O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão ligadas aos aprendizados que esses animais começam a receber, como brincar, passear e fazer as necessidades no lugar certo.
Por isso, se você tem um filhote de cachorro em casa, é importante saber em qual fase cada aprendizado acontece e como você pode ajudar o seu pet da melhor forma possível. Veja abaixo os detalhes de 7 aprendizados comuns nos primeiros meses de vida dos cães!
1) A primeira coisa que o cachorro filhote aprende é a vocalizar
As primeiras seis semanas de vida de um cãozinho são marcadas por muitas mudanças. Geralmente, é a partir da quarta semana que os latidos de cachorro, choramingos e outras vocalizações começam a aparecer. Então, essa é basicamente a primeira fase do aprendizado canino, onde o cachorro filhote descobre que pode expressar suas vontades e sentimentos por meio das cordas vocais.
2) Filhote de cachorro aprende a comer no segundo mês de vida
A alimentação do filhote de cachorro passa por três estágios: líquido, pastoso e sólido. O primeiro estágio consiste na amamentação e dura cerca de um mês. Nesse momento, é o leite materno que vai fornecer os principais nutrientes que o animal precisa para se desenvolver.
Em seguida, por volta de 30 dias de vida, começa a etapa com a papinha, um alimento pastoso feito com leite e ração amassadinha que auxilia na transição da comida líquida para a sólida. Então, é a partir dos 45 dias de idade que o cachorro filhote finalmente aprende a comer a ração seca, que será a base da alimentação canina até o final da vida.
3) O cachorro filhote aprende a fazer as necessidades no lugar certo logo depois
Assim que o pet aprende a comer ração, fica muito mais fácil ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo! Por isso, esse acaba sendo o terceiro aprendizado do seu filhote. É bom estipular horários para as refeições, estruturando uma rotina com o cãozinho que permita entender quanto tempo depois de comer ele costuma fazer xixi e cocô.
Com essa observação, e analisando também o comportamento do animal, você deve direcionar o cachorro filhote para o tapetinho higiênico sempre que chegar a hora de se aliviar. Quando ele fizer as necessidades no lugar certo, é só recompensá-lo pelo bom comportamento com petiscos e carinho - isso vai incentivá-lo a repetir aquela ação.
4) Brincar é algo que o cachorro filhote aprende rapidinho
Embora não sejam brincadeiras tão complexas, os cães começam a ter um comportamento mais curioso, exploratório e brincalhão a partir do segundo mês de vida. Aqui, o filhote de cachorro começa a ficar mais independente, já está pronto para conhecer sua nova casa e as brincadeiras podem ajudar - e muito - nessa adaptação do animal ao seu novo lar. Você pode jogar bolinha para o cachorro buscar, brincar de cabo de guerra com ele ou até dar uma pelúcia para ele se divertir sozinho.
5) É bom treinar o filhote de cachorro para andar corretamente com a coleira
Depois de tomar todas as vacinas e estar devidamente vermifugado, os passeios já podem ser incluídos na rotina do seu pet. Mas, antes disso, é importante ensinar o cachorro a andar com a coleira do jeito certo. O tutor deve acostumar o filhote com o novo acessório usando associações positivas, como petiscos. Além disso, você deve treinar os passeios dentro de casa para que o cãozinho entenda como tudo vai funcionar.
6) Ensinar o filhote a passear é algo que deve ser feito nos primeiros meses
Depois de ensinar o cachorro filhote aprende a usar a coleira, fica muito mais fácil fazer o primeiro passeio! Como alguns cães podem ficar muito eufóricos com essa primeira experiência, é importante tentar manter a calma. Além disso, uma dica importante para passear com o cachorro pela primeira vez é escolher trajetos curtos e próximos de casa, corrigindo possíveis comportamentos de forma calma e sem castigos.
7) A socialização é outra coisa que o cachorro filhote aprende nessa época
Conforme os passeios começam a fazer parte da rotina do filhote de cachorro, é bom aproveitar o momento para incentivar o cãozinho a se relacionar com outras pessoas e animais. Saber como socializar o cachorro filhote não é difícil: você deve estimular positivamente as interações sociais dele, com brincadeiras, petiscos e elogios.
Esse é um aprendizado muito importante, porque vai fazer com que o pet se acostume desde cedo a conhecer outros indivíduos sem ficar desconfiado. No entanto, também é necessário entender os limites do pet: se ele estiver desconfortável e com medo, é bom não forçá-lo a nada, e tentar a socialização novamente outro dia.
8) Aprender comandos básicos faz parte da vida do filhote de cachorro
O adestramento de cães é uma ótima maneira de fortalecer o vínculo entre o tutor e o cãozinho, como também faz parte do aprendizado canino. Você treina a obediência do pet, mostra quem é o líder da casa e ainda consegue melhorar a sua comunicação com ele. Por isso, a partir dos cinco meses de idade, você já pode tentar alguns truques básicos, como ensinar o cachorro filhote a sentar, dar a pata, deitar e rolar.