É natural que, enquanto algumas raças de cachorro apresentam um temperamento mais tranquilo e amigável, outras são considerados um pouco mais bravas, especialmente devido ao instinto de proteção mais desenvolvido. No entanto, não significa que esses cachorros são perigosos e difíceis de conviver.
Afinal, a braveza de um cão não depende apenas da sua raça, mas da forma como o animal foi criado ao longo da vida. Raças de cachorro naturalmente mais bravas, quando socializadas e treinadas adequadamente, podem ser tão amorosas e carinhosas como qualquer outro pet. Confira quais são as 7 raças de cachorro que carregam a fama de serem bravos e entenda de onde vem essa ideia!
1) Pitbull
Quando perguntam qual é o cachorro mais bravo do mundo, o Pitbull é a primeira resposta de muitas pessoas. Originário dos Estados Unidos, ele carrega a fama de ser um cachorro bravo e perigoso, especialmente devido à própria criação da raça. Acontece que o Pitbull foi criado para participar de rinhas, uma competição de briga de cachorro organizada por humanos, prática que é proibida no Brasil. É por isso que eles apresentam naturalmente um comportamento mais violento e agressivo.
Para se ter uma ideia, o medo do Pitbull é tão grande que essa raça é até proibida ou possui restrições em alguns países. No entanto, o que muita gente não faz ideia é que o Pitbull é uma das raças de cachorro mais carinhosas e amigáveis que existem. Esses cães amam os humanos, mas para que expressem esse comportamento, eles precisam ser adestrados, socializados e criados com muito afeto pelos tutores.
2) Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro é uma das poucas raças de cachorro originárias do Brasil. Ele é conhecido pela forte lealdade ao dono e pelo instinto de proteção que o acompanha, principalmente quando ele suspeita de alguma ameaça. Quando sente que alguém que ama está sendo ameaçado, pode ter certeza que esse cachorro vai fazer de tudo para protegê-lo.
A grande questão é que a raça Fila Brasileiro pode fazer alguns estragos nessas horas. Ele é uma das raças de cachorro que possui a mordida mais forte e potente, então é claro que é considerado um cachorro bravo. A mordida de cachorro Fila Brasileiro alcança 328 PSI, enquanto a força da mordida do Pitbull é de 235 PSI.
3) Rottweiler
O Rottweiler é uma das raças de cachorros mais temidas, especialmente devido ao porte imponente e ameaçador. Originário da Alemanha, esse cãozinho possui uma cabeça bem grande, pesada e larga, e são até conhecidos como “cabeça de touro”. Eles foram criados para atuarem como cães de guarda e boiadeiros, então naturalmente desenvolveram um instinto de proteção mais aguçado.
O problema é que, por ser protetor e territorial, o Rottweiler pode se transformar rapidinho em um cachorro bravo. Se alguém tentar invadir o seu território, ele vai fazer o que foi criado para fazer: proteger o território. Mas isso não significa que ele vai ser sempre agressivo. Com treinamento adequado, socialização e uma criação afetuosa, o Rottweiler pode apresentar um comportamento afetuoso, brincalhão e divertido. Vale dizer que essa é uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, por isso treiná-lo não é difícil.
4) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais populares do mundo - e claro que isso não é coincidência. Apesar de ser um cachorro grande, o Pastor Alemão é dono de uma personalidade muito carinhosa e brincalhona. Contudo, devido ao porte e a postura, podem acabar passando a impressão de ser um cachorro bravo.
E a raça Pastor Alemão é realmente super corajosa e não mede esforços para defender quem ama, especialmente quando alguém decide mexer com o tutor dele. Essa raça de cachorro desenvolve laços profundos com os tutores e apresentam um forte instinto de proteção. Por essa razão, eles podem adotar uma postura agressiva se houver qualquer ameaça por perto.
5) Doberman
O Doberman é considerado por muita gente uma das raças de cachorro mais intimidadoras. De corpo atlético, porte grande e postura imponente, esse cão é capaz de deixar qualquer um amedrontado quando está pronto para atacar. É por essa razão que a raça Doberman é considerada por muita gente como o cachorro mais bravo do mundo - mas não é bem assim.
Assim como o Rottweiler, o Doberman foi criado na Alemanha para proteger pessoas e territórios - então é claro que esse animal já nasce com o instinto de proteger. Além disso, o Doberman é um cachorro inteligente, consegue aprender comandos com facilidade e é muito obediente. É por isso que ele é muito usado para trabalhar como cachorro policial e de resgate.
6) Pinscher
Parece difícil imaginar que um cãozinho que pesa no máximo 5 quilos é muito bravo. No entanto, muita gente garante que o Pinscher é o cachorro mais bravo do mundo - apesar do porte pequeno. Também originário da Alemanha, essa é uma das raças de cachorro que costumam ter o temperamento mais instável.
Com os tutores, eles são extremamente carinhosos (se forem educados para isso), mas com estranhos, podem ser agressivos e super desconfiados. Isso tudo acontece porque o Pinscher é um cão protetor com o dono, mas se ele for socializado e treinado desde filhote, pode aprender a conviver com outras pessoas e animais.
7) Chow Chow
O Chow Chow é uma das raças de cachorro mais desconfiadas que você vai encontrar. Originário da China, esses cães são naturalmente mais independentes e prezam pelo próprio espaço. Por terem essa natureza mais reservada e introspectiva, eles podem acabar adotando comportamentos agressivos quando alguém invade o seu espaço - especialmente se forem estranhos.
Mas assim como todas as raças de cachorro, se o Chow Chow for adestrado e socializado adequadamente desde novo, esse cãozinho vai conviver muito bem com a família e com outras pessoas e animais. O único ponto importante é respeitar o espaço desses cãezinhos!