A caspa em cachorro é um problema dermatológico que pode ser desencadeado por diferentes fatores. Às vezes uma simples reação alérgica ou infestação por parasitas pode descamar a pele do animal. Em outros casos, o problema também pode ser decorrente de doenças, queimaduras ou higiene inadequada. O resultado geralmente é o mesmo: um cachorro com caspa e pelo caindo.
Apesar disso, a caspa canina não dói, apesar de coçar bastante. Ela só é um indicativo de que tem algo incomodando a pele do seu cãozinho. Para entender melhor como cuidar de um cachorro com caspa, os principais sinais do problema e causas associadas, é só ler a matéria abaixo!
Cachorro com caspa e pelo caindo: o que pode ser?
A caspa no cachorro pode ter várias origens. Em alguns casos, pode ser decorrente de problemas como alergias, deficiências nutricionais, infestações de parasitas ou doenças sistêmicas. Em outros, pode ser sinal de higiene inadequada ou troca de pelos. Sim, o cachorro com caspa e pelo caindo às vezes faz parte do processo natural de troca de pelos dos cães, mas quando isso acontece normalmente a descamação é em pouca quantidade e até passa despercebida.
Por outro lado, um cachorro com caspa e mau cheiro é sinal de alerta. Dentre as possíveis causas, a higiene inadequada ou com os produtos errados está entre as grandes responsáveis pela caspa canina (também chamada de dermatite seborreica canina). O excesso de banho, por exemplo, remove a camada de proteção natural da pele, provocando um efeito rebote com a descamação. Além disso, o uso de produtos humanos - shampoo, sabonete, condicionador - durante a higiene dos cães também costuma causar essa reação. O ideal é sempre usar shampoo para cachorro e itens específicos para uso veterinário.
Também é possível que a pele do animal reaja de forma exagerada na hora de combater algum agressor, como durante um quadro de alergia em cachorro ou quando há presença de parasitas (pulgas, carrapatos, piolhos). Assim a pele passa por uma “troca” descamativa como uma tentativa de substituir a superfície por uma nova. Nesses casos, é comum ver o cachorro com caspa e feridas, pois a coceira excessiva causa machucados no animal.
Caspa em cachorro: como tratar?
Quando o cachorro tem caspa, as causas devem ser investigadas por um médico confiança, de preferência especializado em veterinária dermatológica. Afinal, são muitas possibilidades de diagnóstico, então o tratamento de um cachorro com caspa pode ser bem variado. Ao tratar a raiz do problema - no caso de uma doença sistêmica, alergia ou parasitas -, geralmente a caspa canina acaba sumindo espontaneamente.
Também podem ser indicados medicamentos específicos para minimizar o incômodo no pet - sempre orientados por um profissional, claro - como antibióticos, antifúngicos e antiinflamatórios. A automedicação não é recomendada em hipótese alguma, pois pode acabar piorando a situação. A forma mais segura de como tratar um cachorro com caspa em casa é seguindo todas as orientações do veterinário.
Para quem busca alternativas “naturais” para caspa em cachorro, é importante conversar com um profissional da área antes. Existem várias receitas populares na internet, mas que estão longe de ser o ideal. Uma possibilidade, porém, é usar um pouco de vinagre de maçã no corpo do animal para que os parasitas não sobrevivam. No entanto, o uso indiscriminado do produto pode causar alergias e outros problemas indesejados no cãozinho.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes