Conviver com um cachorro destruidor é um desafio que exige paciência. Isso porque os tutores dos pets que adoram destruir móveis e objetos precisam mudar a rotina e abrir mão de hábitos simples, como deixar o sapato no chão, para evitar que o animal estrague algo. Para celebrar um ano cheio de destruições de sua cadela, um tutor resolveu montar uma árvore de Natal inusitada: em vez dos tradicionais enfeites coloridos e brilhantes, ele usou como decoração os objetos destruídos pelo pet. E assim saiu uma árvore decorada com tênis rasgados, chinelos comidos, escovas de dente roídas, meias furadas e outros "artes" feitas pela cadela!
Cachorro destruidor: uma árvore de Natal com enfeites inusitados
O vídeo publicado na rede social mostra um homem montando uma árvore de natal com objetos que foram destruídos pela sua cadelinha, Nina, que parece ser uma vira lata. Dentre os principais objetos que se tornaram enfeites da árvore, é possível ver uma chuteira, sapatos, capinha de celular, boné, crachá, cartão de crédito, óculos de grau, fone de ouvido, escova de dente e pente de cabelo. Esse cachorro engraçado ainda aparece no vídeo ajudando o tutor na montagem da árvore, como se ele não tivesse destruído nada daquilo.
Na legenda da publicação, Ageã Santos, o tutor de Nina, conta que decidiu adotar a cachorra para fazer companhia a um outro animal que tinha em casa, o Alvin, um cão da raça Dálmata que faleceu recentemente após complicações de um AVC. Ele conta que, desde filhote, Nina destrói tudo que vê pela frente, por isso decidiu dar a ela um apelido que faz jus a sua reputação: apocalíptica. Confira o vídeo:
O que fazer com um cachorro destruidor?
Para aprender a lidar com um cachorro destruidor, você precisa entender porque ele age assim. Existem alguns motivos que podem explicar o que está por trás desse comportamento canino, como um cachorro estressado, ansioso ou entediado. A melhor maneira de reverter essa situação é tratando a origem do problema. A dica mais importante para evitar esses comportamentos destrutivos é passear com cachorro regularmente, no mínimo duas vezes ao dia, para gastar a energia do pet e deixá-lo mais relaxado. Você também pode investir em brinquedos para cachorros destruidores, como aquelas bolinhas indestrutíveis ou outros brinquedos de materiais mais resistentes.
Vale dizer que algumas raças, como o cachorro salsicha e o Labrador, apresentam esse comportamento com mais frequência, pois são animais naturalmente energéticos e com um instinto de caça aflorado. O adestramento de cães é uma ótima opção para corrigir o comportamento do cachorro mordendo tudo que vê pela frente.
Como escolher produtos para cachorro destruidor?
Se você tem um pet com a personalidade da Nina apocalíptica, preste atenção na hora de escolher objetos que vão ser usados por ele. Por exemplo, a cama para cachorro destruidor precisa ser indestrutível. Uma ótima opção de camas para cachorros destruidores são as suspensas, feitas de metal e com o estofado embutido, pois elas possuem uma estrutura firme e são mais difíceis de serem destruídas.
Os brinquedos para cachorros destruidores precisam ser resistentes, então nada de comprar uma pelúcia para um cão que morde tudo, pois isso seria um desperdício de dinheiro. A primeira dica para a compra é respeitar a orientação que geralmente vem na etiqueta do brinquedo, de acordo com a força da mordida de cachorro (fraca, moderada e extra forte). Os mordedores e bolinhas maciças são uma ótima opção de brinquedo para cachorro grande destruidor, como o Rottweiler. Além disso, para o pet se alimentar e beber água sem destruir o recipiente, escolha um pote para cachorro que seja pesado e maciço, como aqueles de alumínio.