Adotar cachorro ou gato é, antes de tudo, um ato de amor. São milhares de animais abandonados esperando uma família para chamar de sua. Em tempos de isolamento social, muitos projetos de adoção foram pausados e deixaram de acontecer presencialmente, como foi o caso da campanha “Me beija, me adota!”, que circulava nas praças da cidade do Rio de Janeiro durante os finais de semana. Para contornar essa situação e incentivar a adoção sem sair de casa, a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) resolveu lançar o programa “Entrega Pet”, onde o processo para adotar animais abandonados é totalmente virtual. Em quatro meses, cerca de 200 bichinhos ganharam um novo lar com o projeto.
Gatos e cachorros para adotar sem sair de casa: conheça a campanha “Entrega Pet”
O Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo abriga cerca de 900 animais, entre cães e gatos, e todos são oriundos de abandono e maus-tratos. A instituição faz diversas campanhas para encontrar um lar para esses animais e foi impactada pelo isolamento social. Com a suspensão da adoção presencial, a Subem decidiu lançar o “Entrega Pet”, onde é possível adotar um peludinho sem sair de casa. “Essa foi uma medida para incentivar a adoção. Tudo é feito virtualmente e depois entregamos o animal na casa do adotante”, explica Roberto de Paula, subsecretário do Bem Estar Animal da cidade do Rio.
Para incentivar mais ainda a adoção desses animais, a subsecretaria tem usado as redes sociais a seu favor para divulgar os peludinhos candidatos à adoção e contar suas histórias. De abril a julho de 2020, cerca de 200 animais já ganharam um novo lar. “No início de julho, realizamos a primeira Live de Adoção da Prefeitura do Rio, diretamente da Fazenda Modelo, em nossa página no Facebook. Mostramos os animais ao vivo, contamos suas histórias, falamos sobre o seu comportamento, sobre guarda responsável e sobre adaptação no pós-adoção”, conta Roberto.
Bruna adotou a cadela Dorinha pelo projeto "Entrega Pet" durante o isolamento
Muita gente pode acabar ficando insegura com a ideia de adotar cachorro online, mas a verdade é que todo o processo é bem simples. A Bruna Beck conheceu o “Entrega Pet” por meio de uma reportagem na televisão e resolveu saber mais sobre o projeto, acessando a página do projeto. Foi lá que ela viu o vídeo do resgate da Dorinha e logo se apaixonou! “As imagens me tocaram muito e não foi fácil escolher um dentre os diversos cachorros resgatados naquela ocasião, mas ela chamou minha atenção. Parecia muito magra e debilitada”, lembra Bruna.
O processo de adoção do “Entrega Pet” passa por várias etapas e a tutora precisou fazer uma entrevista por telefone e enviar vídeos da casa para assegurar que a cachorrinha teria um ambiente adequado para viver: “É muito evidente a preocupação dos envolvidos no programa com a qualificação dos adotantes”.
Após realizar a entrevista e ter a adoção aprovada, chegou a hora de arrumar a casa para receber a sua nova amiguinha de quatro patas. “Eu não tenho animais de estimação há alguns anos e ter um bichinho na casa exigiu alguma adaptação, sobretudo no caso dela, que ainda precisava de cuidados especiais para se recuperar da situação em que se encontrava. Alegria foi a coisa que a Dorinha mais trouxe aqui para casa. Era nítida a felicidade dela em perceber que tinha um lar, um ambiente seguro em que todos lhe davam muito carinho”, conta Bruna.
A Dorinha já está há dois meses com a Bruna e a tutora só tem elogios para fazer ao projeto! “Recomendo demais àqueles que têm vontade e condições de adotar um bichinho nesse momento complicado que vivemos. O animal só tem carinho e alegria a oferecer, e faz com que esse período de isolamento passe de forma mais suave”, ressalta.
“Quero adotar um gato ou cachorro! O que preciso fazer?”
A adoção é coisa séria. Por isso, adote um cachorro ou gato sempre com a consciência de que essa é uma responsabilidade para o resto da vida do animal. Se você mora na cidade do Rio de Janeiro e quer adotar um cachorro ou um gato pelo projeto da Prefeitura, o processo é muito simples. Tudo que você precisa é:
• Ser maior de 18 anos;
• Apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
• Chamar a equipe do projeto pelo WhatsApp: (21) 99399-3968;
• Agendar uma entrevista com a coordenadora de adoção, que será realizada por meio de chamada de vídeo;
• Com a entrevista aprovada, é feito o agendamento do dia da entrega e o Entrega Pet vai até sua casa* com o bichinho!
*Entrega somente na cidade do Rio de Janeiro.
Antes de seguir para a nova casa, todos os animais do projeto são castrados, vacinados e microchipados.
“Entrega Pet” fez tanto sucesso que será um projeto contínuo
O "Entrega Pet" surgiu como uma ação emergencial para incentivar a adoção de animais durante a quarentena. No entanto, deu tão certo que a ideia é que se torne um projeto contínuo. “Acreditamos que a adoção responsável tem que ser estimulada em qualquer época do ano e da vida! Adotar é um ato de amor”, reforça Roberto. "Muitas pessoas abriram seus lares e corações aos nossos peludinhos e foi muito emocionante presenciar as entregas. Aqueceu o coração da equipe de esperança e nos trouxe a certeza de estarmos no caminho certo”.
Redação: Juliana Melo