Quem pensa que o ciúme é um sentimento exclusivo do ser humano está completamente enganado. Há muito cachorro ciumento por aí que muda completamente o comportamento quando um “intruso” invade o seu espaço. Enquanto alguns animais clamam por atenção, colocando-se entre o seu tutor e o “rival”, latindo, rosnando ou choramingando, outros ficam mais agressivos e com sinais de obsessão. Um estudo da Universidade da Califórnia , nos Estados Unidos, de 2004, realizou um experimento social para avaliar se o ciúme realmente faz parte do repertório emocional dos cães. Confira, a seguir, os principais resultados da pesquisa e como se comporta um cachorro ciumento.
Estudo revela como é o comportamento de um cachorro com ciúmes
Ao todo, 36 animais foram testados individualmente pelos cientistas, enquanto seus tutores os ignoravam e interagiam afetuosamente com três objetos diferentes: um cachorro de pelúcia – que latia e abanava o rabo como se fosse de verdade –, um balde em forma de abóbora de halloween e um livro infantil musical.
O estudo apresentou resultados muito interessantes. Os cachorros ficaram significamente mais enciumados com o afeto dos seus tutores com o bichinho de pelúcia em comparação com os outros objetos. A agressão também se destacou, uma vez que os donos acreditavam que seus pets nunca demonstrariam uma postura dominante e agressiva. A verdade é que um quarto dos cães atacou o item que provocou o ciúme. Na fase pós-interação (quando o tutor já havia colocado o objeto no chão), 36% dos cães partiram para cima do cachorrinho de brinquedo.
Os cães testados também empurraram ou tocaram muito mais seus tutores quando eles estavam interagindo com o bichinho de pelúcia. “Esse comportamento de impedir ou interromper a interação foi considerado o principal estado emocional que acompanha o ciúme e o distingue de outras emoções, como a raiva”, afirmaram os pesquisadores.
Cachorro ciumento: os cães realmente acreditaram que o bicho de pelúcia era de verdade?
Segundo os profissionais envolvidos na pesquisa, os comportamentos agressivos direcionados ao bicho de pelúcia parecem sugerir que, sim, os cachorros acreditaram que o objeto era um animal de verdade. No fim das contas, foi como se o teste tivesse simulado o cenário de um cachorro ciumento com outro cachorro.
“O padrão de comportamentos, principalmente quando os cães viram seus donos demonstrando afeição pelo que parecia ser outro cão, é semelhante ao leque de comportamentos observados em seres humanos. Esses dados, portanto, apresentam um forte argumento de que os cães domésticos têm demonstração de ciúmes”, concluiu os pesquisadores.
Quais situações deixam o cachorro com ciúmes?
Elementos novos dentro de casa ou alterações na rotina podem deixar o seu cachorro bastante ciumento. Na maioria das vezes, o ciúme de cães é causado por mudanças como:
- Novos moradores;
- Um novo bebê ou criança na casa;
- Novos cachorros ou outros animais de estimação em casa;
- Filhotes;
- Novos hobbies ou ocupações do tutor dentro de casa;
- Um brinquedo para cachorro compartilhado com outro animal;
- Diferença entre quantidade de comida dos cachorros;
- Falta de exercícios ou diminuição das brincadeiras.
Tipos de comportamento de um cachorro ciumento
Os nossos animais de estimação precisam de carinho, cuidados individuais e atividades que os deixem ocupados e felizes. Às vezes, eles não estão dispostos a dividir essa atenção com seu “rival”, que pode ser um novo integrante de quatro patas, uma visita ou um bebê. Veja alguns comportamentos que demonstram que um cão está roído de ciúmes:
- Um cachorro com ciúmes do outro pode demonstrar sinais de agressão (como morder o “intruso”);
- O animal começa a fazer as necessidades fora do lugar habitual para que as atenções retornem para ele;
- Um cachorro com ciúmes do novo filhote pode entrar no caminho para tentar retirar a mão do tutor de cima do jovem cãozinho;
- Se o bichinho aumentar as demonstrações de carinho com o dono (como lambidas na mão e no rosto), ele pode estar com ciúmes;
- Na tentativa de competir pela atenção do tutor, alguns cachorros podem rosnar, latir e brigar com outros animais de estimação da casa;
- Os cachorros podem latir ou rosnar agressivamente quando uma visita chega na casa, tentando afastá-la do dono;
- Às vezes, quando alguns animais de estimação ficam bravos e enciumados, eles podem se retirar do ambiente que estão.
Redação: Guilherme Segal