A ascite em cães - ou barriga d'água em cachorro, como é popularmente chamada - é uma condição causada pelo acúmulo de líquidos no abdômen do animal. A ação dos vermes em cães é um dos motivos mais conhecidos para o aparecimento do problema, mas complicações mais sérias, como insuficiência cardíaca e tumores com sangramento, também fazem parte da lista de causadores da ascite em cães. Entenda melhor os sintomas, causas e saiba o que fazer para manter a saúde do seu cachorro!
Cachorro com barriga d'água: como identificar?
A ascite em cachorro, no geral, é um problema silencioso - afinal, é possível que o cão conviva com ela durante um tempo sem que apresente nenhuma alteração significativa em seu estado de saúde. Por conta disso, a principal dica para não deixar essa condição passar despercebida é ficar atento à cavidade abdominal do pet e ir, imediatamente, ao veterinário se perceber qualquer alteração por ali. Assim, ao realizar todos os exames necessários ( como retirada do líquido para descobrir a composição; sangue; fezes; ultrassonografia e avaliação cardiovascular), o profissional será capaz de identificar o que causou a ascite canina e como tratar o problema para que o animal não tenha a saúde comprometida.
Fique atento: Em alguns casos, a barriga inchada também pode vir acompanhada de sintomas como desconforto, perda de apetite, aumento de peso e dificuldade para respirar.
Possíveis causas da ascite em cães
Quando se fala em barriga d'água em cachorro filhote, as verminoses e deficiências nutricionais estão entre as causas mais comuns. Nesse caso, além do abdômen inchado, a ascite no cachorro também costuma vir acompanhada de vômitos, diarreias e até desidratação. Já nos cães adultos, por mais que os vermes e a falta da nutrição necessária também possam estar entre os motivos, os causadores dessa condição desagradável podem ser ainda mais sérios. Insuficiência cardíaca, inflamação do peritônio, doenças renais, complicações no fígado, na coagulação e até tumores com sangramento estão na lista.
Já deu para ver que não dá para ignorar o problema, certo? É que, ainda que a condição em si não seja uma doença grave, o que está por trás da ascite do cachorro indica que a saúde dele precisa mesmo de atenção.
Tratamentos para barriga d'água em cachorro variam de acordo com a gravidade da situação
Como a ascite canina pode aparecer por diferentes motivos, é necessário que o veterinário avalie o caso específico de cada animal para saber o tratamento mais indicado. O cachorro com verme pode ser uma causa, que facilmente é resolvida com a administração de um vermífugo. A barriga d'água em cachorro filhote também pode ser resultado de desnutrição - e a suplementação nutricional normalmente já resolve o problema. Agora, se uma infecção foi a responsável por deixar o cachorro com barriga d'água, é muito importante o uso de um antibiótico, assim como o de diuréticos quando a causa é renal.
A drenagem de ascite em cães - a retirada do líquido abdominal através do procedimento conhecido como paracentese - é recomendada quando o tratamento com medicações não trouxe resultados. Já em casos mais graves, como os que envolvem o aparecimento de um tumor, é provável que o cão tenha que passar por um procedimento cirúrgico..
Ascite: cães que recebem uma dieta com baixo teor de sal têm menos chances de desenvolver o problema
Além de levar o animal regularmente ao veterinário e ficar atento a qualquer alteração apresentada no dia a dia, uma dica importante para prevenir a ascite em cães é diminuir a quantidade do consumo de sal. Como o sódio aumenta o acúmulo de fluidos corporais, o ideal é preferir rações com menor quantidade dessa substância. A mesma dica vale para quem é tutor de cachorro com barriga d'água que já está em tratamento. Além disso, atrasar o vermífugo para cachorro não é indicado em hipótese alguma.
Redação: Nívia Passos
Edição: Luana Lopes