Alimentação animal

Alergia alimentar em cães: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

Publicado - 05 Maio 2020 - 13h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A alergia alimentar em cães é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinados agentes invasores presentes na ração de cachorro e outros alimentos. Os animais, assim como os seres humanos, podem se tornar alérgicos a diversos tipos de comidas, incluindo aquelas que já fazem parte do consumo do dia a dia há anos.  Geralmente, os fatores mais comuns que geram alergia em cachorro são a presença de corantes nas rações e o tamanho da proteína processada. A seguir, saiba mais sobre o assunto e a explicação da veterinária Marcela Machado, que atua no sistema público de saúde animal. 

Alergia em cachorro: quais são as principais causas?

A maioria dos cães geralmente tem reações alérgicas a mais de um alimento. “O corpo encara o corante e/ou a proteína com uma ‘lente de aumento’, como se fosse algo nocivo ao corpo. Então, o sistema imunológico produz uma série de células que vão acarretar todos os sintomas da alergia, geralmente vistos na pele e no sistema digestivo”, relata a médica veterinária.

Como identificar um cachorro com alergia?

É bom sempre ficar de olho na pele do seu cachorro. Observe se há falhas no pelo, machucados que apareceram sem motivo e coceira persistentes. “Pele com prurido, manchas calvas, vermelhidão, placas de urticária, edemas e coceiras na parte interna das orelhas são alguns dos sinais mais comuns de alergia alimentar nos cães” descreve a médica veterinária Marcela Machado.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Verifique também se as fezes do animal estão firmes ou sem forma. Caso o cão esteja vermifugado corretamente e ainda assim apresentar diarreia, o problema pode ser um indicativo de alergia alimentar. “Um cão com reação alérgica pode apresentar diarreia crônica. Ao notar o desarranjo intestinal, os tutores devem procurar o médico veterinário de sua confiança para tratar o animal corretamente e, assim, evitar que a saúde dele fique ainda mais debilitada”, recomenda a profissional.

O que fazer ao identificar uma possível alergia alimentar em cães?

Após identificar um ou mais sintomas de alergia alimentar no seu cachorro, é recomendado que você não espere o quadro se agravar e leve o seu animal de estimação a uma clínica veterinária. “Só o profissional de saúde animal saberá identificar o que está causando a alergia no cão por meio de exames clínicos e laboratoriais”, ressalta Marcela. 

Na consulta, é importante que você relate algumas informações, como os hábitos alimentares do seu cachorro nos mínimos detalhes. Anote o nome da ração, os petiscos e alimentos que você costuma oferecer a ele. Não minta ou omita nada ao médico veterinário. Mesmo que você tenha dado algum alimento não recomendado, você deve informar isso ao profissional para que ele possa fazer o diagnóstico corretamente e tratar seu animal como ele precisa.

 

O cachorro com alergia alimentar pode se coçar mais que o normalA alergia alimentar em cães também pode acarretar em feridas na pele e queda de pelo

 

Quais são os os tratamentos mais comuns da alergia de cachorro?

 

Com a causa da alergia alimentar desvendada, o tratamento deve ser administrado com rigor. De fato, não adianta nada comprar o remédio para alergia de cachorro se você não tem a intenção de seguir adequadamente as recomendações relacionadas à alimentação. 

1) Troca da ração de cachorro

Em alguns casos, trocar a ração que você costuma oferecer ao seu cachorro pode ser a solução para tratar a alergia alimentar. Mesmo que você já dê uma ração recomendada e de qualidade a ele, pode ser necessário substituí-la por outra marca ou até mesmo começar a usar uma ração especial, especialmente se o problema do seu pet estiver relacionado ao tamanho da proteína.

2) Vitamina para cachorro e antiparasitários 

Algumas vitaminas e antiparasitários promovem a saúde da pele e do pelo de um cachorro. Caso o seu cão tenha alergia alimentar e apresente lesões na pele, o uso desses recursos pode beneficiar a saúde e bem-estar do pet. Antes de comprar qualquer remédio para alergia de cachorro, peça a orientação de um veterinário de sua confiança. 

3) Remédio para alergia de cachorro 

Com a alergia, cachorro pode ter coceiras em diferentes partes do corpo. Para tratar esse problema tão incômodo, normalmente são administrados corticoides e antialérgicos para que o animal para de machucar a pele ao se coçar. “É importante seguir todas as recomendações do médico veterinário em relação aos horários e dosagens dos medicamentos. Jamais dê algo por conta própria, sem antes consultar o profissional de saúde canina. A administração errada de medicamentos pode levar o seu cachorro a óbito”, alerta a veterinária Marcela Machado

O que os tutores podem fazer para evitar o desenvolvimento da alergia alimentar em cães?

Cães de todas as raças e portes estão sujeitos a desenvolver alergia alimentar. Alguns cuidados, porém, podem evitar que o seu animal de estimação venha a ter problemas.

1) Escolha a ração de cachorro mais adequada

Ao escolher a ração de cachorro, dê preferência a produtos de qualidade, sem corantes artificiais na fórmula. Quanto mais colorida a ração for, mas corante ela terá. Até as rações que não parecem ser coloridas artificialmente podem apresentar corantes adicionados. Portanto, é bom ficar atento à lista de ingredientes e não apenas ao visual do alimento. 

2) Fique de olho nos petiscos coloridos

A escolha dos petiscos deve seguir a mesma orientação da ração: observar bem os ingredientes do produto e evitar alimentos coloridos artificialmente.

3) Ofereça alimentos frescos

Introduzir alimentos frescos na dieta do seu cachorro pode ser importante para evitar alergias, uma vez que você sabe exatamente o que está sendo oferecido. “Verduras, frutas (exceto uva), legumes cozidos e até mesmo as carnes podem ser colocados no comedouro dos cães. Você só deve tomar alguns cuidados como retirar as sementes das frutas, cozinhar os legumes sem sal e preparar a carne sem nenhum tempero, condimento ou óleo”, alerta a veterinária. 

4) Evite alimentos não apropriados para o consumo animal

Quando estamos nos alimentando, é muito difícil resistir à carinha de pidão de um cachorro, não é mesmo? No entanto, alguns alimentos do consumo humano, como o chocolate, são verdadeiros venenos para os animais de estimação e devem ser evitados. 

Convivendo com um cachorro com alergia alimentar

Os tutores de cães com alergias alimentares devem estar sempre atentos ao que o animal come. É importante avisar a todos que têm contato com o pet sobre as necessidades e a lista de alimentos proibidos. Com a alimentação certa e nenhuma exceção, o seu cãozinho poderá viver saudável e com muita qualidade de vida. 

Redação: Guilherme Segal

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cachorro

Diarreia e vômitos descontrolados: qual a doença mais grave que pode atingir o sistema gastrointestinal dos cães?

Diarreia intensa, vômitos constantes, perda de apetite e fraqueza extrema. Esses sintomas são comuns em problemas digestivos em cach...

Cachorro

Cachorro idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade e dicas de cuidados nessa fase

A idade dos cachorros funciona de maneira diferente da nossa. Os cães envelhecem mais rápido do que a gente imagina. Por isso, é imp...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Ver todas