Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cães são mais sociáveis e tranquilas, como é o caso do Golden Retriever, enquanto outras são mais reativas e briguentas. Isso não significa dizer que esses cachorros são bravos e perigosos. Na verdade, eles apresentam uma certa predisposição a reatividade, então a socialização e o adestramento precisam de cuidados redobrados.
Cães que são socializados e treinados desde cedo, aprendem a interagir com diferentes pessoas, animais e ambientes. Dessa forma, eles têm muito menos chances de desenvolver um comportamento mais briguentos por aí. Confira quais são as 8 raças de cachorro mais conhecidas pela reatividade!
1) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça bastante carinhosa, brincalhona e fiel aos tutores. Eles foram criados para serem uma raça forte, imponente e protetora da família. Por essa razão, esse cachorro costuma ser bastante apegado ao dono e faz de tudo para proteger aqueles que ama, inclusive partir para cima de outros animais e pessoas.
Para que eles tenham um temperamento mais equilibrado, é fundamental adestrar e socializar o Pastor Alemão desde cedo. É isso que vai permitir que esse cão se acostume com a presença de outras pessoas e saiba lidar com diferentes situações no dia a dia. A boa notícia é que o Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais inteligentes e obedientes que existem, então o processo de adestramento não costuma ser complicado. Devido ao forte instinto de proteção, temperamento e inteligência, o Pastor Alemão é muito usado como cachorro policial.
2) Pastor Belga
O Pastor Belga, primo próximo do Pastor Alemão, é um cachorro que foi criado para pastoreio e guardar propriedades. Ele é um cachorro inteligente e temperamento forte, além de ser bastante protetor, leal, energético e companheiro. O forte instinto de proteção atrelado à necessidade constante de atividades físicas e mentais, pode acabar resultando em comportamentos reativos da raça.
Quando o assunto são pessoas desconhecidas, o cãozinho tende a ficar mais desconfiado da proximidade. É por isso que eles devem ser socializados desde cedo. Quanto ao adestramento, o Pastor Belga se dá melhor quando é treinado por alguém que mantém um vínculo afetivo, como o tutor, pois se sente mais à vontade na presença dele.
3) Pinscher
Quando falamos em cachorro briguento, é impossível não pensar no Pinscher. Apesar de serem minúsculos, esses peludos são donos de uma personalidade forte. São cães corajosos, destemidos e cheios de atitude, mas também são leais e protetores com aqueles que possuem forte vínculo. É por isso que quando sentem algum tipo de ameaça, esses cãezinhos são bastante reativos e briguentos (comportamentos que se expressam com muitos latidos).
Para evitar esse tipo de comportamento no animal, ele precisa ser socializado e adestrado desde cedo. O adestramento de cães da raça Pinscher geralmente é feito utilizando técnicas de reforço positivo, que consiste em recompensar o animal com petiscos ou carinho quando ele obedece o comando.
4) Doberman
Apesar da grande diferença de altura, o Doberman é uma raça de cachorro muito comparada com o Pinscher devido algumas características físicas. Isso tem total sentido, afinal, os dois pertencem ao mesmo grupo de cães, e o Pinscher foi usado no cruzamento que originou o Doberman. Por essa razão, eles dividem algumas características entre si, inclusive de personalidade.
Assim como o Pinscher, o Doberman foi criado para estar sempre em alerta e proteger. Eles são destemidos, corajosos e também fazem de tudo para proteger a família, inclusive arranjar confusão. Para controlar esse instinto, eles precisam ser educados desde filhotes e socializados com outros animais e pessoas para se acostumarem com a presença de estranhos. A boa notícia é que essa é uma das raças de cachorro mais obedientes, então não costuma dar muito trabalho para o tutor.
5) Chow Chow
O Chow Chow é conhecido por ser uma das raças de cachorro mais independentes que existem. Eles são animais carinhosos, mas gostam de curtir o próprio espaço. Além disso, também tem um forte senso de territorialidade, o que influencia diretamente na reatividade da raça. Isso porque o Chow Chow era muito usado como cão de guarda e de caça, então eles tendem a ser mais dominadores e territorialistas.
Para evitar que um comportamento mais agressivo se manifeste na raça, é fundamental que eles sejam adestrados desde filhotes e que os tutores saibam respeitar o espaço do animal. No entanto, por ser um cachorro teimoso, esse processo tende a ser um pouco mais complicado do que seria com um Pastor Alemão, por exemplo.
6) Pitbull
Infelizmente, a fama do Pitbull não é das melhores. Eles são comumente associados a cães agressivos, e a reatividade do Pitbull tem tudo a ver com o passado dessa raça. Acontece que no século XIX esses cães eram usados nos Estados Unidos em rinhas, mas isso não reflete em nada a personalidade desse peludo. Eles eram condicionados a passar por tais situações e incentivados a atacar outros animais, por isso podem ser reativos hoje em dia.
No entanto, é preciso desmistificar a ideia de que o Pitbull é o cachorro mais bravo do mundo. Na verdade, é um cão extremamente dócil e carinhoso com as pessoas, mas ele precisa ser educado para isso. Por sorte, eles são muito fáceis de serem adestrados, já que são extremamente leais e fazem de tudo para agradar o tutor.
7) Jack Russell Terrier
Quando o assunto são raças de cachorro com mais energia, é impossível não citar o Jack Russell Terrier. Esses pequenos são carinhosos, apegados e leais ao dono, por isso podem sentir ciúmes de pessoas e animais que se aproximam do tutor. Como são impulsivos e corajosos, eles podem acabar partindo para cima quando sentem que o tutor está em perigo - ou simplesmente quando estão enciumados. É por isso que o adestramento do Jack Russel Terrier é tão importante e necessário. Mas vale dizer que, por serem os mestres da teimosia, esse processo pode ser um pouco mais difícil.
8) Rottweiler
Quem já teve um Rottweiler em casa garante que esses peludos estão entre as raças de cachorro mais carinhosas e brincalhonas que existem por aí. E eles estão super certos: o Rottweiler é dócil, leal, simpático e extremamente apegado ao tutor. No entanto, como eles foram criados para vigiar e proteger, o instinto de proteção do Rottweiler é extremamente desenvolvido, então pode ter certeza que ele vai partir pra briga se sentir que algo está ameaçando o bem-estar do tutor.
Mas fique tranquilo, porque adestrar cachorro dessa raça é algo que costuma ser bem tranquilo. Além de ser um cachorro inteligente, o Rottweiler gosta de agradar e fazer o tutor feliz, então com certeza vai se esforçar ao máximo para aprender os comandos. A associação positiva, nesses casos, é uma excelente forma de educar o pet, pois a raça pode ser impulsiva quando submetida a outros métodos.