O comportamento de um cachorro com calor é bem diferente do usual. Além de passar boa parte do tempo deitado, sem querer passear e cansado, uma situação bem comum é quando o cachorro não quer comer porque está muito quente. Isso acontece porque nos dias de muito calor, o metabolismo canino fica mais lento e exige mais água do que comida para se recompor. Além de refrescar, a ingestão do líquido reduz a sensação de calor e deixa o pet mais disposto.
No entanto, se o seu cachorro não quer comer, é importante buscar formas de cuidar da alimentação dele nessa época. A recusa pela ração e outros alimentos pode causar quadros de desnutrição e deixar o animal mais exposto a várias doenças. Então como cuidar da dieta do cachorro no calor? Separamos algumas dicas importantes sobre o assunto, confira!
Cachorro com calor: saiba quais são os melhores horários para as refeições do animal
Uma das principais mudanças que acontecem com os cães no verão está relacionada com o apetite. A maioria dos tutores relata que “meu cachorro não quer comer durante o dia” ou que o animal só se alimenta à noite, por exemplo, que é quando a temperatura normalmente está mais amena. Se esse for o seu caso, a solução é bem simples: ao invés de deixar o alimento à disposição do cão o dia inteiro, o recomendado é oferecer a ração para cachorro em horários mais específicos, como de manhãzinha e à noite.
Quando a ração fica exposta o dia inteiro, pode perder o sabor e textura com mais facilidade (especialmente se ela fica em um ambiente que recebe muitos raios solares). No calor, isso se torna ainda mais intenso e faz com que o animal perca o interesse pela comida. Como solução, é melhor escolher horários em que a temperatura não esteja tão quente para alimentar o seu doguinho.
Cachorro não quer comer no verão? Trocar ração seca pela úmida é uma opção!
Se mesmo com a estratégia acima o seu cão se recusa a comer, saiba que existem outras atitudes que podem ser tomadas para cuidar da alimentação do cachorro. Uma delas é substituir a ração seca por uma ração úmida. Além de abrir o apetite canino com um aroma e sabor bem agradável para os cães, a comida úmida também possui uma grande quantidade de água em sua composição, o que também contribui para a hidratação do pet.
Além do mais, ao contrário do que muitos pensam, a ração úmida pode servir como um alimento completo para os animais (desde que essa informação esteja contida na embalagem do produto). A única atenção deve ser com a quantidade oferecida, que deve ser orientada por um veterinário. Outra opção é alternar a ração úmida com a ração seca em dias mais quentes, que é algo mais acessível.
Investir em petiscos gelados e frutas para cachorro também é uma boa pedida!
É preciso pensar que o que mais atrai um cachorro com calor é algo com que ele possa se refrescar. A ração úmida é uma alternativa interessante, mas existem também outras formas de deixar o seu cãozinho mais disposto e bem nutrido. As frutas para cachorro são ótimas aliadas nessas horas! Além de serem super benéficas para o organismo canino, se você oferecê-las geladinhas ou em forma de um petisco diferente (como um picolé feito com a polpa da fruta), é algo que ajuda o animal a se refrescar ainda mais. Algumas frutas que pode dar para cachorro são melancia, banana, manga, melão e maçã. Use a sua criatividade! (Mas lembre-se também que o ideal é oferecer a fruta sem adição de açúcar e outros ingredientes que possam prejudicar a saúde do seu amigo).
Além da alimentação do cachorro, hidratação também precisa de um cuidado especial
Quando o cachorro sente calor, não basta se preocupar apenas com a alimentação dele, mas também com a sua hidratação. Como já foi dito, os caninos precisam ingerir uma quantidade maior de água nos dias mais quentes, então é bom sempre se certificar de que o bebedouro de cachorro está cheio de água fresca e limpa. Existem também algumas estratégias para aliviar o calor do animal nessas épocas, como colocar cubinhos de gelo dentro da água para deixá-la mais geladinha.
Redação: Juliana Melo