Ter um cachorro com calor em casa é uma ocorrência normal nos locais em que as temperaturas altas do verão costumam ser mais rigorosas. Assim como acontece com os humanos, os cãezinhos precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis durante a estação mais quente do ano. Ainda assim, algumas raças de cachorro conseguem passar por este período sem sofrer tanto porque são preparados para resistir ao calor com mais facilidade. Se você vai comprar ou adotar um animalzinho e se preocupa com isso, o Patas da Casa pode te ajudar: confira a lista de raças de cachorro que não sofrem tanto com o calor!
1) Poodle não sente tanto calor quanto outras raças
Uma das raças de cachorro que já foi bem popular por aqui, a pelagem do Poodle mais leve é uma vantagem contra o calor. Eles não têm subpelos (comum em raças como o Husky Siberiano) e, por isso, conseguem suportar melhor temperaturas mais altas. Ainda assim, eles precisam de mais atenção no inverno, porque sentem muito frio.
2) Doberman é uma raça de cachorro grande que vive bem no calor
Graças ao pelo rasteiro e ao focinho longo, o Doberman também é uma raça de cachorro que não sofre tanto com as altas temperaturas. Ele tem energia suficiente para se exercitar e se movimentar no calor sem ficar muito ofegante.
3) Pinscher é um cachorro que se adapta bem ao verão
Um Doberman em miniatura, o Pinscher também consegue sobreviver bem em dias de temperaturas mais altas graças às mesmas características: pelo rasteiro e focinho longo. Por ser menor, o nível de energia do cachorro Pinscher é mais baixo, mas ainda assim ele consegue passar pelas dificuldades do calor sem grandes problemas.
4) Shar-Pei ganha a briga contra os dias quentes com pelo rasteiro e personalidade calma
Além de não ter a pelagem muito densa que aumenta a sensação térmica nos dias de calor, o Shar-Pei tem a personalidade como aliada para viver a vida de cachorro no verão: ele costuma ser mais calmo e não gastar tanta energia. Assim, se cansa menos e consegue ter um pouco mais de conforto nos dias quentes.
5) Bull Terrier é forte e tem pelos curtos, então suporta as temperaturas altas com mais facilidade
Outra raça que não tem grandes mudanças na temperatura corporal durante o verão é o Bull Terrier. Ele tem pelos rasteiros que não esquentam muito e o focinho projetado para a frente facilita a respiração. Com bastante massa muscular, ele também consegue realizar atividades normais sem sofrer tanto no calor.
6) Basset Hound é um cachorro que se adapta bem ao verão
Assim como acontece com o Shar-Pei, o Basset Hound conta com a tranquilidade como aliada contra os dias quentes. Ele também não é grande e tem pelagem curta, ou seja: o combo perfeito para não passar mal nas ondas de calor dos dias mais quentes do ano no Brasil.
7) Beagle se dá bem tanto no calor quanto no frio
O Beagle é uma raça de cachorro que não se deixa abalar pelas mudanças de temperatura. No verão, os pelos curtos e focinho longo ajudam muito no dia a dia, otimizando a respiração e não aumentando o calor, da mesma forma como acontece com o Basset Hound.
8) Maltês tem a pelagem branca como vantagem contra o calor
Mesmo que seus pelos não sejam rasteiros, o Maltês tem a pelagem leve e clarinha. Isso significa que ele pode ficar com aparência de sujo com mais facilidade, porém a cor branca de seus pelos reflete a luz solar, absorvendo menos calor. Consequentemente, mesmo que ele sinta o aumento da temperatura, não vai ser tão afetado por ela.
9) Pastor Australiano é originário de um lugar quente
Como o nome deixa claro, o Pastor Australiano é um animal que surgiu na Austrália, país que também tem o clima tropical, bem parecido com o do Brasil. Ele tem pelagem mais densa localizada no peito, algo que não interfere tanto no aumento da temperatura corporal. Além disso, o Pastor Australiano também tem energia suficiente para não ficar fadigado ou cansado com facilidade.
10) Galgo tem anatomia que o faz mais resistente ao calor
Outra raça de cachorro grande que se adapta bem ao calor é o Galgo - seja o inglês, o italiano ou o espanhol. Como eles têm poucos pelos, dificilmente ficam com a temperatura corporal mais alta do que a do ambiente em dias muito quentes. Isso os torna mais sensíveis ao frio, mas no verão, ao menos, o problema não aparece.
Qual raça de cachorro sente mais calor?
Os cachorros braquicefálicos e os peludos são os que mais sofrem no calor. Bulldog, Pug, Husky Siberiano, Chow Chow, Shih Tzu e Lulu da Pomerânia estão entre as raças de cachorro que não se adaptam bem aos dias quentes. Eles precisam de cuidados mais extensos para suportarem
Quantos graus o cachorro aguenta no calor?
A temperatura normal de cachorro vai de 38°C a 39,5°C. Por isso, quando passa dos 40°C é quando eles começam a sentir desconforto. Mesmo as raças que aguentam mais precisam de atenção a sinais de desidratação e hipertermia, que é quando o cachorro sente calor excessivo.
O que o cachorro faz quando sente calor?
Entre os sintomas de cachorro com calor, a desidratação e a fadiga são os mais comuns. Eles também podem perder o apetite e a energia e, em casos mais sérios, desmaiar. Nos dias de onda de calor, evite a exposição deles ao sol muito forte e mantenha água fresca à disposição.