Um dos itens que não pode faltar na casa dos gateiros é a bolsa ou caixa de transporte para gatos. Diferente dos cães, que têm o costume de sair de casa com coleira e já estão mais habituados com o mundo externo, os felinos ficam estressados ao saírem de casa e devem ser transportados com muita segurança. A bolsa de transporte para gatos ou caixinha de transporte fazem toda a diferença para garantir o bem-estar e proteção do seu pet durante passeios, viagens ou até mesmo para ir ao veterinário.
Mas será que você sabe qual é a opção mais segura? O que avaliar na hora de escolher a melhor caixa para transporte de gato, ou a melhor bolsa? A seguir, tiramos todas essas dúvidas!
A caixa de transporte para gatos é segura e indispensável em viagens
A maioria dos tutores opta pelo modelo de caixa para transporte de gato pela simplicidade e versatilidade do produto. Além de ser mais firme, sólida e segura, a caixa pode ser utilizada em diferentes situações: desde consultas veterinárias e passeios, até em viagens de ônibus ou avião (sim, é possível viajar com gato!). Existem diferentes modelos do acessório que se adaptam às necessidades do tutor e do pet:
Caixa de transporte para gatos tradicional - É indicada para todos os gatinhos.
Caixa de transporte para gatos que abre por cima - É ideal para gatos que são agitados demais, sendo mais fácil colocá-lo dentro do acessório na hora de sair de casa.
Caixa de transporte para gatos com rodinha - É ideal para tutores que não têm condições físicas de carregarem a caixinha por muito tempo.
Lembramos que é importante comprar uma caixa de transporte para gatos grande o suficiente para acomodar o animal sem deixá-lo sufocado ou apertado demais. Observe se o seu felino consegue dar uma volta completa dentro do acessório sem dificuldades.
Bolsa para transporte de gatos oferece conforto, mas deve ser resistente
A bolsa de transporte para gatos também tem suas qualidades, mas não costuma ser tão firme quanto a caixa transportadora e pode deixar alguns tutores inseguros. No entanto, é uma opção interessante para trajetos mais curtos ou quando você for passear com gato, por exemplo. Além disso, o acessório tende a ser mais confortável e aconchegante por causa do tecido mais flexível, então os gatinhos se adaptam melhor. Para viagens, porém, não é o acessório mais indicado.
Alguns modelos de bolsa para transporte de gato são a com abertura lateral, com rede de nylon ou até mesmo a bolsa-canguru. Elas também podem ser feitas com diferentes materiais: a bolsa de transporte para gatos de tecido é bem maleável e fácil de ser guardada, sendo mais apropriada para pequenos passeios. Já a bolsa acolchoada é um pouco mais resistente, e pode ser usada para trajetos mais longos.
Como escolher a melhor caixa ou melhor bolsa de transporte para gatos?
Resumidamente, a caixa de transporte para gatos é, de longe, o melhor aliado para transportar seu gatinho com mais segurança, mas a bolsa também pode ser bem útil em algumas ocasiões. Mas como saber qual a melhor caixa de transporte para gatos ou a melhor bolsa? Existem algumas dicas para não errar na hora de escolher!
- É importante que o acessório seja adequado ao tamanho do seu animal de estimação;
- O material da caixa ou da bolsa de transporte para gatos deve ser resistente;
- Observe se o modelo é forte o suficiente para suportar o peso do pet;
- A bolsa ou caixa para transporte de gato deve ser ventilada;
- Verifique se o acessório tem travas de segurança ou outros recursos que garantam o bem-estar do animal.
Em ambos os casos, é importante saber como acostumar o pet com o acessório. O tutor deve fazer a adaptação com estímulos positivos - como petiscos - antes de realizar o passeio ou viagem, de fato.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes