Os gatos são animais independentes e reservados. Por isso, nem sempre é fácil identificar exatamente o que eles estão sentindo. Mas, quando falamos de um gato triste, alguns comportamentos são comuns e geralmente indicam que o animal não está tão bem. Por isso, se o seu pet tem agido de maneira diferente do habitual, vale prestar atenção. Veja abaixo 7 sinais que podem indicar que você tem um gato triste!
1) Falta de apetite é comum em um gato triste
Gatos geralmente são seletivos com a comida, mas deixar de comer por completo é motivo de preocupação. A perda de apetite pode ser um reflexo de tristeza ou estresse emocional. Então se o seu gato não quer comer nada - inclusive sachês e petiscos -, e esse jejum dura mais de 24 horas, é importante investigar a causa por trás disso. A falta de alimentação adequada pode afetar a saúde do animal e abrir portas para vários outros problemas.
2) O gato triste busca se isolar o tempo todo
A maioria dos gatos gosta de se esconder, mas não quer dizer que eles sejam animais anti sociais. Ou seja, apesar de apreciarem momentos sozinhos, eles também normalmente buscam a companhia dos tutores e de outros pets. No entanto, se o seu gato está se escondendo com frequência e se isolando, pode ser um indicativo de um gato triste. O comportamento pode ter relação com o desânimo felino, ou pode até mesmo ser uma forma de proteção, já que o animal se sente mais vulnerável quando está assim.
3) Sono excessivo é sinal de um gato triste
Os gatos dormem bastante por natureza - eles podem passar de 12 a 16 horas por dia entre cochilos e sonecas. Porém, quando há um aumento repentino nas horas de sono do animal, isso pode ser sinal de que algo está errado. Um gato triste tende a dormir mais do que o normal como forma de fugir do tédio ou da tristeza. Por isso, é importante acompanhar as horas de sono do animal e observar se há alguma mudança no comportamento do gato.

4) Um gato triste deixa de se interessar por brincadeiras
Gatos saudáveis costumam ser curiosos, ativos e brincalhões. É claro que existem algumas raças de gato mais preguiçosas do que outras, mas se o seu pet começou a ignorar os brinquedos favoritos e simplesmente não responde mais a outros estímulos, como ganhar um petisco, ele pode estar triste. A apatia e o desinteresse por atividades que antes deixavam o animal animado é um forte sinal de tristeza felina.
5) Vocalização excessiva ou diferente pode indicar um gato triste
O miado de gato faz parte da comunicação desses animais. Contudo, quando a vocalização muda ou se torna muito frequente, pode ser que haja algum problema. Miados mais graves, longos e insistentes costumam indicar algum desconforto e são comumente relacionados a um gato triste, que vem tentando expressar que não está bem. Se o seu gatinho quase não miava, e agora mia o tempo todo ou então mudou o tom do miado, vale aumentar a observação com ele.
6) Mudanças nos hábitos de higiene são um sinal de alerta
Os gatos são animais naturalmente higiênicos. Eles cuidam da própria limpeza, e por isso não precisam de banho. Mas se o seu pet parou de se lamber, ou então está se lambendo compulsivamente, é importante ficar atento, porque isso pode ser um sinal de um gato triste ou estressado. A falta de cuidado com a higiene, ou o excesso disso, não é normal e deve ser investigada.
7) Comportamento mais agressivo também pode ser um indício de gato triste
É comum que um animal triste passe por algumas mudanças de humor e de comportamento. Ele pode se tornar um gato arisco ou agressivo repentinamente, exigindo uma certa atenção. Isso acontece porque quando o animal se sente triste, ele também se sente mais vulnerável, assustado ou até mesmo estressado, então acaba adotando uma postura defensiva. Portanto, se ele rosna, arranha ou dá mordidas de gato repentinas, mesmo sem motivo aparente, algo pode estar afetando o bem-estar do animal.
Como cuidar de um gato triste?
Ninguém gosta de ver o próprio pet desanimado, e as causas disso podem ser variadas. Mudanças de residência, troca de ração, a chegada de um membro novo da família: tudo isso pode afetar a rotina do animal, e deixá-lo mais tristonho. Para evitar que isso aconteça, é importante ter alguns cuidados com o animal, como:
- Evitar mudanças drásticas e situações potencialmente estressantes;
- Não trocar a ração de gato com muita frequência;
- Apostar em uma alimentação balanceada e de qualidade;
- Oferecer estímulos mentais e físicos para o pet com brincadeiras e outras atividades;
- Manter a higiene da caixinha de areia;
- Consultar regularmente um médico veterinário de confiança.
Seguindo esses cuidados, é bem provável que você vá ter um gato feliz do seu lado!