Os memes de gato estão aí para provar que essa espécie é única. Engraçados e destemidos, eles estão o tempo todo surpreendendo os donos (e o mundo todo) com suas peripécias. Os vídeos de gatos corajosos que rolam pela internet, inclusive, são capazes de deixar qualquer um de boca aberta. Geralmente, são felinos que não pensam duas vezes antes de atacarem um possível predador - muitos deles com o triplo do tamanho do bichano.
O que poucos sabem é que esse comportamento é um traço natural dos gatos: apesar da domesticação, eles carregam o instinto de sobrevivência de seus ancestrais. Veja a seguir alguns vídeos que separamos de gatos sem noção do próprio tamanho que não hesitaram em defender o próprio território!
1) Vídeo de gato enfrentando cobra mostra coragem de leão
Não dá para negar o quanto as cobras e os gatos são ligeiros! Ambas as espécies têm reflexos apurados. Só para você ter uma ideia, os humanos possuem um tempo de reação de até 0,45 segundos. Enquanto uma cobra consegue reagir em 70 milissegundos. Mesmo assim, os felinos saem ganhando. O tempo de reação do gato é de 20 a 70 milissegundos. O vídeo abaixo ilustra como os reflexos de um gato são superiores aos demais. Quando a cobra na cena tenta dar um bote, o bichano consegue ser mais rápido e ataca de volta.
@leopoldoja #gato #cobra #tapa som original - chapadoss
2) Gato enfrenta cachorro que tem o dobro do seu tamanho
O senso comum diz que cães e gatos são inimigos naturais. Na verdade, toda a rixa foi criada pelos seres humanos. Os animais apenas buscam defender seu território. Mesmo assim, há quem acredite nessa briga. E o pior: acreditam que os cães sempre ganham uma disputa contra os felinos. Mas cada um tem sua forma de ataque. Enquanto os cães são mais fortes, os gatos têm táticas mais aprimoradas.
Outra fala bem comum afirma que os cães Pitbull são agressivos. O que não é verdade. A prova disso está no vídeo abaixo. Enquanto um cão dessa raça tenta humildemente brincar com um felino, o bichano não está para brincadeira e vai para cima do doguinho.
@kevebee We can't even watch a family movie in peace #fyp #catvsdog #dogvscat #fyp #foryou #petsoftiktok #fight original sound - Kevebee
3) Pato tenta atacar gato e recebe patadas em troca
Patos são seres inofensivos e podem até mesmo ser criados como pets. Num encontro entre os dois animais, a tendência é acreditar que o pato será um predador devido ao seu grande bico. Porém, o gato do vídeo a seguir mostra quem é que manda. Mesmo com a ave tentando dar uma bela mordida, o bichano assume a briga e devolve uma sequência de patadas, mostrando que não é impossível ver um gato caçando aves.
@pussycat920 The cat and the duck fight#cute #fyp #pet #cat - ABCandE
4) Gato enfrenta jacaré em fazenda nos EUA
Os jacarés podem ser assustadores. Para nossa sorte, é bem difícil encontrar um deles em ambiente urbano. Mas não é impossível, como esse caso aqui. Em novembro de 2010, dois jacarés resolveram invadir uma fazenda em Louisiana, no sudeste dos Estados Unidos. Só que eles não esperavam que o local tinha um grande segurança: um pequeno gato preto. Apesar do tamanho, o felino colocou os répteis para correr, que prontamente voltaram para o lago de onde saíram. Parece mentira, mas o vídeo abaixo mostra a cena "hilária".
@dailymail Tell me you're brave without actually telling me you're brave: ViralHog #shocking #ohno #brave #cats #catsoftiktok original sound - Daily Mail
5) Gato corajoso enfrenta urso que apareceu no quintal
Em junho de 2022, uma família levou um baita susto: um grande urso preto estava próximo de uma casa. Mas não foi preciso acionar o socorro. O gato deles fez esse serviço. Eles registraram o momento em que o urso corre do Tigger, um pequeno gato Bengal e a cena mostra a bravura do bichano. Mas aparentemente, não foi só o predador que teve medo do felino. Em uma entrevista para a emissora local, eles contam que Tigger costuma avançar até contra os cães da rua. Veja o bichano espantando o urso.
@blasterbrawls i opened the door and saw this. #bengal#bear#bearfight#bearfunny#catvsbear #northvancouver #blasterbrawls #wildcat original sound - blasterbrawls
Mas essa não foi a primeira vez que um felino coloca urso para correr. Em 2015, uma família do Alasca se deparou com o grande animal na porta de casa. Mas Nani, o gato Savannah que morava na casa, se encarregou de tirá-lo dali. Foi necessário só um susto do bichano para o urso correr.
6) Vídeo mostra um grande tigre com medo do gato
Gatos e tigres têm várias coisas em comum. Ambos pertencem à família Felidae, têm hábitos noturnos, marcam território com a urina, possuem garras afiadas, entre outros aspectos físicos bem parecidos. Inclusive, um estudo chamado “The tiger genome and comparative analysis with lion and snow leopard genomes †(O genoma do tigre e análise comparativa com os genomas do leão e do leopardo-das-neves) aponta que os tigres compartilham 95% do mesmo genoma do gato doméstico. Porém, os tigres ainda são felinos selvagens. Apesar do tamanho e do forte instinto do tigre, o gatinho desse vídeo não teve medo de encarar o seu parente.
@cutetiger231 Tigers are afraid of cats #tiger #cat #animal nhc nn - Cute Tiger
7) Nem um predador do mar conseguiu assustar esse gatinho
Focas são fofinhas, mas não se engane. Dentre os animais marinhos, elas são um dos mamíferos mais perigosos e há registros de ataques até contra humanos. O gatinho desse vídeo aparentemente não se esqueceu desse detalhe e não hesitou em se defender de uma foca que se aproxima dele. Após a bela patada do bichano, a única saída da foca foi “rolar†de volta para o seu habitat.
@animais005 Gato bate rosto de uma foca #memesbr #memesbrasil #memesbrasileiros #animal #animalsoftiktok #Brasil #brasileiro #fy #foryou #foryoupage #fyp som original - nada00090
Gato corajoso exige mais atenção e cuidado dos tutores
Vídeos onde gato enfrenta jacaré (ou cobra e outros cães) são engraçados. Mas isso não quer dizer que o felino deve ser estimulado a isso. Essas brigas são extremamente perigosas e e podem acabar em acidentes. Ao ver o gato enfrentando cachorro que só quer brincar, por exemplo, é interessante chamar a atenção dele. Ataque e defesa são características de sobrevivência do bichano, mas um gato doméstico não é criado para agir de maneira selvagem contra animais que têm o dobro do seu tamanho. Há grande risco da confusão ser fatal.
A caça também faz parte do instinto dos gatos. No entanto, o ideal é que ele faça a captura de brinquedos. Então se seu gato come barata barata e outros bichinhos, saiba que esses insetos podem contaminar e adoecer o felino.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes