Ao encontrar um cachorro com corrimento amarelo - ou secreção no pênis de cachorro de qualquer outra cor - é normal que os tutores fiquem preocupados com a situação. No entanto, nem sempre isso deve ser alarmante: o corrimento no cachorro às vezes faz parte do processo natural do organismo canino, e é ainda mais comum em cães não castrados. Para saber exatamente o que significa corrimento em cadelas filhotes e adultas, assim como em machos, preparamos uma matéria sobre o assunto. Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Corrimento em cachorro: quais são as causas?
Um cachorro ou cachorra com corrimento não é tão raro de se ver. Contudo, é essencial saber diferenciar um quadro “saudável” de problemas mais sérios, até mesmo para avaliar quando é o momento certo de buscar ajuda. Veja abaixo quais são os tipos de corrimento em cachorro mais comuns e suas respectivas causas:
Cachorro com corrimento branco - A piometra em cadelas é o principal quadro ligado ao corrimento branco. É uma infecção uterina que acontece com mais frequência em cadelas não castradas, apresentando um forte odor e que, geralmente, ocorre após o cio. Já se for um corrimento transparente, indica que a vagina da cadela está em condições normais.
Cachorro com corrimento amarelo - Esse tipo de secreção é comum nos machos e é chamado de esmegma. Trata-se de um líquido cuja função é lubrificar o pênis do cachorro e tem uma coloração amarelada ou esverdeada. Em poucas quantidades e baixas frequências não é preocupante, mas se o corrimento amarelo em cachorro tiver alta intensidade é sinal de infecções e inflamações no órgão. A mais comum é a balanopostite canina.
Cachorro com corrimento marrom - Enquanto o macho pode ter corrimento amarelo, cadela costuma ter corrimento com coloração amarronzada quando sofre alguma infecção nos órgãos genitais. O marrom indica a presença de sangue na secreção e pode ser sinal de infecção na vagina ou no útero. Um exemplo disso é a vulvovaginite em cadelas.
Cachorro com corrimento verde - Quando o corrimento no cachorro tem um tom esverdeado, existem duas possibilidades. Se for macho, pode ser uma secreção natural do pênis (mas se estiver em grande quantidade, é um alerta para a balanopostite canina). Já as fêmeas exigem uma atenção maior, pois o corrimento verde indica a presença de infecções no organismo.
O corrimento em cadelas filhotes precisa de atenção especial
Filhotes têm uma saúde ainda mais frágil do que cães adultos, e por isso todo cuidado é pouco. Os tutores sempre devem observar qualquer alteração no corpo ou comportamento do animal. No caso de um filhote com corrimento amarelo, por exemplo, é comum que a causa seja uma infecção bacteriana que acometeu os órgãos sexuais do cachorro. O líquido costuma ser purulento e pode ter outras variações de cores além do amarelo, como branco e verde.
Também há casos de corrimento em cadelas filhotes que são derivadas de infecção urinária, infecção viral (como herpesvírus) ou piometra canina. Além disso, é comum que a secreção se manifeste após o primeiro cio do cachorro.
Castração é indicada para reduzir o corrimento em cachorro
A maioria dos episódios de corrimento no cachorro em grandes quantidades acontecem em animais não castrados. Por isso, se o objetivo é evitar infecções, reduzir as secreções e deixar seu cãozinho ou sua cadelinha ainda mais protegidos, a castração é uma boa solução. Além de prevenir contra uma série de doenças perigosas, como câncer de próstata e ovário, a castração de cachorro é uma maneira de controlar a quantidade de animais abandonados nas ruas.
Ah, e uma dica: se a sua dúvida é qual é a melhor idade para castrar o cachorro, o ideal é que o procedimento seja realizado antes do primeiro cio. Nas fêmeas, o período ideal é entre cinco e seis meses de idade, e para os machos é entre os sete e dez meses.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes