Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os olhos azuis marcantes. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: além de se adaptar bem com mudanças, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!
Balinês: quais as características físicas da raça?
Assim como seus primos siameses, o Balinês é um gato de porte médio com corpo comprido. A cabeça triangular e as orelhas distantes uma da outra fazem com que o gato Balinês tenha uma aparência bem característica. A cor da pelagem segue o padrão do Siamês, com corpo de cor clara e manchas escuras em determinados pontos, podendo variar de tonalidade. Já os olhos amendoados são ligeiramente oblíquos e azuis, independente da cor da pelagem. Esbelto e com ossos finos, o bichano desta raça pode pesar de 2,5 a 5kg e viver até 13 anos.
A pelagem do Balinês é a principal marca da raça
Mesmo que o Balinês seja um gato de olhos grandes e azuis, o que costuma chamar atenção na aparência assim que você bate o olho no animal desta raça é a pelagem. Finos e sedosos, os pelos deste felino costumam ser mais compridos no abdômen e cauda. Além disso, a cor da pelagem do Balinês é bastante uniforme. Os filhotes, porém, costumam nascer brancos e a cor definitiva só aparece quando atingem cerca de um ano de idade.
A raça Balinês é extremamente afetuosa e apegada à família
Para reconhecer o gato da raça Balinês é muito simples: basta procurar pelo bichano que não sai do lado de seu dono. Extremamente carinhoso e afetuoso, o felino desta raça é muito fiel e pode até ignorar os outros membros da sua família. Além disso, outra característica da personalidade do gato Balinês é a sociabilidade. Por isso, não estranhe se de repente ele correr na direção visita, rodear e, por fim, subir no colo a procura de carinho. Quem tem crianças e outros pets na família também não precisa nem pensar duas vezes antes de escolher o gato Balinês, já que ele costuma conviver em harmonia até mesmo com os cães.
O gato Balinês possui bastante energia e vontade de brincar
Se você busca um bichano que traga bastante alegria para a casa, o Balinês é a escolha certa. Por ser um animal com muita energia, o gato desta raça costuma ser hiperativo e estar sempre correndo e escalando os móveis. Por isso, vale investir em objetivos e brincadeiras para divertir o bichano. Ainda que o Balinês possua toda essa animação, ele não costuma miar muito.
Gato Balinês: qual a alimentação ideal para a raça?
Quanto à alimentação, os cuidados com o gato Balinês não diferem muito de outras raças. O primeiro passo é sempre deixar a ração e o pote de água limpos e frescos. Além disso, é fundamental estar atento a qualidade e a quantidade de ração disponibilizada para o felino para evitar problemas como a obesidade. Já casos mais específicos, como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos, obesidade ou outros, podem (e devem!) seguir uma dieta orientada pelo veterinário responsável pelo seu pet.
A raça Balinês pode sofrer os mesmos problemas de saúde que o gato Siamês
Assim como acontece com as características físicas, o gato Balinês também pode herdar alguns problemas de saúde da raça Siamês. O estrabismo, por exemplo, é um deles. A doença se trata de uma alteração do nervo óptico e nistagmo, resultando em movimentos rápidos do olho para frente e para atrás. Além disso, doenças como amiloidose, asma e linfoma também podem afetar a saúde do seu bichano. Para evitar esses quadros, o ideal é vacinar o seu felino e levá-lo ao médico veterinário frequentemente.
Os cuidados necessários com a raça de gato Balinês
Além dos cuidados com a saúde, gatos da raça Balinês pedem uma atenção maior com a pelagem do corpo. Por isso, escove os pelos do seu bichano pelo menos duas vezes por semana. Desta forma, é possível manter os pelos saudáveis e sem nós, evitando a formação de bolas de pelos e de fios espalhados pela casa. Em alguns casos, a tosa pode ser necessária apenas para tirar eventuais nós ou sujeiras difíceis de sair. Além disso, é importante manter os dentes limpos e escovados para evitar o surgimento de problemas bucais, como o tártaro.
Redação: Úrsula Gomes