Cachorro com falta de apetite não é tão comum assim. Eles geralmente são conhecidos por serem loucos por comida, mas em alguns casos pode acontecer exatamente o contrário e isso é um indício de anorexia. Essa doença, que atinge os humanos, é caracterizada por uma preocupação exagerada com o peso e no caso dos pets, ela é um pouquinho diferente, mas os danos são os mesmos e o baixo peso é o maior sintoma. Embora raro, é interessante abordar esse tema. Conheça mais sobre a anorexia em cães aqui no Patas da Casa.
A anorexia em cães é caracterizada pela falta de apetite
Para entender mais sobre esse assunto tão complexo, convidamos a Dra. Águeda Garcia (CRMV-SP 9297) para explicar sobre a anorexia em cães. Ela começa respondendo que a ausência de apetite do cachorro é a maior característica desse transtorno alimentar que, consequentemente, tem a redução da ingestão de alimentos. Ou seja, durante um quadro de falta de apetite, cachorro não vai comer de jeito nenhum. Entre as causas da anorexia em cães, ela lista:
- Intoxicação medicamentosa;
- Alterações na boca ou nos dentes;
- Alterações gástricas;
- Alterações intestinais;
- Alterações hepáticas;
- Alterações pancreáticas;
- Dores e inflamações;
- Infecções;
- Ansiedade e estresse;
- Tratamentos quimioterápicos.
Cachorro com falta de apetite: como lidar com esse problema?
Como cuidar de um animal anoréxico pede auxílio veterinário, afirma a Dra. Somente um profissional vai identificar a diferença entre anorexia (ausência total de apetite), hiporexia (diminuição do apetite) e disrexia (apetite caprichoso - isto é, mais exigente). A hiporexia, por exemplo, pode ser mais comum no verão, período em que o cachorro com calor pode perder a vontade de comer. “O calor intenso pode gerar hiporexia e disrexia, diminuindo ingestão de alimentos e aumentando ingestão de água ou selecionando alimentos mais frescos. Mas vale reforçar que em todos os casos é fundamental levar o pet ao médico veterinário para avaliação clínica.”
O problema, no entanto, é quando a hiporexia continua após essa época: “Na maioria das vezes uma anorexia é subsequente a uma hiporexia, e quanto antes houver tratamento da causa e intervenção para adequado manejo alimentar, mais rápida a recuperação do pet.”
Tratamento para cachorro sem fome é feito com dietas individualizadas
Não tem como ajudar um animal anoréxico sem uma dieta específica para cada particularidade canina. Segundo a nutricionista veterinária, o tratamento vai de acordo com a causa e com adequado manejo na alimentação do cachorro: “Deve ser realizada uma dieta individual com composição adequada de calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, concentrados no menor volume de alimento. Em casos graves, pode ser necessário o suporte endovenoso”, diz.
Inclusive, ela menciona uma tática para aumentar o apetite do animal: “Alimentos levemente aquecidos têm seu sabor exacerbado, o que pode ajudar a aguçar o paladar do cãozinho.”
O acompanhamento veterinário evita um cachorro sem fome
Avaliações e exames clínicos são as melhores formas de evitar um quadro de anorexia canina, bem como qualquer doença de cachorro. De acordo com a Dra. Águeda, uma avaliação muito importante é a da cavidade oral, que identifica a presença de tártaro em cachorro.
“Em alguns casos é possível evitar a anorexia através de visitas regulares ao médico veterinário para exames clínicos que avaliam a saúde do pet. Um exemplo é a avaliação da cavidade oral, que pode evitar o surgimento de inflamações e infecções decorrentes do tártaro, quando indicada uma limpeza preventiva”, finaliza. Tão importante quanto assegurar o apetite canino, é saber de cor os alimentos proibidos para cachorro.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes