Cuidados dos animais

Aprenda como montar uma árvore de Natal à prova de gatos com esse passo a passo de especialistas

Publicado - 12 Novembro 2024 - 15h12

Atualizado - 12 Novembro 2024 - 15h12

A época de montar a árvore de Natal chegou, e esse é um período que sempre traz um grande desafio para os gateiros de plantão: saber como manter a decoração à salvo dos bichanos. Erguer uma árvore de Natal para quem tem gatos não é nada fácil, mas, felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar a manter o seu amigo de quatro patas afastado dos pinheiros natalinos. A seguir, confira um passo a passo com informações importantes sobre gatos e árvores de Natal!

Gatos no Natal: por que os bichanos amam derrubar as árvores?

Só quem tem gatos sabe como o fim de ano pode ser complexo, principalmente quando falamos da decoração de Natal. Montar uma árvore de Natal para gatos — ou, melhor, à prova de gatos — exige muitos cuidados. Mas você já se perguntou por que os bichanos têm tanto interesse por esse tipo de coisa? Acredite: tem uma explicação muito lógica por trás desse comportamento felino.

Na natureza selvagem, os gatos eram super acostumados a escalar árvores e observar o ambiente do alto. Esse, inclusive, é um instinto que permaneceu mesmo com a domesticação: muitos gatinhos amam escalar estantes e outros móveis de casa.

Imagem Quiz:Quem é o seu gato no Natal em família?

Quem é o seu gato no Natal em família?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O que acontece é que, ao colocar uma árvore de Natal para gatos dentro de casa, o tutor acaba instigando um comportamento natural do pet, que é o de subir na árvore. Além disso, o instinto caçador também é ‘ativado’ por causa dos enfeites pendurados. Como eles normalmente são muito chamativos e balançam quando alguém mexe na árvore, os gatinhos encaram a decoração como “presas” que devem ser perseguidas.

gato deitado na cama com árvore de natal atrás
A árvore de Natal para quem tem gatos deve ter enfeites simples

9 dicas de como montar uma árvore de Natal para gatos

De maneira geral, os gatos no Natal veem a árvore e os enfeites como um grande parque de diversão montado exclusivamente para ele! Por isso, montar uma árvore de Natal para quem tem gatos não é algo que pode ser feito de qualquer jeito. Veja a seguir algumas dicas para manter a segurança do seu pet e da árvore de Natal:

1) Escolha uma árvore de Natal com tamanho adequado

A melhor árvore de Natal para quem tem gatos costuma ser a versão pequena. Quanto menor for a árvore, menos ela vai chamar a atenção do seu pet e menor vai ser o estrago se ele tentar derrubá-la. O ideal é apostar em uma árvore de mesa, por exemplo. Mas, caso você prefira montar uma árvore maior, vale a pena ficar de olho nas próximas dicas!

2) Posicione a árvore longe do alcance do pet

O principal ponto é não deixar que o gatinho tenha um contato tão direto com a árvore, ou então que ela esteja em um local que não dê para cair completamente. Se investir em uma árvore menor, você pode erguê-la em cima de algum móvel que o gatinho não alcança com tanta facilidade. Já se for uma árvore de Natal para gatos grande, a dica é posicioná-la entre os cantinhos da sala com alguns móveis servindo de barreira nas laterais.

3) Certifique-se de que a base da árvore de Natal esteja firme

O comportamento de gatos no Natal pode ser muito imprevisível. Por isso, o tutor também deve ter certeza de que adquiriu uma árvore com uma base bem firme, garantindo que ela não vai cair com facilidade. Confira como está o suporte, se ele é muito frágil ou mais resistente a possíveis tombamentos. Se não sentir tanta firmeza, vale a pena trocar a árvore.

4) Não decore a árvore de Natal para gatos de imediato

Um dos maiores erros que muitos tutores cometem é o de enfeitar a árvore de Natal assim que ela é posta. Bom, se você convive com um gato, é bem provável que essa estratégia dê errado. O ideal, na verdade, é montar a árvore primeiro, observar o comportamento do pet e esperar alguns dias até começar a decoração. Isso vai atiçar bem menos a curiosidade felina.

5) Quando for decorar, mantenha seu gatinho em outro cômodo da casa

Outro ponto muito importante é nunca decorar a árvore de Natal na frente dos bichanos. As chances de o seu amigo achar que tudo é uma brincadeira para gatos são bem altas, e é aí que os peludos vão querer atacar todos os enfeites mesmo! A dica é deixar o gatinho preso por alguns minutos no quarto na hora da decoração.

6) Prefira enfeites foscos e menos reluzentes

Uma árvore de Natal para quem tem gatos nunca pode ser muito chamativa. Mesmo que a tentação seja grande de colocar os enfeites mais brilhantes possíveis, o melhor a se fazer é pendurar adereços mais neutros, foscos e simples para não chamar tanta atenção do pet. Alguns materiais indicados são objetos feitos de feltro ou papel.

7) Pendure os itens mais frágeis no topo da árvore

Caso tenha alguma decoração mais frágil e que pode quebrar, nunca pendure muito próximo da base. Na verdade, a melhor alternativa é pendurar esses adereços no topo da árvore de Natal para gatos, longe da visão felina. Assim seu amigo vai se sentir menos instigado a brincar com ele e derrubá-lo.

8) Coloque fita crepe ou papel alumínio na base da árvore

A fita crepe e o papel alumínio são materiais com uma textura que os gatos não gostam. Por isso, essa é uma das melhores maneiras de manter os peludos bem longe da sua árvore de Natal! Você  deve colar fita crepe ou papel alumínio em volta de toda a base do pinheiro. Assim, quando tentar se aproximar, o gatinho vai pensar duas vezes, pois ele não vai querer pisar onde ele não gosta.

9) Esconda os fios do pisca-pisca

Essa é uma questão de segurança! Para evitar acidentes e choques, se você usa  pisca-pisca na árvore toda a fiação deve ser escondida. É possível fazer isso passando uma fita isolante nos fios que vão ser ligados na tomada, ou então usando capas protetoras para essa finalidade. 

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Comportamento

6 princípios para brincar com gatos: organização internacional lista as melhores brincadeiras

Os bichanos precisam ser estimulados fisicamente e mentalmente todos os dias. Por isso, brincadeiras e brinquedos acabam tendo uma i...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas