onde ele vive por meio do enriquecimento ambiental.
Outro ponto fundamental na rotina desses pequenos animais é cuidar da alimentação do filhote de gato. Assim que nascem, os felinos precisam se alimentar exclusivamente do leite materno. Nos casos em que isso não for possível, o leite artificial para gatos está liberado — mas não pode ser qualquer leite, e sim aqueles que são formulados especialmente para a espécie felina.
Somente depois de dois meses, em média, é que o gatinho está pronto para passar pela transição alimentar com a papinha e, então, começar a dieta com alimentos sólidos. Nesse cenário, a dica é buscar sempre uma ração para gatos filhotes de boa qualidade, como as versões premium e super premium. Além de mais balanceadas, elas têm proteínas de alto padrão na sua composição, o que contribui para o crescimento e fortalecimento do pet.