É praticamente impossível andar na rua sem esbarrar com um cachorro caramelo no meio do caminho. Esses cães realmente viraram o símbolo do Brasil, e estão sempre envolvidos nas melhores histórias! Não é à toa que muitas pessoas viraram fãs do cachorro caramelo e resolveram abrir a porta e o coração para cães vira-latas dessa cor.
Recentemente, uma tutora compartilhou nas redes sociais a reação do seu cão vira-lata caramelo depois dele encontrar animais ‘selvagens’ pela primeira vez, mas a história não era bem assim...
Cachorro caramelo aparece tremendo no vídeo, cheio de medo
A tutora Karoline Alves, que também é veterinária e uma super mãe de pet, registrou um dos momentos mais hilários da internet. Em um primeiro momento, dá até certa pena, já que a sua vira-lata caramelo chamada Bolina aparece tremendo de medo. Dá para perceber que foi algo que realmente assustou a cadelinha, que tem em torno de 10 anos.
Para brincar com o incidente, Karol coloca na legenda do vídeo: “Quando meu cachorro viu uma onça pela primeira vez”. Mas calma! Não foi isso que aconteceu. Muitos internautas também caíram na pegadinha e até comentaram: “Eu achei que ele tinha visto realmente uma onça!”
O ‘animal selvagem’ era, na verdade, dois gatos filhotes
Depois de mostrar o cachorro tremendo de medo, a tutora mostra o que estava “do outro lado” que deixou o pet tão apreensivo. E, pasmem: eram apenas dois filhotes de gato! Eles estavam bem próximos do potinho de ração se alimentando, totalmente nem aí para a Bolina (a vira-lata caramelo do vídeo).
Provavelmente, o cachorro caramelo nunca tinha tido contato direto com gatos e se assustou com essa nova situação. Mas, no final, os novos membros da família estavam longe de representar uma verdadeira ameaça a ponto de deixar o cachorro com medo — e foi por isso que esse virou um vídeo de cachorro engraçado.
Assista o conteúdo na íntegra abaixo:
@pocaliada do ponto de vista dela, era uma onça sim ?
♬ Cena Engraçada e Inusitada de 3 Minutos - HarmonicoHCO
Como acostumar cachorro e gato juntos?
Assim como mostra o vídeo do cachorro caramelo e dos gatinhos, a adaptação entre as duas espécies pode demorar um pouquinho para acontecer. Em alguns casos, você pode ter um cachorro com medo e sem querer se aproximar. Em outros, o cão pode ficar reativo e sem querer compartilhar a atenção com o outro pet. O inverso também pode acontecer, principalmente se o gato é o morador mais antigo da casa.
Para acostumar cachorro e gato juntos, a principal dica é fazer isso de forma gradual. O tutor deve respeitar os limites dos animais e sempre supervisionar as interações entre eles. Também é importante trazer associações positivas nesses momentos em que eles estão juntos — usar petiscos, brinquedos e carinho, por exemplo, são estratégias que funcionam.
O que mais pode deixar o cachorro com medo?
A reação do cachorro vira-lata caramelo é muito engraçada quando a gente descobre o que deixou ele com medo. Mas, ao mesmo tempo, também pode deixar algumas pessoas se perguntando: o que pode deixar o cachorro com medo desse jeito? E a verdade é que existem algumas situações e objetos que podem ser apavorantes para os pets.
Algumas das coisas que mais deixam o cachorro com medo são:
- Fogos de artifício
- Trovões e chuva
- Sirenes e buzinas
- Gritos
- Plástico bolha e balões
- Eletrodomésticos (liquidificador, aspirador de pó, secador, etc)
Se perceber que você tem um cãozinho tremendo de medo igual no vídeo do cachorro caramelo, vale a pena se atentar com o que pode ter causado isso e buscar estratégias para acalmar o animal da melhor forma possível.