Já ouviu falar na bolsa primordial? Os gatos são conhecidos por terem uma “pelanquinha” na barriga, mas que não tem nada a ver com gordura localizada! Na verdade, essa “pancinha” dos pets leva o nome de bolsa primordial e tem uma função importantíssima na vida dos felinos. Quer entender melhor como funciona essa parte da anatomia felina e saber qual o nome da barriga do gato? O Patas da Casa reuniu aqui embaixo as principais informações sobre a bolsa primordial em gatos, funções e cuidados. Dá só uma olhada!
É normal gato ter pança?
Sim, a pancinha de gato é super normal e serve para proteger órgãos internos. Essa pancinha é chamada de bolsa primordial, e funciona por meio do armazenamento de gordura na região abdominal. É por isso que é tão comum ver uma pelanquinha na barriga do gato, mesmo aqueles que são mais magros — essa característica faz parte da anatomia felina!
Por isso, não se engane de achar que um gato “barrigudo” é, necessariamente, sinônimo de um gato obeso. Se essa barriguinha for a bolsa primordial, não há nada de errado com o bichano. Mas, se além da pancinha de gato, você não conseguir sentir a costela desses animais por meio do toque, é porque provavelmente o pet está acima do peso.
O que é bolsa primordial de um gato?
A bolsa primordial em gatos é um armazenamento de gordura que resulta em um excesso de pele no abdômen do pet. Ela abrange toda a barriga do gato, mas é mais evidente próximo das patas traseiras e se assemelha bastante a uma pelanquinha flácida. É mais fácil de reparar conforme o animal anda e se movimenta.
Todos os gatos têm a bolsa primordial. E, por incrível que pareça, é mais fácil de observar essa pancinha em gatos mais magros, já que nos gatos obesos essa pancinha acaba se confundindo com a própria barriga do pet.
Vale frisar que essa “pelanquinha” é caracterizada apenas por uma pele flácida, e não tem nada a ver com uma bola na barriga do gato. Ao perceber qualquer anomalia na região, é importante consultar um veterinário. O caroço na barriga do gato pode sinalizar desde problemas corriqueiros, como dermatites, até algo mais sério, como tumores e câncer em gatos.
Para que serve a barriguinha dos gatos?
A bolsa primordial em gatos tem a função de proteger os órgãos internos dos felinos. Assim, caso o animal se acidente ou se envolva em uma briga de gato, ele terá os órgãos vitais protegidos. Além disso, com a bolsa primordial, gato aumenta a flexibilidade e ganha maior amplitude em saltos e corridas. O volume de pele “extra” permite que o felino estenda a barriga e as patas para correr e pular.
Outra função da bolsa primordial em gatos é o armazenamento de gordura e energia. Depois de comer, a pancinha de gato fica mais explícita. Isso acontece porque, na vida selvagem, os felinos precisavam armazenar comida para enfrentar possíveis situações de escassez. Hoje, isso não é mais necessário, mas assim como vários instintos selvagens, essa é uma característica que foi preservada.
Bolsa primordial em gatos: vale a pena tirar a “pelanquinha” do pet?
Muitos tutores se preocupam com a bolsa primordial. Gatos não precisam remover essa “pelanquinha” cirurgicamente, ao contrário do que alguns pensam. Na verdade, isso é até contraindicado. A pancinha de gato não traz nenhum prejuízo à saúde do animal, e uma cirurgia pode ser muito arriscada (principalmente se o motivo para a remoção for puramente estético).
Por outro lado, é importante ficar atento a anomalias na região. Um caroço na barriga do gato ou feridas de difícil cicatrização, por exemplo, podem ser sinal de um problema mais grave. Nesse caso, é recomendado consultar um veterinário para diagnóstico e tratamento adequado. Também é necessário saber diferenciar casos de obesidade felina de uma pelanquinha natural para tratar o paciente obeso.