Interpretar a linguagem corporal canina nem sempre é fácil, mas uma vez que você entende os princípios dela, fica muito mais simples entender o que um cachorro quer dizer. Diferente dos desenhos animados em que os cãezinhos falam, no mundo real os cães se comunicam pela posição das orelhas, o balançar do rabo, latidos e até pelo olhar. São esses sinais corporais que vão indicar o que o pet está sentindo ou querendo.
Um cachorro com medo, por exemplo, vai apresentar tremores pelo corpo, cauda entre as pernas e pupila dilatada, enquanto um cão feliz tem uma postura mais relaxada e rabinho balançando. Mas e o cachorro arrepiado? Será que significa que ele vai atacar? O Patas da Casa te explica!
Cachorro arrepiado: o que significa?
Você já deve ter se deparado com um cachorro com cabelo arrepiado, né? Essa é uma reação natural do animal chamada de piloereção canina e pode ser provocada por diferentes situações. Devido a alguns estados emocionais, o corpo do animal libera adrenalina e seus pelos ficam eriçados. Dentre os principais motivos, podemos destacar dois:
- Raiva ou ataque: o cachorro estressado é um perigo para a convivência familiar, já que em qualquer situação em que se sinta ameaçado, ele pode atacar outras pessoas e animais. Nesse caso, os cães podem apresentar os pelos arrepiados, assim como latidos graves, rosnados e dentes para fora. Passear com cachorro é uma ótima forma de evitar o estresse canino.
- Medo: é natural que o cãozinho sinta medo de algumas coisas, como barulho de trovão, de fogos e até de ir ao veterinário. Nesses casos, o cachorro com medo pode demonstrar sua emoção a partir dos pelos arrepiados, assim como o rabinho entre as pernas e as orelhas para trás.
A piloereção canina não faz mal para o animal, mas os motivos que deixam o cachorro arrepiado podem ser ruins para a saúde mental do cão. Por isso, é fundamental reconhecer a origem do arrepio para que você consiga perceber a tempo antes de uma reação mais reativa do animal.
Ataque de cachorro: saiba como identificar
Nem sempre um cachorro arrepiado significa que vai atacar alguém. Esse é um sinal de que ele está reagindo a alguma emoção, como o medo e a raiva, mas a excitação e demonstração de dominância também podem ser atribuídos a esse fenômeno. Mas como podemos prever um ataque de cachorro? O Patas da Casa vai te mostrar os 5 sinais de que um cachorro vai te morder:
- Rigidez corporal: antes de partir para o ataque, os cachorros costumam ficar com a postura tensionada, como se não estivessem relaxados. A coluna do peludo pode arquear e o rabinho ficar rígido.
- Pelos arrepiados: o cachorro arrepiado pode expressar que ele está prestes a te morder, e esse arrepio pode ser no corpo todo ou em algumas regiões, como o dorso e pescoço.
- Orelhas viradas para frente: as orelhas também podem demonstrar certas emoções, como o medo e a raiva. No caso de cachorros prestes a atacar, as orelhas normalmente ficam para frente, mas em alguns casos, como cachorro com orelha grande, elas podem ficar viradas para trás.
- Olhar fixo: se o cãozinho estiver mantendo contato visual com você, isso pode significar que ele está te enxergando como um alvo e está determinado a te morder. Nesses casos, evite correr ou fazer movimentos bruscos, já que isso pode despertar o ataque.
- Rosnado com dentes para fora: por último e não menos importante, o clássico rosnado com dente de cachorro para fora é quase uma certeza de que o peludo vai tentar te morder.
Para ter certeza de que você está prestes a ser mordido, fique atento ao conjunto de sinais e a postura do cachorro para entender o que está acontecendo. Se o cão demonstrar que está bravo, pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado e esteja se preparando para atacá-lo, mas se o peludo aparentar estar animado e relaxado, os pelos arrepiados podem significar apenas excitação.
É importante lembrar que cada cachorro é único e age de maneira diferente às situações, por isso, se o peludo apresentar essas características e você não conhece a personalidade dele, é melhor não arriscar para evitar acidentes. Agora se você reparou que o seu amigo de quatro patas está ficando arrepiado e estressado com certa frequência, é melhor levá-lo a um veterinário comportamentalista para entender melhor o que está acontecendo e buscar maneiras de ajudar o cãozinho, afinal, o estresse não é nada saudável para a saúde do cachorro.