Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? Reunimos, aqui embaixo, várias características típicas desse doguinho e que com certeza vão fazer você se apaixonar por ele. Confira!
American Bulldog tem duas variações
Quando falamos desse tipo de Bulldog, grande porte é um dos traços mais marcantes. Isso porque, mesmo compartilhando algumas semelhanças com o Bulldog Inglês e com o Bulldog Francês, o American Bulldog se destaca no quesito tamanho, e é considerado o maior de todos.
O que poucas pessoas sabem é que existem duas “versões” de Bulldog Americano, chamadas de Johnson e Scott. Os do tipo Johnson são mais maciços, com cabeças maiores e mais largas, além de apresentarem um focinho mais curto. Já os cães Scott têm uma musculatura mais leve e menos parruda, além de ter o formato da cabeça um pouco diferente dos Mastiffs.
O Bulldog Americano é perigoso?
Como se trata de um Bulldog grande e que, assim como o Bulldog Inglês, também tem uma carinha meio rabugenta, muita gente pensa que o Bulldog Americano é perigoso, bravo e difícil de lidar. Pois acredite: não é bem assim. Na verdade, essa é uma raça de cachorro que sempre traz muita alegria para a família, e não oferece qualquer risco. O Bulldog Americano, filhote ou adulto, é sempre muito amoroso, leal e apegado com seus donos.
O que pode acontecer é que esses cães têm um instinto territorialista mais forte, e podem ser desconfiados perto de estranhos. Nesses casos, a mudança de comportamento é simplesmente para proteger quem ele ama, e não porque ele é um cachorro perigoso ou agressivo. Mas não se preocupe: eles não vão atacar ninguém “de graça” e esses impulsos podem ser contornados com adestramento e socialização.
Cachorro Bulldog Americano precisa de tutores experientes
O Bulldogue Americano é bastante inteligente, treinável e com facilidade de se adaptar a novas circunstâncias. Mas durante o adestramento de cães, é importante que o tutor tenha pulso firme e saiba conduzir os treinos do jeito certo! Mesmo com toda a sua inteligência, o cachorro Bulldog pode ser um pouquinho teimoso, então as sessões de adestramento precisam de calma, persistência e paciência. Para deixar o cãozinho mais interessado e focado, recomenda-se o adestramento positivo com uso de clicker, petiscos e outras formas de recompensas.
Além do mais, lembramos que tentar educar o Bulldog Inglês - ou qualquer outro cão - por meio de punições e castigos não é o ideal, podendo causar traumas e transtornos comportamentais no pet.
O filhote de Bulldog Americano gosta de receber atenção
O Bulldog Americano é cheio de qualidades, mas antes de levá-lo para casa é bom saber que ele não gosta de ficar muito tempo sozinho. Por isso, não é uma raça indicada para quem tem uma vida muito corrida e não consegue disponibilizar uma parte do seu dia para lhe dar atenção. Quando filhote, Bulldog Americano é ainda mais manhoso e ama estar perto dos seus tutores. Essa, inclusive, é uma ótima fase para estreitar os laços com o pet e dar início aos treinos de adestramento e socialização.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes