Para quem procura uma raça de cachorro mais carinhosa, o Golden Retriever e Yorkshire são excelentes opções. Mas, além deles, vários outros cãezinhos são bem apegados com os humanos e têm uma personalidade muito afável. E vamos combinar: carinho de cachorro é tudo de bom! Se você está pensando em adotar um dog e sempre sonhou com um bichinho bem fofo, a dica é optar pelas raças de cachorro mais carinhosas. Se interessou? Então confira esse apanhado de animais carinhosos que não vão deixar nem um pouco a desejar quando o quesito é afeto e descubra qual é o cachorro mais carinhoso do mundo!
1) Golden Retriever
O Golden Retriever é um dos cachorros mais carinhosos que você vai conhecer. Além de esbanjar simpatia, ele tem um temperamento bem tranquilo e está sempre disposto a acompanhar o dono em qualquer atividade. A raça é uma boa pedida para a família inteira, já que o cachorro Golden é bastante paciente e também se dá muito bem com crianças e idosos. A relação com estranhos, assim como com outros pets, é super amistosa: com a raça Golden Retriever, não tem tempo ruim.
Por conta da sua personalidade carinhosa, obediente e gentil, o Golden Retriever é uma das raças mais escolhidas para trabalhos como guia de pessoas com deficiência visual e terapia assistida por animais! Além disso, é um cão que costuma ser muito parceiro e pouco agitado no dia a dia.
2) Labrador
Para quem se pergunta qual a raça de cachorro mais carinhoso, a resposta é o Labrador! Assim como o Golden Retriever, esse é um cachorro muito tranquilo, afetuoso e paciente. Não é à toa que essa também acaba sendo uma das raças mais indicadas para trabalhos como guia, polícia, vigilante e até mesmo cachorro de terapia. O Labrador é um cachorro companheiro, inteligente, super dócil e ao mesmo tempo brincalhão. Embora seja um cão de grande porte, o dog costuma ser delicado durante suas brincadeiras.
Além disso, ele é facilmente educado, pois reage muito bem a reforços positivos. É companheirismo e lealdade que você quer? Pode contar com o cachorro Labrador! A raça também é ótima para famílias com crianças e idosos, além de se dar muito bem com estranhos e outros pets.
3) Bulldog Inglês
O Bulldog Inglês, além de ser um cachorro carinhoso, é uma ótima pedida para quem já tem outros animais de estimação em casa. Isso porque o cão convive muito bem com a presença de outros bichinhos! A raça Bulldog Inglês, na verdade, se dá bem com pessoas de todas as idades - de crianças a idosos. No entanto, ele pode não aceitar bem a presença de estranhos, pois costumam ser desconfiados e protetores.
Outra característica típica da personalidade do Bulldog Inglês é essa é uma das raças mais preguiçosas. Seu ritmo em passeios costuma ser um pouco mais lento, o que também o torna uma boa companhia para quem não tem tanto tempo para sair de casa com o animal. A raça é muito carinhosa, fiel e dedicada ao(a) dono(a).
4) Dálmata
A Disney acertou em cheio quando escolheu a raça para estrelar um de seus grandes sucessos! Se você já assistiu “101 Dálmatas”, é bem provável que já tenha desenvolvido uma certa simpatia pelo cão da raça Dálmata. Na vida real, o cachorro pintadinho não decepciona nem um pouco! O Dálmata adora se sentir rodeado por pessoas que o amam e, é claro, também retribui todo esse amor.
Por ser um animal que precisa praticar exercícios, o cão pode ser uma escolha excelente para atletas e pessoas bastante ativas fisicamente. Inclusive, por esse mesmo motivo, o cachorro simpático da Dálmata filhote (ou adulto) é um excelente companheiro para casas com crianças. Ele também é muito sociável e se dá bem tanto com estranhos quanto com outros animais de estimação.
5) Dachshund
Um dos cachorros mais companheiros é o Dachshund, o famoso salsichinha. Não é à toa que existem várias páginas nas redes sociais dedicadas à fofura da raça, né?! O Dachshund é aquele cão bem educadinho, que vai aprender com louvor todas as lições ensinadas pelo(a) tutor(a), desde que você tenha bastante paciência e saiba usar o retorno positivo a seu favor.
O cachorro salsicha é um dos animais de estimação mais carinhosos que existem, sendo muito devotos e apegados com a família - tanto é que ele gosta de seguir o(a) dono(a) para qualquer lugar. É muita fofura para um cachorro só! O Dachshund costuma se dar bem com outros animais - em especial, cães da mesma raça - e deve ser socializado para aceitar bem a presença de estranhos e crianças.
6) Pastor Alemão
A popularidade do Pastor Alemão é mais do que merecida! O cachorro é facilmente adestrado, muito leal e obediente. Esse é um cão que você pode contar para tudo, e que também leva o título de raça de cachorro carinhoso. Com um Pastor Alemão em casa, não vai faltar carinho e muito menos cuidado com a sua família. A raça tem um instinto muito protetor e sempre vai ficar de olho na casa.
Aliás, esse é um cachorro que costuma se dar muito bem com todos, inclusive com as crianças e, se socializado desde cedo, com outros animais também! Com estranhos, porém, o Pastor Alemão se mantém mais reservado e não confia com tanta facilidade. Mas acredite: pode adotar um filhotinho dessa raça sem medo de ser feliz. É sucesso na certa!
7) Pug
O Pug não é só um rostinho bonito (e um dos cachorros muito fofos). Ele também é bastante leal, simpático e, como não poderia faltar, carinhoso. Quem tem um Pug sabe muito bem que o cãozinho adora passar horas e horas recebendo carinho do(a) dono(a). Aliás, essa também é uma das raças de cachorros mais apegados ao dono! Com o Pug, não vai faltar companheirismo e muito amor de pet na sua vida.
A raça de cachorro Pug é extremamente sociável e é um grande amigo das crianças, idosos e todo tipo de gente, basicamente. Com os pequenos é bom estabelecer certos limites, pois o Pug também tem uma saúde frágil e sensível. Com esse cachorro carinhoso em casa será só alegria!
8) Yorkshire Terrier
Quando bem educado, o Yorkshire Terrier pode deixar a fama de especialista em latidos de lado e ser uma companhia muito alegre. É questão de criação, né? Ensine direitinho o seu cachorro e ele não se tornará mimado e caprichoso, mas sim uma raça de cachorro carinhoso, companheiro e muito amigável com todos. A raça adora receber atenção e tudo que isso envolve: desde as carícias de todo dia até brincadeiras de corrida.
O Yorkshire é um pouquinho territorialista e muito destemido, então costuma ficar desconfiado com estranhos em um primeiro momento, mas logo depois se solta. Com crianças e outros animais ele é bem amistoso se for socializado previamente. Ah, e detalhe: o Yorkshire não solta tanto pelo. Então, pode se divertir e passear à vontade com o pet, sem medo de deixar a casa toda felpuda. Eles vão amar!
9) Boxer
O cachorro Boxer é super agitado? Sim, não vamos negar. Mas a raça também pode surpreender com sua capacidade de dar carinho e é uma das mais afetuosas que existem. O cachorro está sempre disposto a brincadeiras e lambidas, talvez por isso seja considerado tão inquieto. É muita vontade de distribuir amor e por isso ele se encaixa perfeitamente como uma raça de cachorro carinhoso! O cãozinho é um companheiro fiel e muito apegado ao(a) seu(a) cuidador(a).
Apesar da expressão carrancuda, o cachorro Boxer também costuma ser bem receptivo com crianças, outros animais de estimação e crianças. No entanto, lembramos que a socialização dos cachorros é sempre um processo importante para facilitar tornar essa convivência ainda mais harmoniosa.
10) Vira-lata
É claro que esses lindos não poderiam ficar de fora! Quem já teve um vira-lata sabe que os bichinhos costumam ser a coisa mais fofa do mundo. Os cachorros sem raça definida costumam ser muito carinhosos e apegados à família de tutores (ainda mais se ele for derivado de um cruzamento como o Labrador com vira-lata ou cachorro salsicha misturado com vira-lata, por exemplo).
A melhor parte é que você pode encontrar um vira-lata filhote ou adulto pra chamar de seu em qualquer abrigo ou até mesmo na rua esperando ser adotado. Ou seja, você não gasta nada e ainda tem a oportunidade de conviver com um cachorro carinhoso, fiel e que vai estar do seu lado em todos os momentos. Vale muito a pena! O amor é garantido.
Redação: Dóris Marinho e Juliana Melo
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 29/10/2019
Atualizado em: 11/10/2022