Já parou para se perguntar sobre o significado das posições de gato dormindo? Pode parecer besteira, mas a maneira como o seu bichinho pega no sono tem diferentes interpretações e revela mais do que imaginamos sobre os nossos amigos de quatro patas. Como o gato dorme boa parte do dia - e acredite, isso é totalmente natural no universo felino -, é curioso observar a forma como esses animais se movimentam durante o sono e a posição em que cochilam.
Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? O Patas da Casa te ajuda com isso! No infográfico abaixo saiba tudo sobre as posições em que os gatos dormem: significado, nível de sono dos felinos e muito mais.
Gato dormindo de barriga para cima é sinônimo de segurança
Se a posição que o gato dorme é, na maioria das vezes, com a barriga para cima, pode ficar feliz: isso significa que o bichano definitivamente se sente muito seguro no lugar onde vive. A explicação para isso é muito simples: a barriga do gato é uma das regiões mais frágeis e vulneráveis do corpo dele. Eles tentam protegê-la a todo custo, e é por esse motivo que os gatos não gostam de carinho na barriga. Portanto, se o seu amigo gosta de relaxar nessa posição é porque ele não vê problemas em demonstrar vulnerabilidade perto de você, se sentindo confortável o suficiente para abandonar os próprios instintos de proteção.
Se o gato dorme de lado, ele está totalmente relaxado
Essa é uma das posições de gato mais comuns na hora do sono. Trata-se de uma configuração bem confortável e relaxante para o descanso, já que os membros ficam completamente esticados. Além do mais, é um jeitinho de o gato dormir e se proteger ao mesmo tempo, já que a barriga e os órgãos vitais do organismo felino ficam pouco expostos nessa posição. Ou seja, o bichano pode colocar o sono em dia à vontade sem se sentir indefeso e desprotegido, apesar de se sentir seguro naquele espaço.
Gato dormindo com as patas no rosto é para bloquear a luz
Se você já flagrou gatos dormindo com as patinhas em cima do rosto, deve ter ficado bastante encantado com a fofura da cena. Mas sabia que existe uma explicação bem lógica para essa posição? Os gatos costumam dormir desse jeito quando a claridade é muito forte no ambiente, e eles tentam encobrir a luz com a própria patinha. Esse é um comportamento felino muito comum quando o gato dorme durante o dia, ou a luz de um cômodo da casa é muito intensa. Uma curiosidade é que essa forma de cochilar ajuda a manter a temperatura corporal mais estável.
Posição dos gatos dormindo enroladinho significa proteção
Um gato dormindo todo enroladinho como se fosse uma bolinha é outra cena clássica. Isso não é à toa: os instintos selvagens da espécie fazem com que esses animais assumam essa posição na natureza com certa frequência, pois ajuda a conservar o calor e ao mesmo tempo mantém os órgãos vitais protegidos de qualquer ameaça. Mas não se preocupe: mesmo que seu gatinho durma desse jeito em casa, não quer dizer que ele se sinta desconfortável ali. Na verdade, é algo meramente instintivo, já que é um hábito que permaneceu na vida de vários felinos mesmo depois da domesticação.
Se o gato dorme em cima das patas, ele está tendo um sono leve
Da mesma forma que às vezes nós só queremos tirar um pequeno cochilo, os gatos também são assim! Apesar de dormirem muito, os bigodudos muitas vezes “dividem” as horas de sono em vários pequenos momentos de descanso. É por isso que quando o animal quer simplesmente repousar, mas não adormecer completamente, a posição de gato dormindo em cima das patas é a mais comum. Nesses casos, se planeja para um sono mais curto, pois pretende fazer alguma outra coisa logo em seguida.
Gatos dormindo de olhos meio abertos estão conscientes
É bem provável que você já tenha visto um gato dormindo de olho meio aberto pelo menos uma vez na vida. É até engraçado flagrar o animal desse jeito, mas não se engane: apesar de parecer estar dormindo, o sono de gato com olho semicerrado está longe de ser profundo. Esses bichinhos, na verdade, estão super conscientes do que acontece ao redor, e estão apenas “descansando” as pálpebras e tirando um breve cochilo - mas se algo ameaçador surgir, ele estará de prontidão para enfrentar.
Redação: Juliana Melo