O sonho de muitos tutores é que o filhote de gato fique para sempre pequenininho, com aquela carinha irresistivelmente fofa, mas todo mundo sabe que isso está completamente fora da realidade. Assim como os cachorros, os filhotes de gato também crescem e amadurecem, e esse processo infelizmente não é tão devagar quanto os tutores gostariam. Mas até quando um gatinho pode ser considerado filhote? Se você não faz ideia de como funciona essa transição do gato filhote para adulto, calma que esse processo é bem mais simples do que parece. Confira como isso acontece:
Até quando um gato é considerado filhote?
Diferente do filhote de cachorro que se torna adulto entre os 10 e 24 meses de vida, os filhotes de gato atingem a maturidade quando completam 12 meses de idade. Enquanto o amadurecimento canino varia devido a raça e o porte do animal, na espécie felina, nem o tamanho e nem a raça do gatinho influencia no envelhecimento.
Os filhotes de gato geralmente param de crescer quando completam 6 meses de vida. No entanto, mesmo atingido o tamanho máximo nessa fase, ele ainda continua se desenvolvendo até completar 1 ano. É por isso que muitos gatos filhotes visualmente parecem ser adultos.
Confira as diferentes fases do desenvolvimento de um gato filhote
Assim como os cães, os gatos filhotes também passam por diferentes fases de desenvolvimento até atingirem a fase adulta. Nas duas primeiras semanas após o nascimento, o gato ainda é considerado um recém-nascido. Ele já começa a abrir os olhos e deve se alimentar exclusivamente do leite materno. Logo após completar as duas semanas, ele já pode ser considerado um gato filhote, mas ainda precisa se alimentar do leite materno por pelo menos 45 dias.
É pela amamentação que os gatos conseguem todos os nutrientes necessários para o fortalecimento da imunidade. Gatos que não se alimentam do leite materno são mais suscetíveis a desenvolver doenças na vida adulta. Após esses 45 dias, o gatinho já pode começar a se alimentar com a papinha. Depois de 15 dias, quando ele já estiver acostumado com a textura e sabor da ração, já está liberado oferecer a ração para gato filhote.
Transição do filhote de gato para adulto é marcada por mudanças
Antes do filhote de gato tornar-se adulto, o felino passa por uma série de mudanças físicas e comportamentais. Mas é claro que essa transição não é algo que acontece do dia para noite. Os tutores podem notar algumas diferenças ao longo desse período, como o crescimento do corpo animal até aproximadamente o sexto mês, a troca do dente de leite para os permanentes e uma diminuição do nível de energia para brincar e aprontar.
No entanto, a mudança mais marcante da transição entre o gato filhote e o adulto é o amadurecimento sexual do felino. Nas fêmeas, o cio de gato costuma ocorrer entre os 5° e 10° mês. Já os machos, apesar de não entrarem no cio, se tornam capazes de se reproduzir quando completam 12 meses. Converse com o veterinário do pet para entender a idade mais adequada para fazer a castração.