Ver o próprio cachorro com medo é uma situação que parte o coração de muitos tutores. Mesmo com a tentativa de acalmar o bichinho, pode ser que ele continue assustado e, por isso, é importante saber quais são as coisas que deixam o cachorro desse jeito. Desde barulhos muito altos — como o cachorro com medo de fogos de artifício e trovões — até situações “novas”, como deixar o animal sozinho pela primeira vez em casa: tudo pode resultar em medo no pet.
Se você tem um cachorro medroso e quer saber quais são as coisas que mais assustam a espécie canina, o Patas da Casa preparou um infográfico sobre o assunto. Confira e veja também algumas dicas de como identificar e como acalmar cachorro com medo.
O que pode deixar um cachorro com medo?
Barulhos muito altos normalmente deixam o cachorro com medo. Isso vale tanto para aparelhos eletrodomésticos ligados — como máquina de lavar, liquidificador ou secador de cabelo — quanto para barulhos externos, como fogos de artifício, trovões, sirenes, buzinas e gritos.
Nas festas de fim de ano, por exemplo, é muito comum ver um cachorro com medo de fogos. Se para nós, o barulho já é bem alto, imagina para os cães, que têm a audição ainda mais sensível? O mesmo acontece quando chove: o cachorro com medo de trovão pode ficar acuado por causa do barulho que ele ouve.
Em alguns casos, o medo também pode ter a ver com traumas, especialmente quando envolve cães resgatados das ruas. Esses animais geralmente sofrem com enchentes e situações desagradáveis em dias chuvosos que deixam o cachorro com medo de chuva.
Existem outras situações que podem resultar em um cachorro com medo. As idas ao veterinário são um exemplo. Além disso, quando você tem um cachorro com medo de tudo — principalmente do desconhecido — é comum que ele tenha receios bem particulares, como andar de carro, subir e descer escadas, ficar sozinho ou até mesmo medo de plástico bolha e balões. Tem até cachorro com medo de passear na rua, de tomar banho e outros casos.
Como acalmar cachorro com medo?
Todo mundo sente algum medo, e os cães também vão sentir. Afinal, essa é uma das emoções que os cachorros sentem. No entanto, existem, sim, alguns cuidados que podem ser tomados para amenizar o que faz o cachorro se tornar medroso. O truque do pano, por exemplo, é uma das estratégias utilizadas para acalmar um cão com medo de fogos. Também é indicado colocar uma música para acalmar cachorro, apostar em janelas acústicas e evitar ligar eletrodomésticos próximos do animal.
Dependendo do nível de fobia do pet, pode ser necessário apostar em um calmante para cachorro. No entanto, isso nunca deve ser feito por conta própria, e sim com prescrição médica. Na dúvida, converse com o veterinário do seu pet e busque alternativas junto a ele.