O Border Collie é uma das raças de cachorro mais populares que existem. Isso porque, além de ser altamente inteligente e fácil de ser treinada, a personalidade desse cachorro é muito surpreendente. Amável, carinhoso, brincalhão e super dedicado, é praticamente impossível não se apaixonar por um pet da raça. Por outro lado, esse doguinho é super agitado! Então será que é uma boa ideia ter um Border Collie em apartamento? A seguir, o Patas da Casa tira essa e outras dúvidas sobre o cãozinho!
É possível ter um Border Collie em apartamento?
Até é possível criar um Border Collie em apartamento, mas é importante ter alguns cuidados. Esse é um cão que ocupa espaço, é muito ativo e bastante apegado com a família. Ou seja, além de separar um tempo para passear e gastar a energia do cachorro, não é recomendado deixar o pet sozinho por muito tempo. O tutor precisa estar ciente dessas informações antes de pegar um cão da raça, ou a convivência pode se tornar turbulenta.
Tendo todos os cuidados necessários com o Border Collie, apartamento pode, sim, ser um bom local para criar esse cachorro. A raça é uma das mais amorosas, companheiras e fiéis aos donos, então é bem difícil não se render aos encantos do cachorro mais inteligente do mundo.
Border Collie: tamanho da raça é de porte médio a grande
Um cachorro da raça pode ter uma altura de 46 a 56 centímetros na cernelha, e pesar até 20 kg. Ou seja, é um cão com um porte médio para grande. O tamanho do pet não deve ser um impeditivo, já que alguns cachorros grandes se adaptam tranquilamente ao espaço de um apartamento. Porém, no caso do Border Collie em apartamento, é bom ter em mente que, além do tamanho, esse é um cão que se movimenta bastante e por isso precisa de espaço.
Para ter um Border Collie, personalidade energética deve ser levada em consideração
Se for criar um Border Collie em apartamento, lembre-se que esse cachorro tem energia de sobra para gastar. Isso significa que o tutor deve saber direcionar toda essa energia para os lugares certos — seja por meio de passeios ou do enriquecimento ambiental. Isso vale tanto para o Border Collie filhote, quanto para o cachorro adulto.
Os brinquedos para Border Collie devem estimular as habilidades cognitivas do cãozinho e, ao mesmo tempo, exercitá-lo de alguma forma. Quebra-cabeças, cabo de guerra, bolinhas, frisbee e brinquedos de cordas são os mais indicados. No entanto, isso não deve substituir a hora de passear com cachorro. As caminhadas, inclusive, não devem ser tão curtinhas. Cerca de 1 hora de duração é o tempo ideal para gastar a energia do pet.
O Border Collie solta pelo? Quais cuidados são necessários com a higiene do pet?
Além do gasto de energia, a higiene canina também demanda atenção. O Border Collie não solta muito pelo como outras raças, então de duas a três escovações semanais são suficientes para manter a pelagem do pet bonita e saudável.
O problema maior é durante os períodos de troca de pelos, que normalmente acontecem na primavera e outono. Nessa época, o cachorro solta pelo em excesso por causa de uma renovação natural dos fios, então os cuidados devem ser redobrados. Para completar, o banho no cachorro pode ser dado a cada três ou quatro meses, desde que ele não esteja muito sujo. Use sempre produtos específicos para pets, nunca de uso humano.
Os dentes do Border Collie devem ser escovados de duas a três vezes por semana, e as orelhas do animal devem ser verificadas quinzenalmente. Quanto a ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo não vai ser tão difícil: o Border Collie filhote já mostra desde cedo toda a sua inteligência e aprende bem rapidinho.