A relação entre gatos e árvores de Natal, geralmente, é um pouco conturbada. Os bichanos são caçadores natos e têm um instinto natural de querer subir nas coisas. Por isso, além da vontade de escalar a árvore, eles também se sentem estimulados a “perseguir” os enfeites que acompanham a decoração natalina. Se você convive com um felino, não precisa mais se preocupar: o infográfico abaixo mostra 10 dicas de como montar uma árvore de Natal para gatos de forma segura.
Por que gatos gostam de subir em árvores?
Esse é um dos instintos selvagens dos gatos que prevaleceu mesmo com a domesticação. Na natureza, os felinos buscam subir em árvores quando sentem medo, para fugir de predadores ou até mesmo para ter uma visão mais ampla do local. Isso os ajuda, inclusive, no momento da caça, pois permite uma melhor observação do território.
No ambiente doméstico, dificilmente os tutores têm uma árvore em casa — com exceção de quando se monta uma árvore de Natal —, por isso esse instinto acaba sendo “esquecido”. Mesmo assim, muitos pets acabam escalando os móveis da casa para observar tudo do alto.
O que se deve fazer para os gatos não subirem nas árvores?
Investir no enriquecimento ambiental para gatos verticais é uma ótima opção para sanar algumas das necessidades dos bichanos de subir nas coisas (inclusive em árvores). Uma dica é apostar na instalação de nichos e prateleiras, além de arranhadores com andares. Ainda assim, isso não é garantia de que você não vai encontrar seu gato na árvore de Natal quando ela for montada.
Quem tem gato pode ter árvore de Natal?
Mesmo que os felinos sejam curiosos, aventureiros e com instinto caçador aflorado, é possível, sim, montar uma árvore de Natal para quem tem gato. Basta seguir algumas dicas básicas que afastam os bichanos da decoração e ajudam a ter uma árvore de Natal à prova de gatos.
O que fazer para o gato não derrubar a árvore de Natal?
Quando o assunto é a interação entre um gato e árvore de Natal, meme é o que não falta! Existem vários vídeos na internet que mostram tutores tentando proteger a árvore de Natal — e, claro, falhando miseravelmente. Mas apesar de ser engraçado de assistir, isso deixa alguns gateiros preocupados com a decoração natalina. Por isso, algumas dicas para garantir a segurança de todos são:
- Escolha uma árvore pequena ao invés de uma grande. Assim ela pode passar despercebida pelos olhares dos gatos.
- A árvore deve ter uma base firme. Ela não pode ficar cambaleando, e deve ser bastante resistente para não cair no primeiro impacto (se houver).
- Monte a árvore de Natal para gatos fora do alcance do pet. Para isso, coloque a árvore em cima de algum móvel, ou posicionado estrategicamente entre os cantos da sala (o que dificulta a queda total da árvore).
- Coloque fita crepe ou papel alumínio na base. Os gatinhos não gostam muito da textura desses materiais, então provavelmente vão ficar afastados.
- Espere alguns dias para fazer a decoração. Assim dá tempo de o animal se acostumar com a árvore, e ele não vai se sentir “atraído” porque não vai ter enfeite.
- Decore a árvore longe do felino. Para isso, deixe o animal em um outro cômodo até terminar de colocar todos os enfeites.
- Prefira enfeites mais discretos e menos brilhantes. Uma dica é usar uma decoração feita de papel ou feltro. Objetos foscos também funcionam bem.
- Deixe os adereços mais delicados no topo da árvore. Assim são menores as chances de o animal avistar e tentar pegar.
- Esconda os fios do pisca-pisca. Você pode camuflá-los com uma fita isolante e usar capas protetoras para garantir ainda mais a segurança do pet.
- Use um repelente contra gatos. Alguns cheiros que os gatos não gostam são alecrim e lavanda, e você pode usar isso a seu favor para mantê-los afastados da árvore