Cachorro

As 7 raças de cachorro mais bravas e de onde vem essa fama

Publicado - 02 Janeiro 2025 - 13h40

Atualizado - 02 Janeiro 2025 - 13h40

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É natural que, enquanto algumas raças de cachorro apresentam um temperamento mais tranquilo e amigável, outras são considerados um pouco mais bravas, especialmente devido ao instinto de proteção mais desenvolvido. No entanto, não significa que esses cachorros são perigosos e difíceis de conviver.

Afinal, a braveza de um cão não depende apenas da sua raça, mas da forma como o animal foi criado ao longo da vida. Raças de cachorro naturalmente mais bravas, quando socializadas e treinadas adequadamente, podem ser tão amorosas e carinhosas como qualquer outro pet. Confira quais são as 7 raças de cachorro que carregam a fama de serem bravos e entenda de onde vem essa ideia!

1) Pitbull

rosto de pitbull
O Pitbull é uma das raças de cachorro que foi criada para brigar

Quando perguntam qual é o cachorro mais bravo do mundo, o Pitbull é a primeira resposta de muitas pessoas. Originário dos Estados Unidos, ele carrega a fama de ser um cachorro bravo e perigoso, especialmente devido à própria criação da raça. Acontece que o Pitbull foi criado para participar de rinhas, uma competição de briga de cachorro organizada por humanos, prática que é proibida no Brasil. É por isso que eles apresentam naturalmente um comportamento mais violento e agressivo.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Para se ter uma ideia, o medo do Pitbull é tão grande que essa raça é até proibida ou possui restrições em alguns países. No entanto, o que muita gente não faz ideia é que o Pitbull é uma das raças de cachorro mais carinhosas e amigáveis que existem. Esses cães amam os humanos, mas para que expressem esse comportamento, eles precisam ser adestrados, socializados e criados com muito afeto pelos tutores. 

2) Fila Brasileiro

Dois Fila-Brasileiros sentados ao ar livre
O Fila Brasileiro é uma das raças de cachorro com a mordida mais forte

O Fila Brasileiro é uma das poucas raças de cachorro originárias do Brasil. Ele é conhecido pela forte lealdade ao dono e pelo instinto de proteção que o acompanha, principalmente quando ele suspeita de alguma ameaça. Quando sente que alguém que ama está sendo ameaçado, pode ter certeza que esse cachorro vai fazer de tudo para protegê-lo.

A grande questão é que a raça Fila Brasileiro pode fazer alguns estragos nessas horas. Ele é uma das raças de cachorro que possui a mordida mais forte e potente, então é claro que é considerado um cachorro bravo. A mordida de cachorro Fila Brasileiro alcança 328 PSI, enquanto a força da mordida do Pitbull é de 235 PSI.

3) Rottweiler

Rottweiler olhando para a cãmera
O Rottweiler é considerado o cachorro mais bravo do mundo por muita gente

O Rottweiler é uma das raças de cachorros mais temidas, especialmente devido ao porte imponente e ameaçador. Originário da Alemanha, esse cãozinho possui uma cabeça bem grande, pesada e larga, e são até conhecidos como “cabeça de touro”. Eles foram criados para atuarem como cães de guarda e boiadeiros, então naturalmente desenvolveram um instinto de proteção mais aguçado.

O problema é que, por ser protetor e territorial, o Rottweiler pode se transformar rapidinho em um cachorro bravo. Se alguém tentar invadir o seu território, ele vai fazer o que foi criado para fazer: proteger o território. Mas isso não significa que ele vai ser sempre agressivo. Com treinamento adequado, socialização e uma criação afetuosa, o Rottweiler pode apresentar um comportamento afetuoso, brincalhão e divertido. Vale dizer que essa é uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, por isso treiná-lo não é difícil.

4) Pastor Alemão

Pastor Alemão deitado na grama
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais brincalhonas

O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais populares do mundo - e claro que isso não é coincidência. Apesar de ser um cachorro grande, o Pastor Alemão é dono de uma personalidade muito carinhosa e brincalhona. Contudo, devido ao porte e a postura, podem acabar passando a impressão de ser um cachorro bravo. 

E a raça Pastor Alemão é realmente super corajosa e não mede esforços para defender quem ama, especialmente quando alguém decide mexer com o tutor dele. Essa raça de cachorro desenvolve laços profundos com os tutores e apresentam um forte instinto de proteção. Por essa razão, eles  podem adotar uma postura agressiva se houver qualquer ameaça por perto.

5) Doberman

Doberman latindo ao ar livre
O Doberman é um cachorro bravo quando precisa ser

O Doberman é considerado por muita gente uma das raças de cachorro mais intimidadoras. De corpo atlético, porte grande e postura imponente, esse cão é capaz de deixar qualquer um amedrontado quando está pronto para atacar. É por essa razão que a raça Doberman é considerada por muita gente como o cachorro mais bravo do mundo - mas não é bem assim.

Assim como o Rottweiler, o Doberman foi criado na Alemanha para proteger pessoas e territórios - então é claro que esse animal já nasce com o instinto de proteger. Além disso, o Doberman é um cachorro inteligente, consegue aprender comandos com facilidade e é muito obediente. É por isso que ele é muito usado para trabalhar como cachorro policial e de resgate.

6) Pinscher

pinscher andando na praia
Apesar do tamanho, o Pinscher é visto como o cachorro mais bravo do mundo por alguns

Parece difícil imaginar que um cãozinho que pesa no máximo 5 quilos é muito bravo. No entanto, muita gente garante que o Pinscher é o cachorro mais bravo do mundo - apesar do porte pequeno. Também originário da Alemanha, essa é uma das raças de cachorro que costumam ter o temperamento mais instável. 

Com os tutores, eles são extremamente carinhosos (se forem educados para isso), mas com estranhos, podem ser agressivos e super desconfiados. Isso tudo acontece porque o Pinscher é um cão protetor com o dono, mas se ele for socializado e treinado desde filhote, pode aprender a conviver com outras pessoas e animais.

7) Chow Chow

Chow Chow branco sentado na floresta
O Chow Chow é uma das raças de cachorro mais independentes

O Chow Chow é uma das raças de cachorro mais desconfiadas que você vai encontrar. Originário da China, esses cães são naturalmente mais independentes e prezam pelo próprio espaço. Por terem essa natureza mais reservada e introspectiva, eles podem acabar adotando comportamentos agressivos quando alguém invade o seu espaço - especialmente se forem estranhos. 

Mas assim como todas as raças de cachorro, se o Chow Chow for adestrado e socializado adequadamente desde novo, esse cãozinho vai conviver muito bem com a família e com outras pessoas e animais. O único ponto importante é respeitar o espaço desses cãezinhos!

Cachorro

Pode dar quantos petiscos para cachorro por dia? Nossos veterinários respondem!

O petisco para cachorro pode ser um grande aliado da saúde e do bem-estar canino. Ele é uma forma de agradar os peludos e deixá-los ...

Comportamento

O olhar, movimento da cauda, posição das orelhas e mais: 5 formas de desvendar o que o seu gatinho quer te dizer

Para muita gente, a linguagem dos gatos parece ser um código secreto indecifrável e complicado, mas não é bem assim que funciona. Di...

Cachorro

Nem Border Collie, nem Golden Retriever, a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo está na casa de muitos brasileiros

Você sabia que o segundo cachorro mais inteligente do mundo também é um dos cães mais populares no Brasil? O ranking de inteligência...

Adote um animal

10 raças de cachorro com os filhotes mais fofos que você já viu

Todas as raças de cachorro são uma fofura, sem exceções. Mas quando nos referimos aos filhotes de cachorro, a fofura triplica e ning...

Adote um animal

8 raças de gato com filhotinhos muito fofos para se apaixonar

Que todas as raças de gato são fofas, a gente já sabe. Apesar de cada raça ter uma personalidade e aparência diferente,  o jeit...

Cachorro

Pode dar quantos petiscos para cachorro por dia? Nossos veterinários respondem!

O petisco para cachorro pode ser um grande aliado da saúde e do bem-estar canino. Ele é uma forma de agradar os peludos e deixá-los ...

Comportamento

O olhar, movimento da cauda, posição das orelhas e mais: 5 formas de desvendar o que o seu gatinho quer te dizer

Para muita gente, a linguagem dos gatos parece ser um código secreto indecifrável e complicado, mas não é bem assim que funciona. Di...

Cachorro

Nem Border Collie, nem Golden Retriever, a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo está na casa de muitos brasileiros

Você sabia que o segundo cachorro mais inteligente do mundo também é um dos cães mais populares no Brasil? O ranking de inteligência...

Ver todas