Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de proteção para gatos. Embora alguns tutores não vejam necessidade em instalar telas nas janelas, as consequências de deixar esse cuidado de lado são gravíssimas e podem afetar bastante a saúde do pet.
E por que apostar em uma tela de proteção para gatos? Quintal e áreas externas também devem ser telados? Para entender melhor a importância desse acessório, o Patas da Casa te conta a seguir 5 motivos para fazer a instalação de uma redinha protetora o quanto antes!
1) A tela de proteção para gatos impede fugas
“Meu gato sumiu” é uma situação que nenhum pai de pet deseja passar. Mas, para o desespero de alguns, isso costuma ser bem comum, principalmente em casas onde não há telas de proteção para gatos.
As telas protetoras impedem que um gatinho fuja repentinamente de casa. Elas restringem o acesso do pet ao mundo externo, de forma que ele não tem como escapar com facilidade. Para sair de casa, o bichano teria que fazer o mesmo que os humanos: passar pelas portas. A diferença é que os donos sempre observam quem entra e sai de casa e dificilmente deixam a porta aberta (ainda mais se convivem com um pet).
2) Com a tela de proteção para gato, você evita quedas e acidentes
Quem vive em casas e vilas pode achar que não é necessário colocar uma tela de proteção de gatos nas janelas, mas isso é um erro. Você sabia que, apesar das incríveis habilidades de equilíbrio e salto dos felinos, eles ainda correm o risco de cair e se machucarem com essas quedas?
O fenômeno é conhecido como síndrome do gato paraquedista. Quanto maior for a altura da queda, maiores serão os danos à saúde do animal. No entanto, até mesmo alturas mais curtas podem ser arriscadas, já que o pet pode não conseguir rotacionar o corpo a tempo antes de atingir o chão. Para evitar acidentes, a tela de proteção para gatos tem um papel importante.
3) Além da segurança, a tela de proteção de gatos previne doenças
Com uma tela de proteção de gatos, o animal não tem acesso a rua e, consequentemente, fica menos exposto a doenças e outros problemas de saúde. Afinal, as relações sociais vão se limitar às pessoas que convivem naquela casa e ele não vai ter contato com outros pets contaminados, que é a realidade de boa parte dos gatos de rua. Sendo assim, as redes protetoras ajudam a manter o seu pet afastado de doenças de gato perigosas e contagiosas.
4) A tela de proteção para gato também afasta possíveis invasores
Com as telas de proteção para gatos, além de garantir que seu amigo não saia de casa, você também garante que nenhum convidado indesejado vai te fazer uma visitinha. Às vezes pode acontecer de outros animais acabarem ‘invadindo’ casas que mantêm as janelas abertas sem telas, e isso pode virar uma grande dor de cabeça no futuro. Por isso, o mais seguro é telar todas as áreas que dão acesso às ruas.
5) Com uma tela de proteção para gatos em casa, seu pet vive mais tempo
Já se perguntou quanto tempo vive um gato? Os gatos domésticos podem viver de 12 a 18 anos, em média, se forem bem cuidados e tiverem todas as suas necessidades básicas atendidas. Alguns felinos, inclusive, chegam a superar essa expectativa de vida, chegando aos 20 anos de idade.
No entanto, essa visão muda quando a gente fala de um gato que vive nas ruas ou que tem livre acesso ao mundo exterior. Como esses animais ficam expostos a diversas situações como maus-tratos, acidentes, envenenamento, brigas e doenças, a expectativa de vida deles reduz drasticamente para 2 a 3 anos. Por isso, para garantir que seu pet tenha uma boa longevidade, a tela de proteção para gatos é considerada uma grande aliada.