Filmes com cachorro, como o concorrente ao Oscar "Anatomia de uma Queda", sempre chamam atenção. Afinal, como é possível que um cão consiga atuar tão bem atrás das câmeras? Um dos aspectos mais elogiados desse longa é o seu elenco, sendo que o Border Collie Messi, que interpreta o cão Snoop, foi o que mais roubou a cena.
A atuação é tão aclamada que o cão chegou a ganhar até mesmo um prêmio por ela! Porém, se você acha que ser um cachorro ator é fácil, está muito enganado! Confira como foi realizado o treinamento do Border Collie Messi para o filme e saiba por que essa raça é tão presente no universo audiovisual. Atenção: alerta de spoilers do filme "Anatomia de uma Queda" a seguir!
Border Collie do filme "Anatomia de uma Queda" passou por longo treinamento
O filme "Anatomia de uma Queda" conta a história de um homem que é encontrado morto pelo filho após cair de um chalé no meio da neve, na França. O menino é cego e estava passeando com seu cão-guia, o Border Collie Snoop (interpretado pelo cachorro Messi). A partir daí, começa a investigação se o caso foi um acidente, um suicídio ou um assassinato.
O cachorro Border Collie se mostra um dos personagens mais importantes da trama. Para isso, o cão Messi precisou de um intenso treinamento que durou 2 meses. Em uma das cenas de "Anatomia de uma Queda", o cachorro ajuda a construir o caso investigado no tribunal. Messi precisava se fingir de morto e ficar bem paradinho, mesmo com um grande caos acontecendo ao seu redor, incluindo diversas pessoas gritando perto dele. Além disso, o Border Collie no filme acaba ingerindo uma grande quantidade de comprimidos e fica em estado catatônico. Na cena, o cão espuma pela boca e demonstra uma forte letargia.
Até que Messi conseguisse realizar essa cena com perfeição, foram necessárias muitas sessões de treinamento. A tutora do animal, Laura Martin Cotrini, confessou em entrevista para a Revista Variety qual foi o truque usado com o Border Collie: ela simplesmente realizou uma sessão intensa de jogos com a bola de cachorro preferida do animal, pois sabia que ele ficaria com a língua para fora de tão cansado após a brincadeira. A tutora ainda registrou alguns cliques dos bastidores com o Border Collie Messi em suas redes sociais. Confira:
Border Collie Messi ganhou prêmio por sua atuação em "Anatomia de uma Queda"
Todo o treinamento que o Border Collie precisou passar para atuar em "Anatomia de uma Queda" valeu a pena: Messi ganhou o prêmio Palme Dog de melhor atuação do ano! O Palme Dog é uma premiação do Festival de Cannes que existe desde 2002. Seu objetivo é premiar as melhores atuações caninas. Além disso, o Border Collie está super famoso e já posou com várias celebridades, como Billie Eilish, Ryan Gosling e Bradley Cooper.
Ryan Gosling, indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Barbie, ficou completamente apaixonado por Messi.
Border Collie: cachorro mais inteligente do mundo aprende truques com facilidade
Apesar de ser necessário um treinamento, é preciso destacar que dois meses é um período bem pequeno para que um cão aprenda tantas coisas, desde fingir de morto em um local caótico até fingir que está catatônico. Porém, existe um motivo que explica essa rapidez e está relacionado a um título especial que pertence à raça Border Collie: cachorro mais inteligente do mundo! No ranking de inteligência canina, este pet ocupa a primeira colocação.
Existem alguns fatores que explicam por que esta raça merece o prêmio de cachorro mais inteligente. Border Collie é um cão de pastoreio que possui instintos muito apurados. Além disso, é um animal sociável e que possui uma facilidade enorme em aprender comandos - o que vem bem a calhar na hora de atuar em um filme. Esse cachorro inteligente também tem um foco excepcional, o que significa que ele não vai se distrair com outras coisas até que termine a função que foi determinada para ele.
Outro ponto que faz do Border Collie o cachorro mais inteligente do mundo é sua alta capacidade de assimilar comandos. Isso quer dizer que, além de aprender com facilidade, também faz isso em menos tempo e com menos repetições. Por fim, o Border Collie também consegue se adaptar facilmente a diferentes situações, outra característica indispensável em um bom ator.
"Anatomia de uma Queda" não é o único filme que conta com Border Collie no elenco
Por ser o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é uma raça muito utilizada em diversos trabalhos audiovisuais. Seja em comerciais, séries ou filmes, esse pet costuma conviver muito bem em um set de filmagens, fazendo com que ele seja escolhido por muitos diretores para fazer parte de vários elencos.
O Border Collie de "Anatomia de uma Queda" é apenas um dentre vários cães dessa raça que já roubaram a cena em filmes. Em "O Anjo Cachorro", o protagonista é um Border Collie chamado Cooper. Já no filme "Babe, o Porquinho Atrapalhado", temos a cachorrinha Fly, que é da mesma raça. O cachorro inteligente Border Collie também já foi escalado em outros longas, como "Um Ano de Cão", "Um Hotel Bom pra Cachorro", "Superando o Passado" e mais!