Você já parou para se perguntar qual é o menor gato do mundo? No mundo dos felinos domésticos, existe uma raça que é tão pequena que parece de brinquedo. E não, não estamos falando do gato Munchkin, o famoso gato rebaixado que também é bem menor do que a maioria dos bichanos. Na verdade, o menor gato do mundo é de uma raça cheia de charme e encanto, mas pouco popular por aqui. Descubra a seguir qual gato é esse!
O menor gato do mundo é asiático
Ao contrário do maior gato do mundo, que é o Maine Coon com mais de 1 metro de comprimento e peso de até de 10 kg, o menor gato do mundo muitas vezes não passa de 22 cm de altura e pesa entre 1,8 kg e 3,6 kg. É a raça do gato Singapura, uma raça asiática e um dos menores gatos domésticos já registrados, dona de um corpo minúsculo comparado com outras raças.
Quando falamos do Singapura, gato tem um porte pequeno que se adapta bem a qualquer espaço. Ao mesmo tempo, ele possui olhos enormes e bastante expressivos. Já a pelagem é curta e degradê, normalmente com uma mancha preta no final do rabo e que exige pouca manutenção no dia a dia. A cor do gato, por outro lado, recebe o nome de ticking, que é uma mistura de castanho, marfim e sépia.
O menor gato do mundo tem a aparência de um eterno filhote, e uma personalidade igualmente encantadora. Esses bichanos são dóceis, sociáveis e inteligentes. Eles gostam de brincar, receber carinho e podem até mesmo aprender certos truques. Além disso, o gato Singapura é curioso e se dá bem com qualquer tipo de pessoa.

Como surgiu o gato Singapura?
Como o próprio nome já sugere, o gato Singapura surgiu da Ilha de Singapura, no sudeste asiático, há muitos anos. Esses felinos viviam nas ruas e eram pouco queridos, até que um casal americano se encantou pelo bichano na década de 1970 e decidiu levar alguns exemplares para os Estados Unidos, onde a raça foi aprimorada e passou a ser reconhecida oficialmente.
Depois desse processo de aprimoramento, a República de Singapura passou a valorizar mais o gato Singapura, que hoje é considerado um tesouro nacional do país. A raça recebeu reconhecimento internacional em 1988 e acredita-se que o seu tamanho pequeno seja resultado da seleção natural.
Gato Munchkin e outras raças de gato pequenas
Além do menor gato do mundo, que é o Singapura, existem outros bichanos que também têm um porte pequeno. Um exemplo bastante é o gato Munchkin, famoso por ter pernas curtinhas e que lembram um cachorro salsicha — existe até quem chame o bichano de ‘gato salsicha’ por isso. Esses felinos podem pesar de 2,5 kg a 4 kg, e costumam ter uma altura de até 23 cm.
Outras raças como o Devon Rex, Cornish Rex e o American Curl também estão entre os menores gatos domésticos que existem. São raças com um peso e estrutura corporal mais leve, pesando no mínimo 2,5 kg e no máximo 5 kg. Essas raças de gato normalmente são procuradas por pessoas que preferem pets de pequeno porte, seja por espaço ou apenas pela fofura desses bichanos.