Muitos tutores se perguntam: gatos esquecem os donos? Essa dúvida é comum entre quem precisa se ausentar por um tempo ou, por algum motivo, precisa se separar do bichano. A boa notícia é que a memória dos gatos é mais complexa do que a gente imagina — e eles não esquecem seus tutores com tanta facilidade. Os felinos, apesar da fama de frios, formam vínculos emocionais profundos com a família humana, especialmente quando tratados com carinho. Veja abaixo quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono e outras curiosidades sobre o assunto!
Memória felina: como funciona o cérebro de gato?
O cérebro de gato é muito mais complexo do que parece. Embora seja pequeno em tamanho, ele possui estruturas semelhantes às do cérebro humano, especialmente nas áreas responsáveis por emoções e memórias. Os gatos têm uma memória associativa muito eficaz: eles costumam se lembrar de pessoas e situações com base em experiências positivas ou negativas. Isso significa que, se o gato teve uma convivência feliz com o tutor, ele pode guardar essas lembranças por muito tempo.
Pelo menos foi isso que pesquisadores japoneses descobriram. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Science Direct, os gatos têm memórias mais longas do que imaginamos. O estudo avaliou o comportamento de 49 gatos durante as refeições por algum tempo. Foram descobertas as preferências alimentares de cada pet, e esses alimentos eram servidos em potinhos específicos. Depois, os potes eram trocadas e a memória felina era testada - surpreendentemente, os gatinhos se lembravam dos detalhes.
É verdade que gatos esquecem os donos depois de 3 dias?
Existe uma crença popular de que os gatos esquecem os donos depois de 3 dias, mas isso está longe de ser verdade. Não há qualquer evidência científica que comprove que os gatos apagam da memória seus tutores após um período tão curto.
Na verdade, mesmo após dias ou semanas longe, os gatos reconhecem os donos por meio do cheiro, da voz e de vários outros detalhes. Isso porque, por mais que os felinos pareçam distantes, eles criam um laço único com a família humana. A questão é que, diferente dos cães, o amor de gato é bem sutil: ronronar, amassar pãozinho, seguir o dono pela casa e até se esfregar nele são alguns sinais de afeto desses animais.

Então, quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono?
Definir quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono é difícil, porque não existe uma resposta certa. No geral, se o relacionamento for positivo, o gato pode se lembrar do tutor por muito tempo. Não é à toa que existem vários relatos na internet de reencontros emocionantes, mesmo após anos de separação, mostrando que os gatos têm uma capacidade de lembrar rostos e vozes que foram marcantes na vida deles.
Isso se deve, principalmente, ao tipo de vínculo que foi construído com o animal ao longo dos anos. Gatos que foram bem cuidados e respeitados criam conexões profundas, e tendem a se lembrar dos donos com mais facilidade, mesmo que os tutores se ausentem por um certo período.
Então se você precisar viajar ou ficar longe do seu amigo de quatro patas por um tempo prolongado, saiba que é possível manter o laço afetivo com seu gato. Uma das dicas mais eficazes é deixar uma peça de roupa com seu cheiro, pois o olfato felino é bem apurado e contribui com a memória afetiva, trazendo um certo conforto para o pet durante a sua ausência. Além disso, manter uma rotina parecida com a habitual — mesmo na sua ausência — também ajuda a reduzir o estresse e manter o bem-estar emocional do gato.