O soro caseiro para cachorro é utilizado para repor a hidratação do pet nas situações em que há muita perda de água e sais minerais do organismo. O cachorro com diarreia ou vomitando precisa repor esse líquido o quanto antes, principalmente se o corpo tiver eliminado mais de 10% do peso corporal. A desidratação pode causar fraqueza e normalmente se manifesta com respiração ofegante, saliva espessa, mucosas secas e diminuição da elasticidade da pele. Em casos mais sérios, no entanto, o soro caseiro pode não ser suficiente para a recuperação do cachorro desidratado, necessitando assim de atendimento médico para repor o líquido por meio da aplicação intravenosa.
Por isso, é importante saber identificar quando o soro caseiro para cachorro é indicado ou não. O cachorro vomitando ou com diarreia severa precisa ser levado ao veterinário com urgência para o manejo adequado. Veja a seguir algumas dicas!
Cachorro pode tomar soro caseiro, mas com moderação
O soro para cachorro é usado para amenizar os efeitos da diarreia ou vômito, pois ajuda a repor a água e os minerais perdidos. O soro caseiro ajuda em situações moderadas, ou seja, quando o animal não apresenta gravidade e o quadro pode ser controlado. Mas o ideal é que o tutor busque outras alternativas antes de oferecer o soro, como bastante água fresca ou água de coco. O soro, quando não oferecido da forma correta, pode causar alergia e irritabilidade no estômago ou intestino.
O soro pode não surtir efeito no caso do cachorro com diarreia evacuando muito e repetidas vezes, ou no caso das fezes com sangue, por isso é importante avaliar a cor do líquido expelido antes de tomar qualquer medida. Se o animal apresenta diarreia moderada e não há indícios de outros sintomas, como febre e apatia, o tutor pode oferecer alguns alimentos para cachorro com diarreia comer, como arroz branco e frango cozido, batata, abóbora, entre outros. O soro caseiro para cachorro que não come pode ser uma alternativa para manter o mínimo das necessidades nutricionais do pet. Porém deve se investigar os motivos da falta de apetite canina, pois cachorro sem comer é sinal de que algo está errado. Se o cachorro estiver vomitando ou com diarreia, evite também oferecer ração para não piorar o quadro.
Receita de como fazer soro caseiro para cachorro
Fácil de fazer, a receita de soro caseiro para cachorro não é muito diferente do soro para uso humano. A atenção deve ser com as medidas e a qualidade da água utilizada. Veja como fazer soro para cachorro:
- 1 litro de água mineral limpa e fervida
- Uma pitada de sal (ou uma colher de chá)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Suco de meio limão (opcional)
O modo de preparo é simples, após a água atingir o ponto de fervura, coloque-a em um recipiente adequado, como uma jarra de polietileno reforçado ou garrafa térmica (evite plástico). Em seguida coloque todos os outros ingredientes e misture com uma colher. Espere esfriar antes de oferecer ao pet e lembre-se que o tempo de uso do soro caseiro é de 24 horas. Portanto, ofereça de uma a duas vezes ao dia, obedecendo a quantidade de acordo com o peso do pet. Além do soro caseiro, você pode optar por outras soluções de hidratação feitas para o pet que são encontradas em pet shops.
Cuidados para evitar o cachorro com diarreia
Uma boa alimentação e avaliação da dieta canina com um veterinário é importante para evitar qualquer mal estar no cachorro. Geralmente, as raças de grande porte têm predisposição a problemas estomacais, como o Pastor Alemão e o Boxer. Mas algumas raças pequenas, como Bulldog Francês e Yorkshire Terrier também podem sofrer de condições no estômago. Se o seu pet é de alguma dessas raças, redobre os cuidados com a alimentação do cachorro. Também saiba quais são os alimentos proibidos para cachorro para evitar qualquer problema.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes