Nenhum tutor gosta de ver o próprio pet doente, mas essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos. Nessas horas, vômitos e diarreia em cachorro são sintomas bastante comuns a várias doenças, por isso é importante saber como agir para evitar a desidratação do pet. Uma das principais dicas é saber como fazer soro caseiro para cachorro — mas, claro, com uma atenção especial às medidas dos ingredientes. É isso que o Patas da Casa te conta a seguir!
Como fazer soro caseiro para cachorro?
Fazer soro para cachorro é muito simples e requer pouquíssimos ingredientes. O mais importante, na verdade, é seguir as proporções certas para não haver erros. Veja abaixo quais são os ingredientes necessários para a receita:
- 1 litro de água mineral ou filtrada;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de sal;
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio.
Há também quem goste de acrescentar suco de meio limão, mas isso é opcional. Agora que você já sabe tudo que vai precisar para o soro caseiro, como fazer para cachorro? O primeiro passo é ferver a água até ela entrar em ebulição. Em seguida, desligue o fogo e despeje o líquido em um recipiente de vidro. Adicione os demais ingredientes e misture bem com o auxílio de uma colher. Depois é só esperar esfriar para oferecer o soro caseiro para cachorro.
Em que casos pode dar soro caseiro para cachorro?
Não é sempre que esse tipo de soro para cachorro é indicado. Na verdade, ele só serve para auxiliar casos de desidratação leve. É o que explica a médica veterinária Amanda Carloni: “O soro caseiro para cachorro pode ser recomendado em situações em que há risco de desidratação, como quadros de vômito e/ou diarreia. “
O soro ajuda a repor a água e os sais minerais que o cãozinho perde nessas situações, evitando que ele fique desnutrido e desidratado. Porém, dependendo da gravidade do quadro, podem ser necessárias outras medidas. É importante consultar um médico veterinário de confiança para ter todas as orientações e tratamento adequado do paciente.
Dicas para oferecer o soro para cachorro
A frequência do soro caseiro para cachorro varia de acordo com peso, porte e idade do animal. Por isso, essa é uma informação que vai depender da consulta com o veterinário. Já a melhor maneira de administrar o líquido vai depender do nível de aceitação do bichinho. Alguns não têm problema nenhum em beber soro, já outros podem ser mais relutantes.
No primeiro caso, é só colocar o soro para cachorro diretamente no potinho dele, retirando qualquer resquício de água antes. Já no segundo, você pode ter o auxílio de uma colher ou seringa plástica sem agulha para administrar a solução.
Em casos mais graves, os veterinários também podem optar por dar o soro para cachorro subcutâneo, que é quando a solução é aplicada diretamente na veia ou no tecido abaixo da pele. Nesses casos, apenas profissionais podem administrar o líquido — por isso não tente nada disso em casa!