A festa junina é uma das celebrações mais populares do Brasil e muitos tutores buscam formas de incluir seus gatos e cães nessa festa, seja colocando roupinhas caipiras ou fazendo petiscos especiais. Na tradicional festa brasileira, não podem faltar as comidas típicas, as quadrilhas, a pescaria e também a clássica barraca do beijo. Esse último item "obrigatório" nas festas juninas foi a inspiração de um casal para criar uma versão de gatos. O vídeo postado na internet mostra uma "barraca do beijo" diferenciada que destaca uma característica comum e polêmica desses animais.
Tutores criam ‘barraca do beijo' felina bem diferenciada
Jaqueline Lima e Matheus Dias vivem juntos em uma casa com sete gatinhos. Os nomes dos gatos são Nick, Mia, Coroninha, Luna, Banguela, Whisky e Cindy. Para mostrar um pouco da rotina ao lado dos bichanos, o casal criou um perfil nas redes sociais em que divulga vídeos e fotos dos pets. Como bons gateiros, eles decidiram incluir os gatos na comemoração da festa junina, mas surpreenderam os internautas pela maneira com que fizeram isso. No lugar da barraca do beijo, uma atração junina em que pessoas trocam beijos para arrecadar dinheiro, eles decidiram criar uma "barraca dos arranhões" para deixar os gatos no comando.
Barraca do arranhão: um clássico das festas juninas na versão para gatos
A ideia do casal para incluir os gatos na festa junina pet surpreendeu os internautas e provocou boas risadas na rede. A escolha não poderia ser mais criativa, já que os gatinhos adoram arranhar e brincar com as patinhas. Para montar a ‘barraca do arranhão’, os tutores só precisaram de um banco que tivesse uma abertura para aparecer o rosto do gato e papéis para enfeitar o objeto. Bem na frente da “barraca”, eles colocaram uma plaquinha escrito “barraca dos arranhões” e decidiram testar para ver se os gatos realmente iriam arranhar quem chegasse ali na frente. E não é que eles fizeram exatamente o esperado? Ao aproximar o dedo na "barraca" fazendo movimentos para cima e para baixo, não demorou nem 5 segundos para que o bichano tentasse agarrar o dedo da tutora com a pata. Os comentários da publicação mostraram que os internautas amaram a ideia, e teve até gente que apelidou a barraca do arranhão de ‘barraca do arranhão do amor’. Confira o vídeo:
Veja os cuidados que se deve tomar com gatos na festa junina pet
Incluir os animais nas festas é uma forma de demonstrar carinho o quanto eles são importantes para os donos. No entanto, é claro que alguns cuidados precisam ser tomados para a segurança e bem-estar dos pets. No caso dos bichanos, como a audição dos gatos é bem sensível, o volume das músicas durante a festa não pode ser muito alto. Além de deixar os felinos incomodados, a música alta ainda pode assustar o gato.
Em relação às comidas, é preciso ter ainda mais cuidado, pois alguns alimentos podem ser tóxicos para os gatos ou não ser tão bons para a saúde dele. A salsicha do cachorro quente, por exemplo, é cheia de aditivos que podem ser prejudiciais para a saúde do gato. Os chocolates e todas as sobremesas devem passar longe do gato, pois além do cacau ser tóxico, os doces podem contribuir para a obesidade felina. Se você quer mimar o gato com algum petisco junino, opte por fontes de proteína - como os clássicos espetinhos. Mas lembre-se de oferecer a carne ou o frango sem o palito e sem sal. O milho, a pipoca e a batata doce são outros exemplos de petiscos juninos que podem ser oferecidos para os gatos, desde que estejam cozidos e sem adição de sal.
Agora se você quer deixar seu pet no clima das festas juninas, nada te impede de investir em roupinhas, fantasias para gatos e outros acessórios caipiras, desde que o animal seja acostumado e não fique estressado com o uso de roupinhas. Uma dica menos traumática é usar uma bandana para gatos com estampa quadriculada, que vai deixá-lo super estiloso e não vai incomodar muito.